Estive na Revend. Autoriz. Ford Globovel em Itajaí, e não tinham mais o MERCON ATF, então me recomendaram um óleo SAE 80W90 para a caixa, não ví a marca, mas me pareca ser da ESSO. E o vendedor disse que é o que eles vêm usando nas trocas.
Versão Imprimível
Estive na Revend. Autoriz. Ford Globovel em Itajaí, e não tinham mais o MERCON ATF, então me recomendaram um óleo SAE 80W90 para a caixa, não ví a marca, mas me pareca ser da ESSO. E o vendedor disse que é o que eles vêm usando nas trocas.
Se não tem o ATF na concessionária vc vai em qq posto BR e compra o OH49, pois este é aprovado pela Mercon ATF!
Não use o 80W90 pois este é bem mais grosso que o mercon ATF. Aqui no Am tb colocam este 80w90 nas marchas. Não quebra, porém desgasta-se mais rapidamente os componentes internos.
Daniel
Regra geral pra Ranger 4x4 diesel:
Mercon ATF - DH, CT e caixa de marchas;
80W90 - Diferenciais (se tiver LSD tem mais um aditivo)
15W40 - Motor.
Flávio, acredito que o aditivo misturado ao óleo para diferenciais LSD deva ficar parecido com o 85w140, por isso te indicaram esse aí.
Se colocar o 140 nos diferenciais da Ranger não irá estragar nada, ó problema será apenas a maior temperatura de trabalho pois o óleo mais viscoso perde menos temperatura.
Que engraçado
ATF e a especificação para sistemas hidraulicos e transmissões automaticas, ai vem DEXRON II, III (da GM) e MERCON (da Ford), agora porque a ford recomenda oleo ATF para caixa de mudança manual (que teoricamente é de engrenagem tipo hipoide) é que eu não sei? Mas se é a especificação, não coloquem óleo com classificação API e SAE, são padrões diferentes...
Agora no diferencial tenho visto que muitos tem optado pelos GL-5 que são melhores que os da geração anterior GL-4. Como para tração positiva só conheço o SAE 90 (GL-4) e o SAE 85W140 (GL-5) estão optando pelo ultimo. Não colocaria um monoviscoso 140 de jeito nenhum, iria dar deficiencia de lubrificação, pois como ele é muito viscoso não chegaem alguns lugares...
Ed tentei de tudo que é jeito achar esse adtivo, separado. Mas aqui em brasilia só achei o óleo mesmo.
fhsantos, também estive confuso com os óleos e as várias marcas no mercado, mas acho que estou aprendendo. Nem sempre a gente encontra os óleos que os Manuais citam. Mas seguindo os conselhos dos EXPERTS, segue:
Para a caixa de mudança e direção hidráulica o Manual recomenda o Mercon ATF, que similar a ele pode ser usado o OH-49-TDX da Petrobras que é similar, ou o Lubrax ATF.
Agora gostaria que me informassem os similares da ESSO, SHELL e TEXACO.
Para os eixos dianteiro e traseiro o Manual recomenda o SAE 80W90.
Abraços para todos.
Ranger 1999/2000 Diesel 4x4 na UTI.
Em anexo uma tabela de equivalencia de lubrificantes de diversos fabricantes, ela não é completa mas é pratica; e o correto é confirmar com o fabricante.
Com relação a lubrificantes para diferenciais, uma grande parcela dos veiculos medios usa oleo 140 (xxW140). A exemplo a maioria Ford a partir de 2001, como Explorer, F150, F250 etc, incluindo Mustang, Lincon etc, com o classico 8.8. Como curiosidade, existe nos USA uma versão da Ranger, a Ranger 4WD Off Road High Torque que diferente da normal 4WD usa oleo 140 para o mesmo diferencial 8.8.
Eu uso na pick-up Bandeirante 82 "da roça" 85W140, sendo que o recomendado pelo fabricante é 80W90. Ano passado o diferencial foi aberto pela 1° vez para troca dos rolamentos do pinhão; são 25 anos de serviço pesado e o diferencial esta perfeito. Neste caso especifico o trabalho é sempre em baixa velocidade e muita força.
Abs
Anthoniusnikos
ATF Mercon é especificação e não marca, entre na página de cada empresa e procure o óleo que atenda a essa especificação. Como te falei esse óleo vai estar na categoria de óleo para transmissão automatica e sistemas hidráulicos.
Abs
Acredito que por esse motivo todas as marcas especificam o ATF. Certo FHS !
Mas a tabela do Nielsen tira qualquer dúvida.
Abração.
Anthoniusnikos
p/ por lenha na fogueira...
o numero do oleo é igual ao tempo de escoamento. Quando falamos oleo 140, significa que ele demora 140 segundos p/ passar um litro por um furo calibrado num diametro normalizado pela SAE.
Os oleos multiviscosos tem dois numeros, com o W de winter (inverno) p/ dizer como o oleo se comporta frio. Entao 80w90 quer dizer que frio, a viscosidade do oleo é 80, ele é mais fino que quente, quando vira 90. Isso serve p/ que ao ligar o motor/caixa/diferencial o oleo fino lubrifique mais rapido.
A especificaçao do oleo esta ligada ao projeto da fabrica e o esmero. Engrenagens bem usinadas nao precisam de tanto oleo. A rigor, se o desenho da engrenagem fosse perfeito e a usinagem idem, as superficies seriam espelhadas e deslizariam com pouco ou nenhum oleo. Como isso seria caro, a ideia eh ter uma camada de oleo entre as peças, para amortecer o contato. Quanto mais bruta a engrenagem, mais grosso o oleo. Daí os diferenciais terem dentes retos e o oleo mais grosso. No cambio, as engrenagens sao inclinadas, p/ facilitar o engate, e o oleo pouco mais fino. o motor e mais fino de todos, pois os cilindros nao sao engrenagens, e deslizam nas camisas. O virabrequim tb desliza nas bronzinas, e sao retificados. Logo o oloe deve ser bem fino.
As letras sao os aditivos. Os aditivos colocados nos oleos sao p/ diversos fatores. O zinco serve p/ colar nas peças metalicas, preservando-as. quanto mais atrito, mais zinco (os EPs sao com zinco). Outros servem p/ nao espumar, ou p/ nao criar vapores, o que poderia significar incendio.
Entao, se pegarmos a embalagem de um oleo e ele atende a especificaçao SAE 80w90, ele substituirá outro de mesma especificaçao sem problemas.
abs
Então dudas, agora entendi porque o 308w?
Brincadeira!... Mas cada dia aprendo mais aquí no Fórum.
Valeu Dudas !!!
Anthoniusnikos