estas fotos são da minha ranger 00/01 diesel!
Versão Imprimível
estas fotos são da minha ranger 00/01 diesel!
Acabei de chegar da oficina.
O que o tal eletricista fez foi o seguinte:
1 - Desmontou o motor eletrico e conferiu basicamente duas coisas. Primeiro uma pista de deslizamento do motor, que estava ok. Depois ele retirou uma peça do motor chamada induzido.
Segundo ele o induzido é responsavel por acionar e dar retorno para a central da posição corrente do engante.
Em alguns casos o conjunto vai para uma posição onde o induzido não consegue distinguir qual o ponto está e provoca a "confusao" no sistema.
A solução que ele deu foi a seguinte:
1 - Desmontou o sistema e verificou a pista de deslocamento que estava OK.
2 - pegou o tal induzido e mandou rebobina-lo novamente. (Essa peça parece muito com o miolo de um motor de partida. O tal induzido estava um pouco sujo mas nao apresentava defeito aparente. O mecanico me garantiu que era certeza que precisava ser rebobinado)
3 - O sujeito montou tudo regulou e testou. A peça funcionou.
O eletricista me disse mais duas coisas:
1 - Ele garantiu que agora ficará confiável.
2 - Pediu que eu não utiliza-se o sistema por uns 3 dias para que a secagem de um verniz passado sobre o induzido secasse completamente.
Não posso atestar ainda que ficou bom porque eu ja vi esse engate voltar a funcionar e estragar denovo.
Vou esperar os tres dias e fazer mais testes.
Quando tiver segurança que está funcionando (ou nao) te dou um retorno.
O eletricista me cobrou R$140,00.
O valor é um pouco caro mais sou favorável a remunerar bem bons profissionais então se funcionar estou satisfeito.
Nuno, essa fiação da CT ainda não encontrei e não tenho bem explicada, mas se precisar dos componentes mecânicos em desenho explodido, posso te postar.
Segue uma foto da da Tcase(CT) da minha Ranger 99/00 diesel CD. Foto 1 - As outras extraí do Site: www.clubranger4x4.com.ar
É um desafio a gente procurar trinchar o funcionamento dessa fiação (parte elétrica).
Pretendo desmontar a minha em breve. Já tenho todo o macete para a desmontar e montar.
Abraços
Anthoniusnikos
esse fio marrom, liga aonde, na minha este fio esta solto.
Nuno, pelo que reparei na sua, o fio deve ter soltado de um ponto, logo, deve haver um buraco no ponto de onde ele escapou (É uma possibilidade.)
Vou procurar um desenho que mostre claramente onde ele deve ser ligado.
Por enquanto encontrei este em anexo. Pelo menos as cores são nítidas.
Notar que tem um morrom com lista branca.
Aguarde
Abs
Olá, Walter.
Realmente, as fotos não são de uma TCase de Ranger, mas de Explorer. P'rá ser mais exato, nem são fotos da minha Explorer, mas acho que servem p'rá visualizar a localização do "fio marrom", que aciona o 4x4.
Na verdade, o "fio marrom" aciona uma embreagem eletromagnética que sincroniza a velocidade dos eixo dianteiro e traseiro e permite o acoplamento da engrenagem da corrente. Tanto na BW4405 (Explorer) quanto na BW1354 (Ranger).
O conector também é diferente, o da Explorer é o da foto e o da Ranger é redondo, certo?
Nuno, o fio marrom sai do conector para o corpo da TCase, para acionar a "bobina". Veja na foto do meu post anterior.
Por favor, corrijam-me se estiver errado.
