x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39
  • #13

    Vai devagar com o aumento do pneu




    Temos um link do bestcars sobre o calculador de pneus:
    http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
    Considerando o pneu original da ranger 245/70R16 temos:
    circunferencia de 2354.31mm e raio de 374.7mm
    Colocando o BF AT 245/75R16 temos:
    circunferencia de 2431.28mm e raio de 386.95mm
    Diferença de 76.97mm na circunferencia ou 3.27%
    O carro fica um pouco mais alto e com um o melhor pneu AT que conheço.
    Com o 265/75R16 temos:
    circunferencia de 2525.52mm e raio de 401.95mm
    Diferença de 171.21mm na circunferencia ou 7.27%
    Acredito que o máximo a atingir seja 5% dai para diante fica difícil para a transmissão.
    Uma outra opção seria o Yokohama Geolandar A/T-S 265/70R16
    link http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=58
    circunferencia de 2442.27mm e raio de 388.7mm
    Diferença de 87.96mm na circunferencia ou 3.74%
    Temos neste uma maior altura e maior largura da banda de rodagem sem extrapolar os 5%, fico com esse.
    Sds
    4X4 Brasil

  • #14
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu achava que essa porcentagem fosse em relação ao ombro do pneu em mm e não referente à altura total em cm...
    Podemos experimentar a diferença do 235/75 R15 para o 33" aonde a diferença fica aproximadamente 13%, e nesse cálculo a diferença seria maior...
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #15

    Roda de bicicleta

    Prezado Edintruder a diferenca percentual é em relação a circunferencia total.
    Voçe já experimentou pedalar a bicicleta com pneu pequeno e uma com pneu grande.
    Certamente vai fazer mais força com a de pneu maior considerando a mesma transmissão.
    Mas quanto a mais a transmissão aguenta ?
    Tem esse numero mágico de 5% .
    Sem falar na maior altura aumenta o centro de gravidade com consequencias a estabilidade.
    Sem falar no maior esforço nos componentes de suspensão e direção que tambem vai diminuir a vida útil dos mesmos.
    Sds

  • #16
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Não sei qto a transmissão aguenta ou qto as peças de suspensão irão diminuir a sua vida útil, mas andar com a viatura mais alta e proporcionar mais estilo agressivo ao ingressar em trilhas, atoleiros e etc so com a troca dos pneus, vale a pena.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #17
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Prezado Edintruder a diferenca percentual é em relação a circunferencia total.
    Voçe já experimentou pedalar a bicicleta com pneu pequeno e uma com pneu grande.
    Certamente vai fazer mais força com a de pneu maior considerando a mesma transmissão.
    Mas quanto a mais a transmissão aguenta ?
    Tem esse numero mágico de 5% .
    Sem falar na maior altura aumenta o centro de gravidade com consequencias a estabilidade.
    Sem falar no maior esforço nos componentes de suspensão e direção que tambem vai diminuir a vida útil dos mesmos.
    Sds
    Sim, estás fazendo chover no molhado...
    a durabilidade da transmissão tem a ver diretamente tambem pelo torque que o motor proporciona, dessa forma um conjunto com pneus dinossáuricos montados num conjunto motriz de menor torque resistirá muito melhor que quando montado em um conjunto de potência extrtosférica e transmissão não compensada.

    Outro potencial de quebra é a forma de pilotagem, aonde uma vez com pneus patinando em uma superfície de baixa aderência encontram outra de boa aderência, quem sofre é a transmissão com possível ruptura de um semi-eixo. Ex: Arrancar num acostamento de saibro e subir no asfalto sem aliviar a potência.

    Bianor, em relação à medida eu entendi o que queres dizer, e só reforcei que a medida para o cálculo de diferença em porcentagem deve ser pela circunferência da banda de rodagem, nada a ver com o diâmetro ou altura total o pneu aonde dá um número nada a ver para os nossos cálculos. O diâmetro serve apenas para calcular os espaços no pára-lamas e saber a altura do solo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #18

    dúvidas

    exite a medida 255/70 R16?

    se existir qual será a melhor escolha prevendo uma pequena alteração: 245/75 R16 ou 255/70 R16?

    abs,

  • #19
    Citação Postado originalmente por bird Ver Post
    exite a medida 255/70 R16?

    se existir qual será a melhor escolha prevendo uma pequena alteração: 245/75 R16 ou 255/70 R16?

    abs,
    minha atual medida é a 245/70 R16 original da 3.0

  • #20
    Bem, nao achei topico melhor para postar minha duvida, entao vai la...





    eu coloquei um BF 265/75/16 na L200...

    qual a calibragem para esse pneu... O pessoal aonde comprei me falou 24 na frente e 27 atras... Isso mesmo?? O cara ate anotou no papel da garantia isso...

