x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 61

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Na CT da minha Ranger não tem essa embreagem eletromagnética ou nenhum outro dispositivo de sincronização, mas como as Ranger com RL precisam ser sincronizadas parece-me então que as CTs das Ranger 2000
    é 2001 são diferentes...
    Ué, Walter, se não tem sincronização de velocidades dos eixos dentro da TCase, como é que acopla em movimento?

Márcio

É isso mesmo Casitta.
    Extraído do Fórum citado: Esta TCase é uma Borg-Warner 44-05 para controle de tração. É de uma Explorer (4WD) , e outros veículos, produzidos a partir de 1996. Porém algumas mudanças ocorreram em 98, quando sensor de velocidade foi colocado no diferencial traseiro. Nas Ranger deve ter ocorrido o mesmo.

Obrigado pelas informações Márcio. Foi f####, mas deu, não deu ? Então vou ter que sentir quando desmontar a minha. Existe alguma chave especial ? Chaves em polegadas ? Chaves Torx ?

Espero que o Nuno encontre o ponto para a ligação do fio marrom da dele.

Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    É isso mesmo Casitta. Esta TCase é uma Borg-Warner para controle de tração 44-05 é de uma Explorer (4WD) , e outros veículos, produzidos a partir de 1996. Porém algumas mudanças ocorreram em 98, quando sensor de velocidade foi colocado no diferencial traseiro. Nas Ranger deve ter ocorrido o mesmo.
    Abs
    Acho que não, Anthoniusnikos. Que eu saiba, não tem Ranger com controle de tração (aprendi aqui) e a TCase é a BW1354 - que também tem embreagem eletromagnética.

Walter, tem Ranger com outros modelos de TCases?

Um abraço.

Márcio

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Ué, Walter, se não tem sincronização de velocidades dos eixos dentro da TCase, como é que acopla em movimento?

Márcio
    Na Ranger 2001 não tem RL. Os eixo sempre rodam juntos e sincronizados...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    02/01/2008
    Agradecimentos: 0
    Comprei uma S10 2001 que está com um problema parecido. Quando aciono o botão do 4x4, faz um barulho na caixa, como se estivesse engatando, mas não engata. Ela reduz mas não entra a tração no eixo da frente. É problema eletrico (motor) ou mecânico (dentro do cambio)?

Na Ranger 2001 não tem RL. Os eixo sempre rodam juntos e sincronizados...
    Olá, Walter. Desculpe minha franca ignorância, mas não entendi o que a RL tem a ver com o sincronismo dos eixos cardan (dianteiro e traseiro) na TCase.

Poderia me explicar?

Um abraço.

Márcio

Olá, Walter. Desculpe minha franca ignorância, mas não entendi o que a RL tem a ver com o sincronismo dos eixos cardan (dianteiro e traseiro) na TCase.

Poderia me explicar?

Como o Ranger a partir de 2001 não tem RL, todos os eixos giram na mesma velocidade mesmo em 4x2 e a CT não precisa sincronizar nada pra poder engatar com segurança a tração 4x4.

No Ranger anterior a 2001 é mais complicado já que tem a RL automática. Em 4x2 antes de poder engatar a tração 4x4 a CT precisa acelerar o eixo cardan dianterio que estava totalmente parado até uma velocidade próxima a velocidade do cardan traseiro e só então os engates da RL e 4X4 podem ser feitos com segurança.

Resumindo, no Ranger que tem RL todos os eixos rodam juntos tanto em 4x2 quanto em 4x4 e sendo assim a CT não precisa ter o trabalho de sincronizar os eixos antes de engatar o 4x4. Deve ser por esse motivo que a CT da minha Ranger é diferente da CT fotos que você postou...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Como o Ranger a partir de 2001 não tem RL, todos os eixos giram na mesma velocidade mesmo em 4x2 e a CT não precisa sincronizar nada pra poder engatar com segurança a tração 4x4.

No Ranger anterior a 2001 é mais complicado já que tem a RL automática. Em 4x2 antes de poder engatar a tração 4x4 a CT precisa acelerar o eixo cardan dianterio que estava totalmente parado até uma velocidade próxima a velocidade do cardan traseiro e só então os engates da RL e 4X4 podem ser feitos com segurança.

Resumindo, no Ranger que tem RL todos os eixos rodam juntos tanto em 4x2 quanto em 4x4 e sendo assim a CT não precisa ter o trabalho de sincronizar os eixos antes de engatar o 4x4. Deve ser por esse motivo que a CT da minha Ranger é diferente da CT fotos que você postou...
    Olá, Walter.

Entendi sua explicação, mas ainda não consegui fechar a equação...

