Ola, Telmo.
Não tem macete, não. Eu usei uma chave de catraca pequena com caixa de 8mm. A polia está "escorregando" na correia? Se for isso, pode estar com problema no tensionador.
Márcio
Versão Imprimível
A polia não escorrega. Eu tento segurar a peça com a mão esquerda e folgar o parafuso (usando a chave) com a direita. A força que consigo fazer com a chave (mesmo ela sendo pequena +- 10cm) e maior que a força da minha pegada na polia.
Ela é meio ruim de agarrar pq é somente a parte da frente da peça (a parte a frente da figura do Alan, depois do local onde ele mede a folga). A parte maior que é onde vai a correia gira livre independente da frente.
Tentei a primeira vez no supermercado onde comprei a chave. Como vi a dificuldade já lambuzei tudo com WD40 para ver se folgava. Quando cheguei em casa passei mais WD40 e tentei denovo. Não consegui, mas avalio que o AC ficou beeem melhor andei uns 12km pianinho (com o giro bem baixo), numa situação em que ele não funcionava e ele gelou bem, paracia uns anos atrás quando eu até esquecia que tinha um botão que regulava a velocidade da ventilação (ficava sempre no mínimo mesmo).
Fiz duas meia solas na minha programação do FDS
1- Ajustar essa folga no AC: até agora ficou bom com uma boa lubrificada com WD40
2- Refazer as roscas da fixação do protetor de cárter (esqueci meu novo jogo de tarrachas e machos, quando fui para casa do meu pai, onde tem uma garagem melhor que no meu AP): Como estava da saco cheio da barulheria do protetor folgado, meti dois rebites cegos.
Normalmente a tecnica pra soltar polias, é a tecnica da porrada: vc prende a polia o melhor que puder com a mão pela correia e da uma porrada na chave com um bom martelo.
No manual de serviço da Ford tem uma ferramenta, que pode ser facilmente construida. Use um pedaço de chapa ou cantoneira (é mais resistente), faça dois furos no espaçamento correto e coloque dois parafusos de forma que eles encaixem nos furos da polia, no mesmo principio da ferramenta abaixo.
abs
http://img21.imageshack.us/img21/8343/arpolia.jpg
Hoje a tarde consegui soltar a polia.
Tinha apenas uma arruela com +- 0,5mm de espessura.
Tirei ela fora e deixei a viatura ligada com o AC funcionando por uns 10 minutos. Não observei a polia desacoplar neste tempo, mas mesmo assim decidi por ficar com ela funcionando sem arruela (segunda procuro uma arruela com uma espessura menor). Liguei e desliguei o AC algumas vezes e vi que aparentemente o sistema está ok. Liga ele acopla desliga ele solta.
Os 10 min seriam suficientes para observar a polia desacoplando algumas vezes?
Rodei +- 12k até em casa e durante o trajeto percebi a polia desacoplando umas 02 vezes.
Existe algum risco em deixar o sistem sem a arruela?
O acomplamento não ficaria muito "forte"?
Algum problema no compressor ficar acoplado durante todo o tempo que o AC estiver ligado?
Problemas a vista no meu AC ou estou procurando cabelo em ovo???!!!
Como comentei os primeiro 03 dias depois de retirar a arruela ele funcionou muito bem. O único porém é que eu não escutava ele "desarmando" depois de funcionar por algum tempo.
Hoje ele ficou meio estranho: Com a viatura em marcha e motor variando o giro (acelerando ou desacelerando) a embreagem magnética fica funcionando de forma intermitente: "liga" o compressor funciona por uns 5~10 segundos e "desliga". O barulho do compressor ligando e desligando é levemente perceptível (mas meu ouvido está treinando e chega a ser irritante!). Efetivamente o AC está cumprindo seu papel, resfriando a cabine muito bem, mas estou desconfiado se esta quantidade de "liga desliga" no compressor não vão danificar alguma coisa.
Mais uma informação com o giro estabilizado não percebo o compressor desligar.
Algum entendido em AC poderia explicar o que está acontecendo?
De quanto em quanto tempo vcs percebem o compressor do AC ligando e desligando nas suas Rangers?
Ressussitando o tópico....
Ontem mandei arrumar o A/C da Ranger. Tinha furado uma mangueira e vazado todo o gás. De uma vez só.
Mandei reparar, recarregar o sistema e lavar o evaporador (tava imundo). paguei R$270,00.
Ai conversando com o reparador, ele me instruiu que, para quem pega muita lama, barro, além de limpar o sistema (por uma questão até de saude) o correto é limpar a região entre o condensador do A/C / intercooler / radiador, pois mesmo lavando com esguicho, acumula terra e sujeira entre um e outro, fazendo com que o condensador não troque calor direito e agrave o já sério problema de subir a pressão do sistema e o compressor desligar em baixas rotações. E de fato eu percebi isso mesmo na Ranger que com o passar dos anos, o ar tem deixado de funcionar a contento em baixas rpms, especialmente no transito pesado.
Um eletroventilador funcionaria mas....a limpeza é o procedimento mais correto e certo segundo ele.
Um abraço!
Depois de reler o tópico inteiro, lembrei de uma curiosidade: Meu compressor não desarma quando acelero o carro pra valer.
Os Subaru que eu tive tinham essa particularidade de detectar a "carga" no pedal do acelerador e desacoplar o compressor, aí quando voltasse a um giro mais normal, armava de novo. Exatamente como se fosse um "kickdown", se pisasse o curso todo do acelerador, ele desarma o compressor.
Na atual viatura não desarma nem a pau, só desarma quando a temperatura "gela" mesmo, aí ele desarma por uns 2 minutos e volta de novo...
Em tempo, meu sistema requer em torno de 600gr de carga de gás, se rodar com menos de 500 o AC não funciona pra não danificar o sistema.
O meu ac da ranger (2002 2.8PS) está acoplando e desacoplando em qq posição do botão.
Tem algum sensor que controle a temperatura?
Ela fica 4s ligado e 4 s desligado...