Numa BW 4405, que é das Explorer com AUTO/4x4H/4x4L (AutoTrack / TOD), funciona assim:
- Os fios amarelo e laranja que vão no motor são de alimentação. É só 12V para girar o eixo e deslocar o garfo interno que coloca em HIGH / LOW. Invertendo a polaridade, gira para o outro lado.
- Os 5 fios que vão na tampa do sensor (encoder) são para codificar e identificar a posição do eixo e informar ao GEM.
- O fio marrom que vai direto no corpo da TCase serve para a embreagem magnética, que acopla o eixo dianteiro (4x4).
Na 4405, o acionamento do 4x4 (i.e., acoplar o eixo dianteiro) é feito por um comando independente da seleção de HIGH/LOW. Então, é possível separar e controlar. Por exemplo, basta colocar uma chave On/Off controlando o fio marrom que passa a ter opção de 4x2 reduzida. É chamado de brown wire mod (BWM).
No caso da 1354, o esquema é igual - exceto pelo fio marrom, que tem uma função parecida, mas que ainda não entendi direito

Pode sim, é tranqüilo. Mas também é fácil testar se o motor está funcionando, basta alimentar com 12V os fios laranja e amarelo que vão no motor. Se não estiver funcionando e precisar abrir, estes fios vão no porta-escovas de carvão.
Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...
As fotos podem ajudar...