-
No caso da Explorer 94, funciona assim:
"P": Park. Serve para ligar o carro (não precisa pisar no freio) e para tirar a chave do contato quando desligado. Aciona uma trava mecânica na saída do câmbio que não deixa as rodas girarem, como um freio de mão. Nunca coloque com o carro ainda em movimento, mesmo que leve.
"R": Ré
"N": Neutro. Serve para guinchar o carro ou move-lo com o carro desligado, empurrando. Dá para ligar o carro nesta posição. O câmbio tem que estar em N para acionar o 4x4 Low Range, com o veiculo parado.
"OD" ("D" com circulo): OverDrive. Permite o uso das 4 marchas, inclusive o overdrive. Não permite freio motor em descidas.
3: Permite arrancar em 1a e subir as marchas conforme necessário até a 3a. Dá um certo freio motor em descidas mais rápidas (segura em 3a marcha)
2: Engata APENAS a 2a marcha. Serve para arrancar na neve ou em lama sem patinar muito. Bom freio motor em descidas.
1: Engata APENAS a 1a marcha. Marcha de força, tanto para subidas como para freio motor máximo.
Os botões "4x4" e "low range" acionam, respectivamente, o 4x4 alto e a reduzida. o Low só entra depois de vc ter acionado o 4x4 e com o veiculo PARADO e câmbio em N. A redução da caixa Borg&Warner 1354 da Explo94 tem 2.48:1
[]'s,
Sebastian
-
Caro Sebastian, qual seria a indicada para uso diario, OD ou D? No caso de estar em OD, descendo uma serra e achar que o estou freando de mais eu passo para D ou mesmo 2 e apos chegar no plano passo para OD, posso fazer isso? Tenho andando em D em velocidades 90 100 km/h, teria algum problema, teria limite para as marchas? O antigo dono disse que só usava o D me explicou totalmente errados as outras marchas , acho que nunca usou.
O que vc me fala da 2 tem tudo a ver, eu fui subir na garagem do meu prédio e tinha colocado na dois, pois queria que ficasse entre a 1a e 2a marcha, sem esticar para terceira, mas o carro subiu muito mal, no D foi muito superior. ou seja, a 2 é só segunda mesmo.
Fico grato a todos pelas dicas, estou gostando muito do carro, posição de dirigir o cambio automatico, pareco um adolescente com seu primeiro carro... quando tiver mais confiança e conhecimento pretendo fazer um desses passeiso de trilhas, leve ou levissima se tiver.
Gde ab
Grato
PH
-
PH,
No uso diario, coloque em OD. Só use D para freio motor ou quando estiver puxando um trailler ou rebocando alguem, para não acionar o overdrive.
Na serra, faça assim mesmo: baixe de OD para 3 e de 3 para 2... e até 1, dependendo da inclinação e velocidade desejadas. Se vc tentar colocar uma marcha curta demais, o cambio não vai permitir (colocar 1a a 100km/h, por exemplo). O cambio fica na marcha mais alta até atingir velocidade segura para engatar.
Na estrada plana, ande sempre em OD, para economizar gasolina (4a marcha e trava de conversor de torque acionados...)
A 2a se comporta dessa maneira NA EXPLORER 94. Isso não é regra nos automáticos (na verdade é exceção).
Boa sorte com o brinquedo novo! ;)
Seba
-
Muito grato Sebastian e n querendo abusar e abusando, vou trocar o oleo essa semana e recebi varias informação, oleo mineral e molylote, nunca tinha ouvido falar nesse molycote, outros falaram para colocar oLubrax Extra Turbo e só, outros indicaram oleo semi sintetico, e me falaram tambem em Militec... ou seja, acabei ficando em dúvida, como vc demonstra conhecimento da 94 e tel lá suas particularidades, o que me indica?
Gde Ab
PH
-
Óleo é um assunto polêmico :)
Cada um tem um gosto ou recomendção!
Eu sempre usei Castrol GTX 20-50, com trocas a cada 3000km.
Nesta última troca, usei o Castrol Magnatec 10-40 e achei que o carro ficou mais silencioso e "macio" no motor...
Faça sempre a troca do filtro junto com a de óleo (Fram PH8A)...
Seba
-
Paulo Henrique,
Com relação ao @, é o Overdrive, use-o normalmente no dia-a-dia.
o D, é sem overdrive, é indicado para uso com reboque, subidas, etc..
o 1 é a 2 marcha e o 2 é a 3 no meu, mas repare que a minha tem 5 marchas (5R55).
O botão 4x4 aciona o bloqueio nos cubos de roda (hub locking) e vc não deve usá-lo em terreno firme....
o 4x4 LOW é reduzida mesmo.
[]'s
-
Ao pessoal que tem automaticos novatos ou não...
E sempre bom reduzir no cambio para poupar os freios.
Ter cambio automatico não significa que ele vai fazer tudo por você.
