Postado originalmente por
Allan.Lacerda
[
BOa tarde, caro amigo.
Comprei um Suzuki Grand Vitara TDI, 87 cv, Motor RF, em 2001. Isso a quase 8 anos atras. Recentemente, mais especificamente no dia 4 de janeiro de 2009, comprei um Tracker 16V 2.0, gasolina, 148cv.
Respondendo sobre os itens que você considera importantes:
1. Conforto: Meu Suzukão é o carro!!! Legítimo off road 4x4 completo, com ar-condicionado, bancos de couro, air-bag, abs, direçao hidráulica, Diesel, turbinado, torque de primeira!!!! Tenho o conforto de rodar com esse carro em qualquer lugar, mesmo sem snorquel, e sair ileso. Uma máquina!!! Levo a família pra fazer trilha e sem mairoes preocupações, carro muito estável.
2. Revenda: Observação Importante!!! Quem disse que eu comprei um carro desses pra revender? Esse aí será meu até quando Deus permitir!!! Um carro desses agente compra pra usar e manter. Enquanto existir água, óleo e peças alternativas, vai ser meu para sempre. Tirei da conssecionária e logo que ele sai já perde 15 % do valor. Se fosse calcular hoje, ele estaria custando mais de 120 mil. Mas o preço dele segundo a FIPE, subiu de 43 mil até outubro de 2008 para 45.500 reais, a partir de dezembro de 2009. Se alguém chegar e me oferecer o valor de um zero, uns 120 mil, não vendo. Comprei e cuido dele como se estivesse cuidando de um filho. Ele é meu parceiro!!!
3. Manutenção: A COISA MAIS FÁCIL DE DAR MANUTENÇÃO É UM SUZUKI GRAND VITARA/TRACKER. Vou dar um exemplo: Paguei pouco mais de 650,00 para fazer a manutenção dos 170 mil km. Peça encontro em qualquer lugar do Brasil. Suzukar, Top de Linha, F15 Autoimports, etc... Concessionária, só se for da GM e no dia que precisar fazer alguma regulagem eletrônica, aí não tem jeito, confio nos caras. De resto, tem adaptação pra tudo, exemplo é a lona de freio e a coifa. Um é a do Fusca e a outra é o do Honda Civic. Filtro de combustível, o da Besta custa 30 reais. E aí, é baratinho, né? Jogo de pastilhas freio? Com R$ 500 reias eu compro o suficiente para rodar mais 170 mil Km!!!8-) As minhas custaram 80 reais cada.
4. Valor do Seguro: Allianz Group, pouco mais de 4000 reais. IPVA R$ 1900 e pouco.
5. Estabilidade nas curvas: Ando mais ou menos com meu Grand Vitara entre uns 100 Km/hora e 120 Km/hora. Não tenho problemas e não tenho do que reclamar. Na trilha então, ele é surpreendente!! Mas posso falar do meu tracker que comprei recentemente e é o mesmo carro, mas só que a gasolina, já acelerei até os 180 Km/hora em reta e no final dela uma curva aberta de 135º a esquerda. Fiz a uns 140 km/hora ou 150Km/hora. Eu confio na máquina.
Agora vou elencar itens como:
1. Autonomia: Estrada 15 Km/litro de diesel; Cidade 11,5 Km/litro de diesel; off-road entre 10,5 Km/litro na média.
2. Velocidade final: Já consegui por 162 Km/hora.
3. Óleo, troco uma vez a cada 10 mil Km só por preocaução.
4. Beleza: Chama atenção onde eu for.
5. 4x4: Posso engatar ela a 90 Km/ e nunca tive problemas.
6. Satisfação: 100%.
Daí alguém pode perguntar o porque de eu ter comprado um Tracker a gasolina.
Simples, O tracker é 0Km. Veio com estribos laterais e grade dianteira, ponteira da descarga e kit de DVD para o motorista e passageiros (no encosto do banco do motorista e do carona tem cada um, uma tela de DVD); pintura prata metálico; filme com 70% de visibilidade; alarme original de fábrica; garantia de 2 anos; 3 revisões gratis (10 mil, 20 mil e 30 mil km); e um preço de 56.300 reais e seguro de 3400 reais? Só se eu fosse leso da cuca por não querer.
Consumo: 11Km/litro de gasolina na pista. Na cidade tá fazendo em torno de 8,5 Km/litro. Só rodando na cidade, a autonomia dele foi de 512 Km para um tanque de 66 litros. Mas eu tenho meu estilo de dirigir.
Enfim, é um carro lindo. Gosto do design, mesmo muitos dizendo que é antigo e ultrapassado. Mas e daí? Eu não sou mais nenhum garotinho e nem por isso veou me achar velho e ultrapassado, mas sei que os anos já estão começando a me entregar. Com meu carro, nem me preocupo.
Daí, meu nobre entusiasta a fazer parte deste seleto e conceituado grupo de off roaders e jipeiros, fique sabendo que aqui agente gosta de começar e terminar uma trilha ilesos e aproveitando tudo que a paisagem oferece e com o máximo de conforto. Caso queira vir para o meio do mato e abrir caminho, não sei se com o ECO você vai ter paz e tranquilidade, pra dizer bem a verdade, eu não confiaria, mas...
Como você mesmo disse que seu lance é meio urbano, talvez você não vá sentir tanto a exigência de um Off-road 4x4 com tração reduzida. Mas se você um dia tiver que se aventurar, vá por mim, procure alguém que já tenha tido a experiência com um ECO e que seja Off-roader.
Uma coisa é certa e eu afirmo, hoje eu não compraria esse ECO e nem nenhum carro pra fazer trilha com esse dispositivo 4WD eletrônico, seja da GM, da Ford ou da Fiat Adventure.
Mas no seu caso, verifique que o Tracker, o TR4 e até o novo Grand Vitara são mais carro que o ECOSPORT. O ECO é bonito, mas sou mais os que eu já tenho.
Pense bem.
Abraço.