Ué, Walter, se não tem sincronização de velocidades dos eixos dentro da TCase, como é que acopla em movimento? :pensativo:
Márcio
Versão Imprimível
É isso mesmo Casitta.
Extraído do Fórum citado: Esta TCase é uma Borg-Warner 44-05 para controle de tração. É de uma Explorer (4WD) , e outros veículos, produzidos a partir de 1996. Porém algumas mudanças ocorreram em 98, quando sensor de velocidade foi colocado no diferencial traseiro. Nas Ranger deve ter ocorrido o mesmo.
Obrigado pelas informações Márcio. Foi f####, mas deu, não deu ? Então vou ter que sentir quando desmontar a minha. Existe alguma chave especial ? Chaves em polegadas ? Chaves Torx ?
Espero que o Nuno encontre o ponto para a ligação do fio marrom da dele.
Abs
Comprei uma S10 2001 que está com um problema parecido. Quando aciono o botão do 4x4, faz um barulho na caixa, como se estivesse engatando, mas não engata. Ela reduz mas não entra a tração no eixo da frente. É problema eletrico (motor) ou mecânico (dentro do cambio)?
Como o Ranger a partir de 2001 não tem RL, todos os eixos giram na mesma velocidade mesmo em 4x2 e a CT não precisa sincronizar nada pra poder engatar com segurança a tração 4x4.
No Ranger anterior a 2001 é mais complicado já que tem a RL automática. Em 4x2 antes de poder engatar a tração 4x4 a CT precisa acelerar o eixo cardan dianterio que estava totalmente parado até uma velocidade próxima a velocidade do cardan traseiro e só então os engates da RL e 4X4 podem ser feitos com segurança.
Resumindo, no Ranger que tem RL todos os eixos rodam juntos tanto em 4x2 quanto em 4x4 e sendo assim a CT não precisa ter o trabalho de sincronizar os eixos antes de engatar o 4x4. Deve ser por esse motivo que a CT da minha Ranger é diferente da CT fotos que você postou...
Olá, Walter.
Entendi sua explicação, mas ainda não consegui fechar a equação... :pensativo:
Está acima da minha capacidade recompor mentalmente e interpretar os movimentos de todos os eixos, engrenagens e planetárias da TCase olhando p'rá vista explodida. Quando abri a TCase da minha Explorer, pude perceber que o movimento do eixo do motor de acionamento servia somente para deslocar (com o garfo) a engrenagem da planetária, acoplando pela engrenagem interna ou externa e alterando a "desmultiplicação" (normal x reduzida). O acoplamento do 4x4 (leia-se: tração no eixo dianteiro) ocorre pelo acionamento do magneto, da "ball ramp" e da embreagem.
Olhando a vista explodida da BW1350-1354, vi que - ao contrário da BW4405 - ela não tem "ball ramp", mas tem magneto e embreagem. Já a BW 4404 e a 4406 não tem nem "ball ramp" nem magneto, só a embreagem viscosa. Não consegui "decifrar" os movimentos de acoplamento. :oops:
Ah, a Explorer também não tem RL.
Um abraço.
Márcio
Apenas para constar.
O procedimento que o eletricista sugeriu de rebobinar o induzido parece ter funcionado.
Tenho testado o sistema diariamente e esta em prefeito estado. Engate rapido e preciso.
Apenas lembrando que o tal do induzido nao tinha defeito aparente.
Realmente nao sei se a solução foi simplesmente da remontagem na posição correta ou se refazer o induzido era necessário.
De qualquer forma por 140,00 problema resolvido.
me indicaram uma oficina que trabalha com preparação de carros pra rally, fui até lá e o dono da oficina me pareceu entender bem disso, vou levar a ranger pro "Estaleiro" na segunda, depois coloco aqui o diagnostico -
Nuno
Bom, como até pai de santo não resolveu, Nuno, vozes do além me dizem que o antigo dono interessou-se mais pela caixa de redução de engrenagens que pelo sistema de tração do eixo dianteiro. MUITO provavelmente porque ele devia carregar um Put@ peso na caçamba + reboque, mas não queria o inconveniente da tração dianteira, desnecessária no asfalto. Como eu disse, é só um palpite ...
Abç à todos