Como o Seba falou, não precisa se preocupar que não vai entrar uma marcha muito baixa, o cambio nõa deixa.
Quase todo mundo acha estranho quando anda comigo, uso muito o cambio reduzindo para segurar o veiculo assim uso muito pouco o freio.
Muitas vezes uma leve pressão no freio ajuda o cambio a saber que tem que reduzir, mas ai depende do veiculo. Na Cherokee Sport e no Stratus funciona.
Eles reduzem sozinhos mais rapidamente com a leve pressão no freio.
Mesmo no Stratus que o cambio é tipo TipTronic eu uso normalmente em Drive (não tem a posição de overdrive) e passo para comando TipTronic para reduzir e depois volto para Drive.
OverDrive é simplesmente uma marcha mais longa (desmultiplicada) que vai lhe dar maior economia e mais silencio, pois o motor vai trabalhar com menos rotação.
Com motores grandes como os nossos andamos a 60 km/h em ultima marcha tranquilamente e com um pouco mais de economia.
Eu dificilmente passo dos 2 mil rpms na cidade.
-
Estou vendo algo equivocado no que foi escrito. O Over-drive é uma redução que existe nas caixas automáticas que serve para ganhar mais torque e um melhor aproveitamento de potência, por exemplo, quando se aciona o over-drive o rpm sobe pois entra na redução de overdrive, no Monza automático por exemplo, o overdrive é acionado quando se tira o pé do acelerador em 3a marcha engatada ou quando acelera sem dar foot down, nas explorer é acionado manualmente. Pode-se ser usado no dia a dia, porém com redução de conforto e autonomia. O low range é o 4x4 low, ou reduzida.
Então o over drive é o oposto que foi escrito, é uma marcha mais reduzida, uma intermediária às outras. Repare na estrada e Drive a 100 deverá estar com uns 1700 rpm, quando se aciona o Over-Drive a rpm sobe para uns 2100 rpm. Na explorer 98 funciona assim como escrevi, acredito que na sua deve ser identico. O acionamento do OD na Explorer mais nova é na palanca do câmbio como se fosse o limpador do pára-brisas. Quando acionado acende uma luz indicativa no painel. Detalhe, o OD acopla e desacopla sem ruidos ou solavancos, apenas sobe a rpm sem reduzir as marchas.
Não sei como é na Cherokee, mas nas Explorer é assim.
-
Caro Edintruder,
A minha, EXPLORER, é 94, tem a opção e OD no cambio mesmo, um circulo com o D dentro, mas depois que li as orientações dos amigos aqui, passei a usar a OD e realmente senti o carro trabalhar mais macio e uma perda do freio motor nas descidas, ou seja, acredito que seja realmente como eles comentaram, talvez por a sua ser mais nova tenha uma definiçào diferente, a minha 2 por exemplo, n é 1a e 2a, é só a 2a ou terceira como disse um amigo acima, antes de saber, eu coloquei a 2 para subir na minha garagem e senti muita dificuldade no carro, em D ou OD sobe muito bem, entào a 2 é realmente para sair em terrenos escorregadios, neve, lama... enfim, ate o momento eu to achando que a OD é a que produz um rodar mais macio, ideal para o dia a dia, viajens, retas, ... a D para carro cheio reboque... mas vou prestar atenção no giro que vc falou e depois coloco aqui.
Uma perguntinha, quando manobro o carro, ele da um pequeno tranco quando engato a R, é assim mesmo? Sobre o óleo, eu acabei comprando o Castrol Magnatec, achei uma promoção aqui no meu estado e comprei, saiu a 13,90, eu tava achando que tinha feito uma excelente compra, mas pelo preço que vc colocou do Top TUrbo e o que tão falando bem dele já tô me sentindo :putz: :oops: :cry:
[]s
Paulo H
-
Esmamos fazendo confusão, um circulo com D dentro é Drive, o Over-Drive é OVERDRIVE. Na Ranger não marca 5a na palanca, mas um círculo com D no centro.
O tranco que sentes no engate são folgas axiais no diferencial, caixa e cruzetas. Quando emgatas para frente depois de dar ré o tranco é sentido novamente. Em caixas manuais também tem, isso é comum do uso. Toma cuidado para não engatar e ré com o veículo em movimento para frente com velocidade, pois é só colocar a palanca na posição R que ela entra. Só engate P com o veículo totalmente parado. Dica, coloca em 1, e pisa fundo e vê até que velocidade vai ató o final do giro do motor, por exemplo, se a potência máxima é indicada a 5000 rpm, em 1a estica até 5000 rpm, registra a velocidade e coloca em 2a, e acelera tudo de novo. Tendo em mente essas velocidades por marcha, facilita em descidas de serra para ter freio motor, por ex, vens a 100 km/h em uma descida íngreme de serra com curvas, engata 2a ou 3a caso for 4 marchas e desce com freio motor sem pisar em freios. Em estradas de serra é comum ver carros descerem com o pé no freio, imagina se precisarem realmente frear? Com os freios quentes fica quase impossível. Tem casos que estouram até os reparos dos cilindros de freios das rodas e começa a sair fumaça das rodas por causa do fluido fervendo.
