x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 61

Hybrid View

Usuário Avatar de Nuno
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    São Jose dos Campos/SP
    Agradecimentos: 0

Thumbs up Tração 4X4 da Ranger

Boa Tarde a todos,
    Sou novo neste site e preciso de ajuda pois tenho uma ranger cd diesel 4X4 00/01 e estou tento problemas com a tração dela.

Já levei até em "pai de santo" mas não resolveu.
    Comprei ela a 1 ano e meio e quando comprei sai para testar a criança e estava tudo perfeito, entrava o 4x4, a reduzida tudo ok.
    fiquei um bom tempo sem usar + ou - uns 6 meses, quando fui usar nada do 4x4 entrar.
    Já levei em auto eletrica, concessionaria, jipeiro e ninguem consegue descobrir o que acontece com ela, me falaram que o motor que esta lá não é dela, já tiramos o motor e colocamos em outra ranger - tudo perfeito acionou perfeitamente, abriram a caixa de reduzida tudo ok agora me falaram que tem um fio a menos no meu motor, até tirei umas fotos.

Por favor se alguem tiver conhecimento e puder me ajudar nessa minha via sacra eu agradeço.

vou postar as fotos.

Att

Nuno
    Ranger diesel 4X4 CD 00/01
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tracao-003.jpg   -tracao-005.jpg   -tracao-007.jpg  

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Pode ir direto no módulo GEM.

Eu faria um sistema de acionamento manual à cabo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Nuno
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    São Jose dos Campos/SP
    já testaram o modulo e ele está Ok.
    vc sabe porque tem aquele fio solto?
    att
    nuno

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Refaça o chicote. Deve estar com algum curto. E outra: Não tem fio a mais na tração. Auto eletrico que tem mania de achar que tem fio demais e fazer porquice nos carros da gente. Aliás ando meio de S#@! cheio dos auto eletricos que eu conheço.

Abs!

Nuno, como a sua Ranger 00/01 está na transição de: com rodas livres e sem rodas livres... Pergunto: Ela tem roda livre?
    1 - Se tiver, pode ser que o sistema de acionamento a vácuo (mangueiras) está solto em algum ponto.
    2 - Se não tiver roda livre, e já esteve funcionando, então pode ser problema no motor elétrico da CT. E aí, já tem muita coisa postada a respeito aquí no Fórum. Inclusive a desmontagem e manutenção desse motor:
    Abração
    Anthoniusnikos

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    De manhã darei uma olhada na minha e vejo se o chicote é igual, porém não pode ter nenhum fio solto não. Talvez esse seja o problema na sua Ranger.

Citação Postado originalmente por Nuno Ver Post
    Comprei ela a 1 ano e meio e quando comprei sai para testar a criança e estava tudo perfeito, entrava o 4x4, a reduzida tudo ok.
    Olá, Nuno.

O que me espanta é ter funcionado antes. Aquele fio marrom é o que alimenta a bobina eletromagnética interna da TCase que acopla a tração dianteira. Com ele desconectado, o motor de acionamento gira normalmente de LOW para HIGH, empurrando o garfo e desengrenando a reduzida, mas não vai acoplar o eixo movido e, portanto, não vai ter tração na dianteira.

O problema é que, se não tem a outra ponta do fio marrom "sobrando" na TCase, vai ter que abrir para soldar lá dentro, na bobina...

Sempre que retirar o motor de acionamento, tem que cortar este fio marrom, ou soltar o pino de encaixe dele no conector, puxando a trava vermelha e empurrando o pino. A não ser que já tenha instalado um conector macho-fêmea nele.

Outra coisa: Quando aciona o 4x4, aquele fio é energizado pelo GEM. Como ele está solto e com a ponta desencapada, se ela encostar em qualquer parte, vai fechar curto e queimar o fusível.

Dá uma olhada nas foto para identificar a ligação do fio.

Boa sorte.