Anthoniusnikos, já vi 2 modelos diferentes da placa de posicionamento / acionamento do motor do 4x4. Uma é mais "fácil" de abrir e consertar, pois a tampa é parafusada, enquanto a outra tem que abrir com uma Dremel ou similar. Em ambas, o "defeito" costuma ser o calço do fim de curso quebrado ou amassado, que informa um posicionamento errado para o GEM. O esquema elétrico é basicamente o seguinte:
MOTOR DE ACIONAMENTO: AMARELO // LARANJA = INVERTENDO A POLARIDADE GIRA PARA HIGH / LOW
MAGNETO DA TCASE: MARROM
SENSORES DE POSIÇÃO:
2WD: AMARELO/BRANCO FECHADO (CONTINUIDADE) COM FIOS ROXO E MARROM/BRANCO; ABERTO COM BRANCO E LARANJA/BRANCO
4WD/LOW: AMARELO/BRANCO FECHADO (CONTINUIDADE) COM FIOS ROXO E BRANCO; ABERTO COM MARROM/BRANCO E LARANJA/BRANCO
Um abraço.
Márcio
no plug saem 8 fios mas só tem 7 entrando no motor 5 juntos e 2 na outra parte o marrom esta solto, nesta foto esta me parecendo um aterramento??
é isso?
Olá, Nuno.
O fio marrom vai para dentro da TCase, onde tem uma bobina. Realmente parece um aterramento, mas é da embreagem eletromagnética.
Na foto anexa aparece só o fio marrom conectado. Não é uma TCase da Ranger, é de uma Explorer. Mas o funcionamento é semelhante, OK?
Boa sorte.
Márcio
Beleza pura Márcio T. Na minha ranger esse fio é preto, pois tem a mesma localização que esse da sua foto (Explorer). Até pensei, também, que fosse terra.
Quanto a abrir a TCase, já lí em algum lugar que se tem que fazer uma marcação para se manter a posição. Saberia explicar melhor isso ?
Encontrei algumas fotos que nos vai ajudar a desvendar os mistérios do fio marrom.
De acordo com o que o Márcio disse, esse fio liga o magneto da TCase.
Fonte: http://www.explorerforum.com/forums/...d.php?t=182071
Abração :concordo: :shock:
Mais algumas para completar: O magneto (embreagem eletromagnética).
Então, me parece que, uma ponta do fio marrom sai do conector da bobina e vai ao magneto. (vide Foto 3)
Abs
Olá, Anthoniusnikos.
A fonte das fotos que havia postado é exatamente o Explorer Forum. Quando abri a TCase da minha Explorer, usei o tópico como guia. Aliás, além daqui eu uso muito aquele site como referência e aprendizado.
Quanto às marcações, você está falando da TCase ou só do motor de acionamento? Se for só o motor, a marcação da posição do eixo triangular e daquelas linhas paralelas na lateral do motor e da TCase dão a posição original, que pode até ser mantida na remontagem. Evita de partir "do zero" para regular a posição. Veja nas fotos (também do Explorer Forum) como é a placa que "lê" o posicionamento do motor. As trilhas da placa é que informam ao PCM onde está o garfo. Aquele pedaço de plástico laranja é o fim de curso do giro do eixo. Quando ele está quebrado ou muito amassado, o eixo gira mais que deveria, a "agulha" sai da trilha da placa e não dá leitura correta.
Se for tirar a TCase completa, tem que marcar a posição dos acoplamentos dos eixos (dianteiro e traseiro), para remontar na mesma posição, pois eles são balanceados. O manual também recomenda nunca desmontar a embreagem interna.
Se estiver pensando em desmontar sua TCase, arrume um elevador! O serviço é muito mais complicado - e perigoso - se feito "no chão". Fiz em casa, no chão da garagem e foi f***. Além da TCase ser bastante pesada para tirar / colocar sem apoio (vi um "macaco" para caixa de transmissão / transferência, mas custa mais de R$1.000,00), é terrível ficar buscando posição para as ferramentas muito cansativo ficar se arrastando p'rá baixo da viatura o tempo todo. Sem contar o banho de óleo da transmissão automática que levei no peito por causa da inclinação.:parede:
Um abraço.
Márcio