x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46

Cool Junta Do Cabeçote - Quando Trocar ???

Prezados colegas, lí vários tópicos, aquí no Fórum, sobre a queima da junta do cabeçote, principalmente devido ao superaquecimento do motor.
    Um dos grandes fabricantes de juntas (Elring Klinger) que fabrica as juntas Melatoflex, diz que as juntas dos motores a diesel, em condições normais de trabalho devem ser trocadas a cada 100.000 Km.
    Também existem as juntas líquidas, cola, LOCTITE do fabricante Henkel e outras a base de silicone.
    Pelo fato do motor da minha Ranger estar beirando os 100.000 Km, devo trocar preventivamente a junta ou esperar que alguma fumaça branca apareça nos gases do escape ???
    Abraços
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Prezados colegas, lí vários tópicos, aquí no Fórum, sobre a queima da junta do cabeçote, principalmente devido ao superaquecimento do motor.
    Um dos grandes fabricantes de juntas (Elring Klinger) que fabrica as juntas Melatoflex, diz que as juntas dos motores a diesel, em condições normais de trabalho devem ser trocadas a cada 100.000 Km.
    Também existem as juntas líquidas, cola, LOCTITE do fabricante Henkel e outras a base de silicone.
    Pelo fato do motor da minha Ranger estar beirando os 100.000 Km, devo trocar preventivamente a junta ou esperar que alguma fumaça branca apareça nos gases do escape ???
    Abraços
    Eu em? Trocar a junta a cada 100.000Km? Acho que não em?

Se eu tivesse uma fábrica de juntas também acho que faria a mesma recomendação
    L200 Triton AT 3.2 2010

Ô Casitta, se você tivesse que trocar, qual você usaria: líqüida ou sólida ?
    Abs

Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ô Casitta, se você tivesse que trocar, qual você usaria: líqüida ou sólida ?
    Abs
    Liquida no cabeçote acho que não pode não. A liquida só em outras partes do motor com no carter, na bomba d'agua, carcaça da vávula termostática, caixa de marchas...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Eu também achava, e perguntei porque tenho muita dificuldade em substituir pelo novo, o já consagrado, velho. Mas segue aí os conselhos da Carolina Vilanova da Revista Mecanicaonline:

As juntas e as colas químicas, utilizadas para proporcionar a perfeita vedação do cabeçote do motor e de outros componentes do veículo, como transmissão e diferencial, têm aplicações apropriadas que devem ser respeitadas pelo profissional na hora da substituição. Essas peças desempenham a importante função de impedir o vazamento de fluídos e gases, e ainda distribuem uniformemente a temperatura dentro do motor.
    Atualmente existem dois tipos de juntas no mercado: as sólidas, construídas a partir de vários metais, como o revestido de borracha, papelão hidráulico, beater, borracha e cortiça aglomerada com borracha; e as líquidas, conhecidas também como cola ou trava química, que têm como base ingredientes como o silicone, vamac e flúor. Apesar de terem características próprias, as juntas, como todos sabem, devem ser trocadas toda vez que a peça for aberta.
    A principal diferença entre as juntas é a maneira na qual executam a vedação, que no caso das sólidas é feita por esmagamento ou compressão, e nas líquidas por adesão. A aplicação correta depende da estrutura do sistema, ou seja, do projeto que a montadora desenvolveu para o componente.
    Vale lembrar que alguns veículos novos saem da linha de montagem com a junta líquida em determinadas partes, enquanto os modelos mais antigos que já estão em trabalho, utilizam juntas sólidas. O mais importante, entretanto, é procurar sempre por produtos originais e de qualidade garantida, que tenham as especificações descritas na embalagem.
    Abs

Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimentos: 0
    Muitas juntas sólidas também tem a função adicional de servir de espaçador commedida padrão. Por isso acho difícil substituir por junta líquida....
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

Também acho. Até pelo fato de absorverem melhor as vibrações.
    Segue mais uma parte da matéria citada:
    Na Sabó, a tecnologia mais atual em termos de vedação são as juntas metálicas MLS, que são múltiplas lâminas de metal revestidas de borracha, ou as do tipo SLS, formadas por uma única lâmina de metal revestida ou não de borracha.
    A Elring Klinger fabrica as juntas de cabeçote Metaloflex (multicamadas), compostas de várias camadas de metal envolvidas em elastômero. "O sistema de juntas com vedação elástica nos entalhes possibilita a redução de vibração, com isso, menor consumo de óleo. Juntas com espessuras variáveis são utilizadas para otimizar a queima de combustível e, assim, reduzir a emissão de hidrocarbonetos. Para os motores diesel, principalmente os de altíssima compressão, essa tecnologia é ideal", analisa Pedro Bighetti, coordenador técnico - aftermarket da marca.
    As juntas top de linha da marca Victor Reinz, do grupo Affinia, são do tipo multi-layer, ou seja, montadas em camadas metálicas, 100% livres de amianto e voltadas para aplicação na maioria das marcas. A empresa acredita que as novas tecnologias em juntas automotivas são as "inteligentes", que usam sensores para monitorar a temperatura da câmara de combustão e a detonação.
    Em relação às juntas líquidas de silicone, Felício Cintra, consultor de Novos Negócios da Timken, que comercializa as travas da Permatex, comenta que nos motores modernos, as juntas sofrem mais micro-movimentos devido à alta temperatura e é necessário um sistema de vedação muito eficiente. "O silicone, por ter resistência elevada, forma uma barreira impermeável e quando aplicado compensa essas vibrações, diz".
    Abs

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A junta do cabeçote tem medida correta, o que uma junta líquida não proporciona. Isso com certeza altera a compressão e a distância das válvulas e os pistões.

Para durabilidade da juntabasta colocar original e se quiser pode pintar com tinta para alta temperatura que protege um pouco mais a junta em casos de aquecimento pois o fogo nos cilindros não tem contato direto com o metal da junta, mas sim com a tinta.
    Quando mexi na minha eu não lembro se cheguei a pintar ou só coploquei graxa na junta.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Anthonius,
    Se fosse nescessária a troca preventiva da junta, estaria especificado no manual do seu carro.
    Na minha opinião, troca-se a junta só quando há problema. Como você mesmo citou, dificilmente ocorre problemas na junta do cabeçote, a não ser por super aquecimento, e se seu motor super aquecer, não vai fazer a menor diferença se a junta for nova ou usada... Vai queimar igual...
    Eu só vou trocar a junta, se um dia precisar tirar o cabeçote do bloco.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"