Márcio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -4405-79.jpeg   -4405-80.jpeg   -4405-81.jpeg   -4405-82.jpeg   -4405-85.jpeg  

Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Tenho uma ranger com o mesmo problema.
    - No caso do meu carro é possivel ouvir o barulho dos reles tentando acionar o motor eletrico.
    - Quando eu giro o botao de acionamento do 4x4 as luzes do painel fica piscando como se o motor ficasse tentando engatar por muito tempo, até que de reprente para.

Consultei um mecanico teoricamente experiente neste assunto e ele me disse o seguinte:
    Que existe uma pinça que faz o acionamento e de vez enquando ela se desloca. Que é necessário desmontar e fazer um acerto do ponto das pinças.
    Combinei de levar o carro la segunda-feira e vou acompanhar o serviço.
    Se der certo posto aqui.

Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    Que existe uma pinça que faz o acionamento e de vez enquando ela se desloca. Que é necessário desmontar e fazer um acerto do ponto das pinças.
    Combinei de levar o carro la segunda-feira e vou acompanhar o serviço.
    Se der certo posto aqui.
    Olá, Lucas.

A informação está parcialmente correta. Para "acertar o ponto", não precisa desmontar a TCase, basta girar o motor de acionamento até encontrar a posição. O módulo de controle (GEM) precisa "saber" em que posição está o motor de acionamento e recebe esta informação de uma placa eletrônica que fica nele. Às vezes, basta desconectar a bateria por alguns instantes que o GEM faz nova leitura e "encontra" o ponto.

Também é correto que a pinça de acionamento pode travar e não retornar para a posição de 4x2. Também pode desgastar as buchas e não deslocar corretamente o disco. Aí sim, tem que abrir a TCase.

Boa sorte.

Márcio

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, Nuno.

O que me espanta é ter funcionado antes. Aquele fio marrom é o que alimenta a bobina eletromagnética interna da TCase que acopla a tração dianteira. Com ele desconectado, o motor de acionamento gira normalmente de LOW para HIGH, empurrando o garfo e desengrenando a reduzida, mas não vai acoplar o eixo movido e, portanto, não vai ter tração na dianteira.

O problema é que, se não tem a outra ponta do fio marrom "sobrando" na TCase, vai ter que abrir para soldar lá dentro, na bobina...

Sempre que retirar o motor de acionamento, tem que cortar este fio marrom, ou soltar o pino de encaixe dele no conector, puxando a trava vermelha e empurrando o pino. A não ser que já tenha instalado um conector macho-fêmea nele.

Outra coisa: Quando aciona o 4x4, aquele fio é energizado pelo GEM. Como ele está solto e com a ponta desencapada, se ela encostar em qualquer parte, vai fechar curto e queimar o fusível.

Dá uma olhada nas foto para identificar a ligação do fio.
    Essas fotos que você postou não é de Ranger não ou pelo menos é muito diferente da minha.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Pelo que eu sei na CT da Ranger só tem os fios do motor elétrico que no seu circuito de funcionamento faz o acoplamento para o cardam dianteiro.

Usuário Avatar de Nuno
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    São Jose dos Campos/SP
    A minha esta exatamente com o mesmo problema do amigo lucas, quando ligo dá pra escutar o relé acionando e fica piscando as luzes no painel e depois apaga, quando estou andando elas piscavam exatamente 7 vezes num determinado periodo de tempo, depois que eu levei numa oficina que so mexe em jipes, caninhonetes e similares ele mexeu no motor e ele ficou piscando somente 4 vezes, levei na concessionaria e eles não souberam me informar que defeito era este, pois deve ter alguma logica na quantidade de vezes que pisca.
    pelo menos eu acho isso, me corrijam se eu estiver errado.

e por favor se conseguir consertar o seu me avise qual era o problema quem sabe é o mesmo.

Att

nuno

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger - Problema com a tração
      Por colatino no fórum Ford
      Respostas: 26
      Última resposta: 20/10/2024, 12:39

Permissões de Postagem