eu acho que é a "embreagem" do AC.
Versão Imprimível
eu acho que é a "embreagem" do AC.
é isso é falta de gás...esse problema é devido a um pressostato de baixa pressão ki desliga o compressor para naum perde o oléo lubrificante do mesmo devido o sistema naum estar completo de gas.
Thelmo, em marcha lenta qual a rotação do motor? Se a rotação estiver muito baixa o AC vai desligar mesmo. Se estiver em 1000 rpm não desliga.
Abraços.
Desenterraram o tópico!!!!
Isso foi em 12/2007. Depois disso +- em março ela voltou com o mesmo sintoma (mas de forma bem sutil) antes de acabar a garantia do serviço voltei lá. Dessa vez encontraram um vazamento em uma mangueria de alta pressão. Subsituiram a mangueira e colcaram uma nova carga de gás.
Funcionou bem por uns 08 meses.
Atualmente ela está da mesma forma que em 12/2007 só gela em alta.
Tudo bem, a pressão do gás pode não estar 100% coisa&tal, mas fico desconfiado de um vazamento que passa "um ano"(!!) vazando e mesmo assim não zera a quantidade de gás!!!
Olá, Telmo.
Tive uma experiência bastante parecida: Troquei condensador, carga de gás, etc. Ficava bom por um tempo, depois parava de gelar em baixa rotação.
Não sei se o sistema de A/C da sua Ranger é semelhante ao da Explorer (FS10) mas, no meu caso, o problema era folga excessiva na embreagem magnética de acoplamento do A/C. É o seguinte: Entre o disco de embreagem e a polia do A/C, tem 2 ou 3 espaçadores. Com o uso, há um desgate natural e a embreagem começa a "patinar" e perder eficiência - o que é mais perceptível na lenta (fica acoplando e desacoplando uma série de vezes). Bastou retirar um dos espaçadores. Nunca mais deu problema. A folga deve ficar entre 0,35 e 0,75 mm.
Boa sorte.
Márcio
Só para confirmar, essa é a mesma dica que o Alex63 me passou em outro tópico? (segue abaixo)
Não parti logo para ela pq confiei que os "especialistas" em AC verificariam essa possibilidade (por isso mesmo levei em uma oficinas de refrigeração TOP de Natal REFRIGERAÇÃO FERNANDES) que efetivamente serviu para instalar uns manômetros e dizer que está com gás baixo.
Digo isso pq perguntei um bocado sobre o que eles estavam fazendo... ...manômetro para um lado, para outro e nada de me explicarem de forma objetiva o que estavam lendo.
Quando eu perguntava qual seriam as pressões esperadas recebia uma cara de interrogação de volta. Tive até pena dos coitados (e do meu R$ consequentemente).
Se perguntasse qual seriam os limites máximo e mínimo que indicariam problemas na carga de gás aí e que eles não entederiam mesmo. Fiquei com a impressão que os manômetro deveriam ser binários pq eles não entendiam nem explicavam o que representava cada leitura.
No FDS vou tentar regular essa embreagem do meu AC e posto aqui o resultado.
Olá, Thelmo.
Não havia lido o tópico inteiro. É exatamente o mesmo que o Alex falou.
Só para constar: Também passei pro inúmeros "especialistas" em A/C, que mediram pressão na baixa, pressão na alta, etc.
Boa sorte.
Márcio
É necessário um torquímetro para fixar esta polia de volta ou dá para apertá-la no "sentimento"?
ontem, soltei o parafuso, arranquei a arruela e dei uma diminuida nela, ficou menos espessa, recoloquei e pronto, ta gelando que nem freezer,.
vlw mesmo,
mais uma vez agradecendo por ter mais um problema resolvido.:pipoca:
http://img9.imageshack.us/img9/6311/...iaarcondic.jpgO "sentimento" para este parafuso é de 13 Nm (olhei no manual de serviço). Espaçamento acima
abs
Algum macete de como folgar o parafuso?
Não estou com a melhor ferramenta disponível (uma chave combinada boca/fresada 8mm que só tem um 10cm de comprimento) mas mesmo com ela não consigo manter a polia no lugar para folgar o parafuso.
Por umas duas vezes a chave escapou deformando um pouco o parafuso e desisti até arranjar uma chave mais adequada.