x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39

Vai devagar com o aumento do pneu

Temos um link do bestcars sobre o calculador de pneus:
    http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
    Considerando o pneu original da ranger 245/70R16 temos:
    circunferencia de 2354.31mm e raio de 374.7mm
    Colocando o BF AT 245/75R16 temos:
    circunferencia de 2431.28mm e raio de 386.95mm
    Diferença de 76.97mm na circunferencia ou 3.27%
    O carro fica um pouco mais alto e com um o melhor pneu AT que conheço.
    Com o 265/75R16 temos:
    circunferencia de 2525.52mm e raio de 401.95mm
    Diferença de 171.21mm na circunferencia ou 7.27%
    Acredito que o máximo a atingir seja 5% dai para diante fica difícil para a transmissão.
    Uma outra opção seria o Yokohama Geolandar A/T-S 265/70R16
    link http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=58
    circunferencia de 2442.27mm e raio de 388.7mm
    Diferença de 87.96mm na circunferencia ou 3.74%
    Temos neste uma maior altura e maior largura da banda de rodagem sem extrapolar os 5%, fico com esse.
    Sds
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Eu achava que essa porcentagem fosse em relação ao ombro do pneu em mm e não referente à altura total em cm...
    Podemos experimentar a diferença do 235/75 R15 para o 33" aonde a diferença fica aproximadamente 13%, e nesse cálculo a diferença seria maior...
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Roda de bicicleta

Prezado Edintruder a diferenca percentual é em relação a circunferencia total.
    Voçe já experimentou pedalar a bicicleta com pneu pequeno e uma com pneu grande.
    Certamente vai fazer mais força com a de pneu maior considerando a mesma transmissão.
    Mas quanto a mais a transmissão aguenta ?
    Tem esse numero mágico de 5% .
    Sem falar na maior altura aumenta o centro de gravidade com consequencias a estabilidade.
    Sem falar no maior esforço nos componentes de suspensão e direção que tambem vai diminuir a vida útil dos mesmos.
    Sds

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Não sei qto a transmissão aguenta ou qto as peças de suspensão irão diminuir a sua vida útil, mas andar com a viatura mais alta e proporcionar mais estilo agressivo ao ingressar em trilhas, atoleiros e etc so com a troca dos pneus, vale a pena.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Prezado Edintruder a diferenca percentual é em relação a circunferencia total.
    Voçe já experimentou pedalar a bicicleta com pneu pequeno e uma com pneu grande.
    Certamente vai fazer mais força com a de pneu maior considerando a mesma transmissão.
    Mas quanto a mais a transmissão aguenta ?
    Tem esse numero mágico de 5% .
    Sem falar na maior altura aumenta o centro de gravidade com consequencias a estabilidade.
    Sem falar no maior esforço nos componentes de suspensão e direção que tambem vai diminuir a vida útil dos mesmos.
    Sds
    Sim, estás fazendo chover no molhado...
    a durabilidade da transmissão tem a ver diretamente tambem pelo torque que o motor proporciona, dessa forma um conjunto com pneus dinossáuricos montados num conjunto motriz de menor torque resistirá muito melhor que quando montado em um conjunto de potência extrtosférica e transmissão não compensada.

Outro potencial de quebra é a forma de pilotagem, aonde uma vez com pneus patinando em uma superfície de baixa aderência encontram outra de boa aderência, quem sofre é a transmissão com possível ruptura de um semi-eixo. Ex: Arrancar num acostamento de saibro e subir no asfalto sem aliviar a potência.

Bianor, em relação à medida eu entendi o que queres dizer, e só reforcei que a medida para o cálculo de diferença em porcentagem deve ser pela circunferência da banda de rodagem, nada a ver com o diâmetro ou altura total o pneu aonde dá um número nada a ver para os nossos cálculos. O diâmetro serve apenas para calcular os espaços no pára-lamas e saber a altura do solo.

dúvidas

exite a medida 255/70 R16?

se existir qual será a melhor escolha prevendo uma pequena alteração: 245/75 R16 ou 255/70 R16?

abs,

Citação Postado originalmente por bird Ver Post
    exite a medida 255/70 R16?

se existir qual será a melhor escolha prevendo uma pequena alteração: 245/75 R16 ou 255/70 R16?

abs,
    minha atual medida é a 245/70 R16 original da 3.0

Bem, nao achei topico melhor para postar minha duvida, entao vai la...

eu coloquei um BF 265/75/16 na L200...

qual a calibragem para esse pneu... O pessoal aonde comprei me falou 24 na frente e 27 atras... Isso mesmo?? O cara ate anotou no papel da garantia isso...

