X2.........!
Versão Imprimível
Meus amigos, comprei o Mercon ATF na aut. Ford e coloquei na Ranger 99, porém para a outra do meu amigo não encontramos aquí por perto, e fomos induzidos errôneamente pelo catálogo da Texaco, que também tinha o 80W90 multiviscoso mas ... Então, como ligamos para a Ford e já não tinha mais o Mercon ATF, vamos usar o 0H-49 da Petrobrás.
O 140 é um melaço mesmo. Deu um trabalhão para escorrer para a caixa, e desconfiamos que seria difícil trabalhar nas engrenagens, mas ... vamos deixar então para a patrola.
Abração.
Edi...
Permita-me discordar. Nem em transmissão, muito menos diferencial de trator está se usando SAE 140.
Os antigos Massey Ferguson 50X/235 usam SAE 90. A linha Valmet moderna (685 em diante) usa ATF (embora o pessoal coloque ISO-68 na transmissão e diferencial e sistema hidráulico (é o mesmo sistema), a linha Ford, THF-11 que equivale a um SAE 30.
Lá na fazenda, eu só uso o SAE 140 em coroa e pinhão de rotativa e um implemento conhecido por "roçacarpa" (uma espécie de roçadeira, mas que trabalha em rotação menor e "descasca" uma camada de solo)
Abraços
Daniel, só pra lembrar que as transmissões hidráulicas de equipamentos pesados o óleo vai de ATF até SAE90. E realmente muito longe do 140!
Sugiro que com o auxílio dos EXPERTS façamos uma lista dos melhores óleos e marcas para cada tipo de equipamento (motores, caixas de transferência, eixos e diferenciais) pois os rótulos das embalagens das embalagens dizem muito pouco, e os frentistas empurram de tudo. Para os leigos e iniciantes é uma grande confusão.
Já repararam que só vem escrito: - Óleo para engrenagem. SAE ... ou ...
Recomendação da ESSO:
Esso Gear Oil GX (SAE 80W-90 e 85W-140)Óleos utilizados na lubrificação de diferenciais, diversos tipos de caixas de mudanças e engrenagens automotivas em geral que requeiram um óleo de classificação API GL-5, com elevada resistência da película lubrificante, alta estabilidade à oxidação e ótima proteção à corrosão.
É similar ao MERCO ATF ou DESRON III ?
Abração
Anthoniusnikos
O Manual da Ranger eu tenho, com as especificações e tudo, mas o problema é que a gente nem sempre encontra o recomendado, e daí vai para a aventura.
Caros
Atualmente estou usando em meu diferencial oleo 85W140, indicado inclusive para ranger e troller com tração positivo (especificação GL 5 e LS). Antes estava usando o SAE 90 (texaco 3450) que é GL 4. Na caixa de cambio e transferência estou usando um SAE 90.
Abs
Para a mecânica da Ranger nenhum desses serve.
Na dúvida compra os óleos e fluídos na concessionária pois isso não costuma sair muito mais caro que nos postos.
Edi
Tudo bem, meu diferencial é um dana 46 (D20 e F1000), mas comprei esse óleo em um revendedor ford com a especificação de óleo para diferencial da ranger com tração positiva.:pensativo:
Quanto a caixa de cambio e tranf, não tenho informações das especificações.