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Hybrid View

  • #1

    Cool Junta Do Cabeçote - Quando Trocar ???




    Prezados colegas, lí vários tópicos, aquí no Fórum, sobre a queima da junta do cabeçote, principalmente devido ao superaquecimento do motor.
    Um dos grandes fabricantes de juntas (Elring Klinger) que fabrica as juntas Melatoflex, diz que as juntas dos motores a diesel, em condições normais de trabalho devem ser trocadas a cada 100.000 Km.
    Também existem as juntas líquidas, cola, LOCTITE do fabricante Henkel e outras a base de silicone.
    Pelo fato do motor da minha Ranger estar beirando os 100.000 Km, devo trocar preventivamente a junta ou esperar que alguma fumaça branca apareça nos gases do escape ???
    Abraços
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #2
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Prezados colegas, lí vários tópicos, aquí no Fórum, sobre a queima da junta do cabeçote, principalmente devido ao superaquecimento do motor.
    Um dos grandes fabricantes de juntas (Elring Klinger) que fabrica as juntas Melatoflex, diz que as juntas dos motores a diesel, em condições normais de trabalho devem ser trocadas a cada 100.000 Km.
    Também existem as juntas líquidas, cola, LOCTITE do fabricante Henkel e outras a base de silicone.
    Pelo fato do motor da minha Ranger estar beirando os 100.000 Km, devo trocar preventivamente a junta ou esperar que alguma fumaça branca apareça nos gases do escape ???
    Abraços
    Eu em? Trocar a junta a cada 100.000Km? Acho que não em?

    Se eu tivesse uma fábrica de juntas também acho que faria a mesma recomendação
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Ô Casitta, se você tivesse que trocar, qual você usaria: líqüida ou sólida ?
    Abs

  • #4
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ô Casitta, se você tivesse que trocar, qual você usaria: líqüida ou sólida ?
    Abs
    Liquida no cabeçote acho que não pode não. A liquida só em outras partes do motor com no carter, na bomba d'agua, carcaça da vávula termostática, caixa de marchas...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Eu também achava, e perguntei porque tenho muita dificuldade em substituir pelo novo, o já consagrado, velho. Mas segue aí os conselhos da Carolina Vilanova da Revista Mecanicaonline:

    As juntas e as colas químicas, utilizadas para proporcionar a perfeita vedação do cabeçote do motor e de outros componentes do veículo, como transmissão e diferencial, têm aplicações apropriadas que devem ser respeitadas pelo profissional na hora da substituição. Essas peças desempenham a importante função de impedir o vazamento de fluídos e gases, e ainda distribuem uniformemente a temperatura dentro do motor.
    Atualmente existem dois tipos de juntas no mercado: as sólidas, construídas a partir de vários metais, como o revestido de borracha, papelão hidráulico, beater, borracha e cortiça aglomerada com borracha; e as líquidas, conhecidas também como cola ou trava química, que têm como base ingredientes como o silicone, vamac e flúor. Apesar de terem características próprias, as juntas, como todos sabem, devem ser trocadas toda vez que a peça for aberta.
    A principal diferença entre as juntas é a maneira na qual executam a vedação, que no caso das sólidas é feita por esmagamento ou compressão, e nas líquidas por adesão. A aplicação correta depende da estrutura do sistema, ou seja, do projeto que a montadora desenvolveu para o componente.
    Vale lembrar que alguns veículos novos saem da linha de montagem com a junta líquida em determinadas partes, enquanto os modelos mais antigos que já estão em trabalho, utilizam juntas sólidas. O mais importante, entretanto, é procurar sempre por produtos originais e de qualidade garantida, que tenham as especificações descritas na embalagem.
    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #6
    Usuário Avatar de FRanger
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    Muitas juntas sólidas também tem a função adicional de servir de espaçador commedida padrão. Por isso acho difícil substituir por junta líquida....
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #7
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Siga o manual de manutencao do motor. Ate onde sei e necessario apenas a junta correta, parafusos novos e sequencia de apertos bem feita (logicamente com cabeçote e bloco sem empenos ou trincas. Quanto a junta de papelao(nao seria amianto?) ela e original e vendida nas autorizadas mwm, por isso eu nao diria ela e ruim simplesmente por causa do material.

  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Que junta foi essa de 80 reais que vc andou colocando?
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #9
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    80 reais

    Olá Sapo, tudo bem?

    R$80 = original MWM International metálica
    R$55 = Sabó não-metálica
    R$4,5 = cada parafuso m8 x 117
    R$5,5 = cada parafuso m12x140 e m12x100

    Amanhã vou buscar a Sabó, fazer um teste com ela...

    Daniel

    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Que junta foi essa de 80 reais que vc andou colocando?

  • #10
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    Meus amigos me tiram uma dúvida e me desculpem pela ignorância, sempre que trocamos a junta do cabeçote, temos q trocar os parafusos? vi pelo esquema citado anteriormente a sequência de aperto e tudo mais, pergunto pois troquei apenas a junta do cabeçote e os parafusos não foram trocados com certeza, acredito eu que a junta da tampa do cabeçote nunca , nunca mesmo foi trocada e a viatura tá c 370.000km, até agora o motor´tá redondo, inclusive fiz a medição de compressão nos cilindros e tudo ok, abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Na parte superior direita desse trechinho do manual é informada a possibilidade de reutilizar os parafusos desde que não tenham sofrido deformações.

    O problema é avaliar se um parafuso deformou ou não:
    É uma inspeção na rosca e uma medição de comprimento e espessura? Quais as tolerâncias?

  • #12
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Na parte superior direita desse trechinho do manual é informada a possibilidade de reutilizar os parafusos desde que não tenham sofrido deformações.

    O problema é avaliar se um parafuso deformou ou não:
    É uma inspeção na rosca e uma medição de comprimento e espessura? Quais as tolerâncias?
    Ok! eu vi esses detalhes meu amigo, a dúvida se refere à km do carro, valeu pelo toque, abraço.

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