Está acima da minha capacidade recompor mentalmente e interpretar os movimentos de todos os eixos, engrenagens e planetárias da TCase olhando p'rá vista explodida. Quando abri a TCase da minha Explorer, pude perceber que o movimento do eixo do motor de acionamento servia somente para deslocar (com o garfo) a engrenagem da planetária, acoplando pela engrenagem interna ou externa e alterando a "desmultiplicação" (normal x reduzida). O acoplamento do 4x4 (leia-se: tração no eixo dianteiro) ocorre pelo acionamento do magneto, da "ball ramp" e da embreagem.

Olhando a vista explodida da BW1350-1354, vi que - ao contrário da BW4405 - ela não tem "ball ramp", mas tem magneto e embreagem. Já a BW 4404 e a 4406 não tem nem "ball ramp" nem magneto, só a embreagem viscosa. Não consegui "decifrar" os movimentos de acoplamento.

Ah, a Explorer também não tem RL.

Um abraço.

Márcio

Olá, Walter.

Entendi sua explicação, mas ainda não consegui fechar a equação...

Está acima da minha capacidade recompor mentalmente e interpretar os movimentos de todos os eixos, engrenagens e planetárias da TCase olhando p'rá vista explodida. Quando abri a TCase da minha Explorer, pude perceber que o movimento do eixo do motor de acionamento servia somente para deslocar (com o garfo) a engrenagem da planetária, acoplando pela engrenagem interna ou externa e alterando a "desmultiplicação" (normal x reduzida). O acoplamento do 4x4 (leia-se: tração no eixo dianteiro) ocorre pelo acionamento do magneto, da "ball ramp" e da embreagem.

Olhando a vista explodida da BW1350-1354, vi que - ao contrário da BW4405 - ela não tem "ball ramp", mas tem magneto e embreagem. Já a BW 4404 e a 4406 não tem nem "ball ramp" nem magneto, só a embreagem viscosa. Não consegui "decifrar" os movimentos de acoplamento.

Ah, a Explorer também não tem RL.

Um abraço.

Márcio
    Pela vista explodida não dá pra entender mesmo. Aquilo só serve pra identificar as peças e suas posições...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Apenas para constar.
    O procedimento que o eletricista sugeriu de rebobinar o induzido parece ter funcionado.
    Tenho testado o sistema diariamente e esta em prefeito estado. Engate rapido e preciso.
    Apenas lembrando que o tal do induzido nao tinha defeito aparente.
    Realmente nao sei se a solução foi simplesmente da remontagem na posição correta ou se refazer o induzido era necessário.
    De qualquer forma por 140,00 problema resolvido.

Usuário Avatar de Nuno
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    São Jose dos Campos/SP
    me indicaram uma oficina que trabalha com preparação de carros pra rally, fui até lá e o dono da oficina me pareceu entender bem disso, vou levar a ranger pro "Estaleiro" na segunda, depois coloco aqui o diagnostico -

Nuno

Citação Postado originalmente por Nuno Ver Post
    Boa Tarde a todos,
    Sou novo neste site e preciso de ajuda pois tenho uma ranger cd diesel 4X4 00/01 e estou tento problemas com a tração dela.

Já levei até em "pai de santo" mas não resolveu.
    Comprei ela a 1 ano e meio e quando comprei sai para testar a criança e estava tudo perfeito, entrava o 4x4, a reduzida tudo ok.
    fiquei um bom tempo sem usar + ou - uns 6 meses, quando fui usar nada do 4x4 entrar.
    Já levei em auto eletrica, concessionaria, jipeiro e ninguem consegue descobrir o que acontece com ela, me falaram que o motor que esta lá não é dela, já tiramos o motor e colocamos em outra ranger - tudo perfeito acionou perfeitamente, abriram a caixa de reduzida tudo ok agora me falaram que tem um fio a menos no meu motor, até tirei umas fotos.

Por favor se alguem tiver conhecimento e puder me ajudar nessa minha via sacra eu agradeço.

vou postar as fotos.

Att

Nuno
    Ranger diesel 4X4 CD 00/01
    Bom, como até pai de santo não resolveu, Nuno, vozes do além me dizem que o antigo dono interessou-se mais pela caixa de redução de engrenagens que pelo sistema de tração do eixo dianteiro. MUITO provavelmente porque ele devia carregar um Put@ peso na caçamba + reboque, mas não queria o inconveniente da tração dianteira, desnecessária no asfalto. Como eu disse, é só um palpite ...

Abç à todos
    VITARA V6 2.0 - 235-70/16r Ost Oligator + 2"susp + guincho + braço e coragem

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 26
      Última resposta: 20/10/2024, 12:39

Permissões de Postagem