O óleo magnatec proporciona uma Km maior, tipo 15000km na Explorer em uso urbano ou uns 20000 km em uso rodoviário. Na dúvida do óleo usado anteriormente, usa ele por uns 10000 km e depois retorna para o mineral com troca de filtro junto.
Eu uso o Magnatec na minha moto 250, pois é o óleo que o manual recomenda, e como comprei zero sempre usei ele, realmente é muito bom, na moto roda 3000km, enquanto o mineral rodaria somente 1000 km.
-
OK, a minha tem no painel P R N OD D 2 1, sendo OD um circulo com D dentro. Usava a D por indicação do antigo dono e agora estou usando OD e sento um rodar mais natural.
Eu procuro engatar as marchas, quando manobrando, sempre com o carro totalmente parado. O P só depois de estacionado e freio de mào, no caso, de pé. Eu paro o carro piso no freio de "mão" e passo para P, tipo meio que sem perceber.
Mudar de marcha andando, tipo estou em OD e passar para D ou 2 para uma descida eu ainda n fiz, na verdade tenho certo receio, medo mesmo, acho q é a falta do pedal de embreagem :? :roll: :oops:
SObre o óleo, eu tinha pensado nisso, usar o Magnatec num período mais curto.
Vc seguir o q disse, vou acompanhar a troca para aprender e fazer a proxima troca proximo aos 10 mil km, se sentir confiança, faço eu mesmo :mrgreen: :mrgreen:
Grato pelas dicas
[]s
Paulo H
-
Uma coisa eu aprendi há tempos: fuja daquelas receitas universais, estão sempre erradas :putz:
Do que li acima, posso dizer:
- eu nunca vi nenhum carro que você colocasse em 2 e arrancasse em 2a. marcha. Todos os que eu dirigi, saem em 1a. e sobem até 2a. marcha. Na minha Ram é assim, no Vitara da mulher é assim, nos Gran Vitara que dirigi recentemente é assim, na Cherokee de um amigo é assim, em Range Rover é assim, em Landaus antigos era assim. Enfim, o dia em que eu dirigir uma Explorer, descobrirei se é diferente :pensativo:
- cada veículo tem sua especificidade. Na minha Ram, se o botão de Overdrive estiver aceso significa que ele está DESLIGADO. Se eu desligar, tenho de ligar de novo; se eu desligar o carro, quando eu ligar o carro de novo, o OverDrive estará acionado. Se eu estiver com a memória boa, o Gran Vitara é exatamente o contrário, você precisa acionar o botão, mas não lembro direito. Na Cherokee, que eu lembre, é igual a Ram. Ou seja, não existe receita universal :stop:
- se ao apertar o botão a rotação do veículo subir é sinal de que o Overdrive foi desligado. Por definição, Overdrive é uma marcha em que a relação entre a rotação de entrada e a de saída é inferior a 1:1 :stop:
- quem já viu um câmbio automático desmontado saber que o P aciona o freio de estacionamento, uma simples cinta que imobiliza o "fundo"da caixa, a saída pro cardan. Na minha Ram, a chave só sai da ignição se estiver em P, no Vitara da mulher, sai em P ou em N. Mas em qualquer dos dois, o carro só dá partida em N ou em P. Até é possível desligar o sensor, mas não é inteligente fazê-lo. :mrgreen:
- é muito comum o "mostrador" do painel não apontar corretamente as marchas, mas isso é facílimo de corrigir, com duas chaves de bocas se ajustar o cabo. O veículo não subir uma ladeira pode ser sintoma de desregulagem do cabo. :parede:
- não há qualquer problema em se trocar marchas para a frente com o veículo em movimento, desde que você não queira enfiar uma 1a. marcha a 100km/h. Como eu escrevi, em situações críticas é ideal fazê-lo para controlar melhor o veículo.
- motores a diesel precisam de equipamentos especiais para terem freio de motor eficiente, logo, não dou palpite nesse ponto, embora eu tenha meu próprio estilo de dirigir.
Com relação ao Magnatec, eu NUNCA usei, pois por tudo o que pesquisei com amigos engenheiros, ele não seria adequado para qualquer motor (receita universal), pois motores antigos "preferem" dissipar calor de dentro para fora e ele mantém ao "aderir" as paredes se transformaria numa película que manteria a temperatura igual em todas as partes. Na dúvida, fiquei com o Top Turbo da Petrobrás, e atualmente tenho usado o óleo da Ipiranga para caminhões (os motores são a diesel). No Vitara da mulher, uso Havoline ou Castrol normal.
Eriksom