  • #21
    Citação Postado originalmente por FlavioLouveira Ver Post
    Bem, nao achei topico melhor para postar minha duvida, entao vai la...

    eu coloquei um BF 265/75/16 na L200...

    qual a calibragem para esse pneu... O pessoal aonde comprei me falou 24 na frente e 27 atras... Isso mesmo?? O cara ate anotou no papel da garantia isso...
    Flavio, a calibragem quando mudamos o pneu é sempre motivo de dúvidas e controvérsias... os meXânicos sempre dizem: "dotô, pneu maior, mais pressão.. " e não é verdade isso. O ideal é seguir à risca a recomendação do fabricante, mas para isso a tala das suas rodas deve ser a ideal também. Se estiver usando rodas originais (em torno de 6,5 a 7") e usar muita pressão, o centro do pneu vai ficar "mais alto" consequentemente gastando mais neste local. Era o que acontecia no início com meus BF 33", quando estava usando 33libras como me recomendaram (falaram até em 35). Agora estou usando 30libras nos dianteiros e 28 nos traseiros. Ainda acho que dá pra diminuir...

    Se vc usar menos, vai ter melhor grip e um desgaste mais homogêneo, porém, gasta bem mais conbustível. Se diminuir muito vai gastar nas bordas e fazer muito barulho no asfalto.

    De qualquer forma, acho 24 e 27 errado pois se é mais leve na traseira, pra que usar mais pressão? A pressãoõa tem que ser calculada considerando o peso e a área de contato. Se a área de contato aumentou, pode usar menos pressão. Sugiro que vc calibre os pneus e passe numa poça dágua no posto e logo depois ande no cimentado liso que eles tem perto das bombas, veja a "impressão digital" que o pneu deixou no chão, se ele encosta por igual ou só no centro..


    Com relaçõa ao tópico inicial, segue uma planilha para ajudar no cálculo da diferença que a troca dos pneus causa na relação e no hodômetro.
    Pneus para ranger 16 Arquivos Anexos
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #22
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Em relação à pergunta o Gouveia já respondeu, o link abaixo é da RQ Sul, uma associação das empresas que fazem laudos para o Inmetro de alterações veiculares.

    www.rqsul.com.br

    Clica embaixo em cálculos de padrões e veja se o pneu utilizado é permitido pelo Denatran em comparação com o modelo original. A variação máxima admitida é 2%.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #23
    Flavio, também tenho estes pneus e uso 24 na frente e 26 quando sem nada na caçamba, quando carregado passo para 28 na frente e 30 atrás. Assim a picape pula menos, embora gaste o pneu mais rápido (não que isso seja um problema pro BF..)

    Abs
    Arthur C

  • #24
    Citação Postado originalmente por ArthurC Ver Post
    Flavio, também tenho estes pneus e uso 24 na frente e 26 quando sem nada na caçamba, quando carregado passo para 28 na frente e 30 atrás. Assim a picape pula menos, embora gaste o pneu mais rápido (não que isso seja um problema pro BF..)

    Abs

    Oi pessoal, obrigado pelas resposta....

    Entao arthur , foi mais ou menos o que me recomendaram entao...


    Mas eu concordo com o que disse o Gouveia, pq deixar com mais pressao atras se esta mais leve?? Eu acho mais ´´sensato´´ o contrario, 27 na frente (mais peso) e 24 atras (mais leve)...

    Enfim, achei o pneu mais macio que o Scorpion que eu tinha, que ele da mais tração na terra, eu sei, vamos ver como ele se comporta no asfalto agora...

    Obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Pneus Eterna Dúvida.....
      Por Evandro Toyoteiro no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 30/06/2008, 21:46
    4. Comprei um Engesa...
      Por caducouto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 60
      Última resposta: 21/10/2005, 09:07
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade