x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 46 de 46
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2

Meus amigos me tiram uma dúvida e me desculpem pela ignorância, sempre que trocamos a junta do cabeçote, temos q trocar os parafusos? vi pelo esquema citado anteriormente a sequência de aperto e tudo mais, pergunto pois troquei apenas a junta do cabeçote e os parafusos não foram trocados com certeza, acredito eu que a junta da tampa do cabeçote nunca , nunca mesmo foi trocada e a viatura tá c 370.000km, até agora o motor´tá redondo, inclusive fiz a medição de compressão nos cilindros e tudo ok, abraço.

Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Na parte superior direita desse trechinho do manual é informada a possibilidade de reutilizar os parafusos desde que não tenham sofrido deformações.

O problema é avaliar se um parafuso deformou ou não:
    É uma inspeção na rosca e uma medição de comprimento e espessura? Quais as tolerâncias?

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Na parte superior direita desse trechinho do manual é informada a possibilidade de reutilizar os parafusos desde que não tenham sofrido deformações.

O problema é avaliar se um parafuso deformou ou não:
    É uma inspeção na rosca e uma medição de comprimento e espessura? Quais as tolerâncias?
    Ok! eu vi esses detalhes meu amigo, a dúvida se refere à km do carro, valeu pelo toque, abraço.

Aluns fabricantes especificam pela quantidade de vezes que o parafuso pode ser reutilizados.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    O mais seguro (e potencialmente mais barato) é sempre trocar os parafusos.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

parafusos

Imperador,

tão importante quanto trocarmos os parafusos, é evitar disperdícios e fazer o negócio bem feito. E fazer bem feito não significa jogar fora os que achamos importante e comprar outros.

A troca dos 18 parafusos chega perto dos R$100. A quebra de um deles lá dentro pode chegar em uns R$20 se for um M12 (broca finíssima + parafuso contrário) ou R$100 se for um M8 (macho + bucha + broca grande). Pode ficar em R$ 0 também, como aconteceu comigo, que Graćas a Deus, a rosca ficou acima da face, sendo possível retirar facilmente.

Os M8, no máximo que dá para reaproveitar, penso ser uma 1 vez. Instala uma vez e pode utilizar mais uma vez.
    Os M12 aguentam um pouco mais, uns 4 ou 5 apertos corretos não deve quebrá-lo.

--- // -----

Encontrei mais uma bronca sobre o fio de óleo que a MWM manda colocar nos parafusos.

Quando se vai instalar os parafusos, se eles estiverem muito melados de óleo, além de melecar a face do bloco, do cabećote e a junta, acaba indo óleo para dentro dos buracos no bloco.
    Não sei se tem saída do óleo de dentro dos buracos do bloco, na hora que o parafuso vai entrando.

Então, mais um motivo para deixar escorrer bem o óleo do parafuso.

Antes de apertar os parafusos, nas fendas do bloco (roscas), seria legal "limpar" o interior delas com algum pano que não solte farpas + chave de fenda fina. O interior dos buracos devem estar secos.

Penso que foi triste a sujestão de colocar óleo lubrificante nas roscas. Mais interessante seria melar com gasolina, diesel ou óleo de freio, que são menos viscos. Seria interessante também deixar claríssimo a necessidade de limpar os buracos do bloco e deixar escorrer bem o óleo antes de instalar.

Daniel

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Aluns fabricantes especificam pela quantidade de vezes que o parafuso pode ser reutilizados.
    Vou dar uma checada nesse detalhe, abraço.

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    O mais seguro (e potencialmente mais barato) é sempre trocar os parafusos.
    Entendi, vc tem razão, abraço.

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

mais info

Colegas, para complementar,

São 3 imagens, do documento que acompanha a junta do cabeçote da Sabó.
    A Sabó é uma empresa grande, séria e que fornece peças originais para várias partes das viaturas.

Apenas encontrei uma diferenca de recomendação, com relação a MWM/International: ordem de aperto diferente.
    A junta também é totalmente diferente da original. O material é semelhante a amianto, igual aquelas antigas.

A Sabó avisa da importância de limpar os alojamentos dos parafusos e da obrigatoriedade de deixar escorrer o óleo dos parafusos, justamente assuntos que eu estava batendo aqui, antes de ler o documento da Sabó.

Eu consegui resolver o problema da minha, o carro está andando, só que a vtr ficou um pouco mais fraca... Está parecendo até a 2.5hs he he. Não sei se é devido a altura da junta, já que peguei a maior (3 furos) ou se é devido algum outro detalhe, tipo lda ou bico injetor (ainda estou analisando)...

Antes estava com a original mwm de 2 furos, e agora, com certeza com junta mais alta, diminui-se a compressão, mas penso que de 1,48mm (2 furos) para 1,59mm (3 furos) não deveria mudar muita coisa... Tipo, penso que deve ter mudado a compressão de 19,4/1 para 19/1, por exemplo, no máximo. Não é possível que 1 décimo de milímetro altere tanto a compressão, já que o pistão tem curso de uns 20 cm... Alguém sabe mais sobre este assunto?

Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -100_1008.jpg   -100_1009.jpg   -100_1010.jpg  

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Ressucitando para inserir um testemunho...
    Um amigo fez a bobagem de ignorar completamente a recomendação do fabricante também sobre medir a altura do pistão e colocar a junta correta (afinal de contas, se não fosse importante não haveriam juntas com espessura diferente, né?) e colocou uma mais fina. Resultado, motor ruidoso e aquecendo em alta. Não adianta, eles foram projetados pra funcionar de um jeito, isso aí é tecnologia antiga e bem dominada pela MWM.
    Essa e algumas outras bobagens que ele andou fazendo, levando pra uns guaipeca de fundo de quintal mexer. Até roda andou perdendo na rua, por conta de soltar rolamento traseiro...
    Sinceridade, lendo o tópico... 30 pila não paga a incomodação, bota junta original na espessura correta. 100 pila de parafuso também sai barato quanto a isso, se tiver que simplesmente parar a viatura pra abrir de novo o custo (pelo menos pra mim) é beeeem maior que isso. Quanto a descarte de peças, pode ficar tranquilo, aço é reciclável.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem