Em primeiro lugar, parabéns pela idéia, e gostaria de relatar algo que tive oportunidade de ver. Pode ser importante.
A cerca de 2 anos ajudei um amigo a levantar a suspensão da Ranger dele trocando o parafuso da regulagem por um mais longo e assim tencionando o máximo possível a barra para ganhar altura. Na medida que o dono da camionete gostou, os amortecedores dianteiros ficaram estrangulados, quase sem cuso. Ao remover o amortecedor, observamos a curiosa construção do mesmo, possuindo aquela haste comprida na porção inferior.
Logo a brilante idéia: vamos arrumar um amortecedor sem a tal haste, mais longo portanto, porém com a mesma dimenção quando recolhido. Assim, consegumios o tal, e de cara não conseguimos colocá-lo no lugar devido a presença do semi eixo. Entendemos então a presença da tal haste fina na prate inferior. A inspiração veio em seguida simplesmente virando o amortecedor de cabeça para baixo. Só que aí não atuava, lógico, era hidráulico. Foi quando conseguimos um pneumático tal como o utilizado pelo Ricardo Franklin, e com pequenas modificações, ficou perfeito.
Já estava pronto pra compartilhar com todos a brilhante idéia, pois além de tudo custou muito barato, quando veio a merda: Numa empolgação, o rapaz deu um pequenino salto com a camionete, e o resultado foi que as trizetas se deslocaram tanto que quebram as tulipas e em seguida o semi eixo destruiu tudo que estava ao seu alcance, até travar na longarina e quase provocar um acidente de proporções razoáveis.
A conclusão foi de que o novo amortecedor permitia que suspensão abrisse mais que o adequado e o curso dos semi eixos não acompanhava a nova trajetória da suspensão, além de que pivôs também são sacrificados neste caso. Observamos também que estes pivos tiveram um desgaste extremamente rápido e acentuado, e ficamos conjecturando se no ocorrido também tivessem partido........deu até arrepio de pensar nas consequencias !!!
Portanto muito cuidado. mesmo que as balanças superiores "parem" em algum lugar é importante fazer uma limitação, e de preferência limitando a bandeija inferior, para não deixar toda a tensão das barras de torção nos pivos tanto superiores quanto inferiores. Vale lembrar que esta limitação deve ser de acordo com o semi eixo e suas articulações.
Renato e isto ai mesmo com os 4 amortecedores na frente e necessario a intalacao de uma cinta limitadora pois a barra superior fica pegando no chassi quando a suspensao abre muito logo isto pode provocar a quebra da mesma, dai e acidente na certa!!!