Citação Postado originalmente por FlavioLouveira Ver Post
    Bem, nao achei topico melhor para postar minha duvida, entao vai la...

eu coloquei um BF 265/75/16 na L200...

qual a calibragem para esse pneu... O pessoal aonde comprei me falou 24 na frente e 27 atras... Isso mesmo?? O cara ate anotou no papel da garantia isso...
    Flavio, a calibragem quando mudamos o pneu é sempre motivo de dúvidas e controvérsias... os meXânicos sempre dizem: "dotô, pneu maior, mais pressão.. " e não é verdade isso. O ideal é seguir à risca a recomendação do fabricante, mas para isso a tala das suas rodas deve ser a ideal também. Se estiver usando rodas originais (em torno de 6,5 a 7") e usar muita pressão, o centro do pneu vai ficar "mais alto" consequentemente gastando mais neste local. Era o que acontecia no início com meus BF 33", quando estava usando 33libras como me recomendaram (falaram até em 35). Agora estou usando 30libras nos dianteiros e 28 nos traseiros. Ainda acho que dá pra diminuir...

Se vc usar menos, vai ter melhor grip e um desgaste mais homogêneo, porém, gasta bem mais conbustível. Se diminuir muito vai gastar nas bordas e fazer muito barulho no asfalto.

De qualquer forma, acho 24 e 27 errado pois se é mais leve na traseira, pra que usar mais pressão? A pressãoõa tem que ser calculada considerando o peso e a área de contato. Se a área de contato aumentou, pode usar menos pressão. Sugiro que vc calibre os pneus e passe numa poça dágua no posto e logo depois ande no cimentado liso que eles tem perto das bombas, veja a "impressão digital" que o pneu deixou no chão, se ele encosta por igual ou só no centro..

Com relaçõa ao tópico inicial, segue uma planilha para ajudar no cálculo da diferença que a troca dos pneus causa na relação e no hodômetro.
    Pneus para ranger 16 Arquivos Anexos
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Em relação à pergunta o Gouveia já respondeu, o link abaixo é da RQ Sul, uma associação das empresas que fazem laudos para o Inmetro de alterações veiculares.

www.rqsul.com.br

Clica embaixo em cálculos de padrões e veja se o pneu utilizado é permitido pelo Denatran em comparação com o modelo original. A variação máxima admitida é 2%.

Flavio, também tenho estes pneus e uso 24 na frente e 26 quando sem nada na caçamba, quando carregado passo para 28 na frente e 30 atrás. Assim a picape pula menos, embora gaste o pneu mais rápido (não que isso seja um problema pro BF..)

Abs
    Arthur C

Citação Postado originalmente por ArthurC Ver Post
    Flavio, também tenho estes pneus e uso 24 na frente e 26 quando sem nada na caçamba, quando carregado passo para 28 na frente e 30 atrás. Assim a picape pula menos, embora gaste o pneu mais rápido (não que isso seja um problema pro BF..)

Abs

Oi pessoal, obrigado pelas resposta....

Entao arthur , foi mais ou menos o que me recomendaram entao...

Mas eu concordo com o que disse o Gouveia, pq deixar com mais pressao atras se esta mais leve?? Eu acho mais ´´sensato´´ o contrario, 27 na frente (mais peso) e 24 atras (mais leve)...

Enfim, achei o pneu mais macio que o Scorpion que eu tinha, que ele da mais tração na terra, eu sei, vamos ver como ele se comporta no asfalto agora...

Obrigado

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Pneus Eterna Dúvida.....
      Por Evandro Toyoteiro no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16