putz meu,que facada eim?
qual é a turbina da sua ranger? T2? eu posso ver se arranjo uma usada
mas realmente é muitissimo estranho esse motor derreter assim eim...
Versão Imprimível
putz meu,que facada eim?
qual é a turbina da sua ranger? T2? eu posso ver se arranjo uma usada
mas realmente é muitissimo estranho esse motor derreter assim eim...
No contexto dessa discussão, faço a seguinte pergunta:
para evitar uma situação parecida, de quanto em quanto tempo (ou Km) a válvula termostática deve ser substituída?
Existe alguma espécie de teste que avalia se está na hora de realizar a substituição?
Não é difícil evitar esse tipo de problema. É só ficar atento aos instrumentos do painel. Além do mais, nenhum motor chega nesse ponto sem avisar com antecedência...
Talvez ajude:
- Vá no site da International/MWM e procure o distribuidor mais próximo, com certeza o preço dele para a turbina e todas as peças é muito mais barato que na Ford;
- Tente também em lojas de peças para tratores da linha Massey-Fergunson, eles costumam ter peças para motores Maxion muito mais em conta;
[]'s
A propósito, se, por algum motivo, o motor superaquecer, a água vai sair pela válvula do vaso de expansão antes que a luz CHECK GAGE acenda. E, sem água, não vai acusar superaquecimento, a menos que vc esteja acompanhando pelo marcador no momento do superaquecimento, babaus... já era e vc nem vai ver. Pelo menos com o Maxion 2.5...
Experiência própria: qdo estive no Peru, acima dos 3.000 m de altitude a bagaça esquentou! Não sei porque cargas d'água (ou melhor, acho q o anjo da guarda estava comigo), eu estava de olho no marcador e vi a temperatura subindo rapidamente, ops, f*deu! Vou parar e ver o que está havendo! Nem cheguei a parar e a temperatura começou a baixar rapidamente... Mesmo assim parei e, sem desligar o motor, abri o capô, o que vejo? A válvula do vaso de expansão deixando o precioso líquido esvair-se, volto para a cabine e olho no marcador: temperatura normal! E o líquido verde borbulhando e escorrendo... Detalhe: não causou nenhuma fumaceira exagerada de vapor d'água, isto me leva a crer que se eu não estivesse acompanhando pelo marcador da temperatura estaria em maus lençois... O marcador teria voltado a posição normal e eu teria seguido viagem até acontecer algo pior.
Desfecho da história: esperei o motor esfriar, completei o nível, coloquei o motor para funcionar e fui-me na boa, com um olho na estrada e três (dois da minha namorada) no marcador de temperatura, até Cusco. Lá, foi descoberta a causa do aquecimento: não estava passando ar pelo radiador por causa do barro incrustado. Entre o radiador do AC e o da água estava cheio de terra, impedindo a passagem do ar. Dias antes, havíamos passado por um lamaçal enorme na estrada Parque no Pantanal, álias, uns 2000Kms antes. Atravessamos a Bolívia sem nenhum problema, mas próximo de Cusco a temperatura ambiente estava mais elevada aconteceu o problema...
Bastou retirar o radiador, reabastecer colocando aditivo e sentar o pé... Do Peru fomos para o Chile, voltamos para a Bolívia, Chile novamente, Argentina e finalmente Brasil. Foi um enorme sobe e desce cordilheira e mais nenhum problema de aquecimento...
Isso foi há 30.000 Kms atrás e o Maxion 2.5 tá que é uma beleza, graças a previdência divina, nenhuma seqüela.
Uma foto da parada para manutenção na Autrisa de Cusco - Peru:
http://i172.photobucket.com/albums/w...00_1466red.jpg
Eu ando sempre de olho no painel, afinal se os instrumentos existem devem ser observados!
Lili,
No caso da tua turbina, coloca a TGV para manter os mesmos parâmetros de potência, se colocar uma WG tens que mudar o coletor de escapamento pois o flange de acoplamento é diferente, fora que a potencia vai reduzir para 132 cv e o torque vai aparecer 200 rpms mais tarde.
Lili,
No caso da tua turbina, coloca a TGV para manter os mesmos parâmetros de potência, se colocar uma WG tens que mudar o coletor de escapamento pois o flange de acoplamento é diferente, fora que a potencia vai reduzir para 132 cv e o torque vai aparecer 200 rpms mais tarde.[/quote]
Ok Edintruder,
tem um cara em curitiba q o mecanico indicou q conserta turbinas, ele alega usar peças originais e oferece garantia de 6 meses... acho q vou arriscar 1000 reais... a nova 4000... gastei isso na retifica+mecanico+ pistoes e bicos...
oq acham?
abs
Ok Edintruder,
tem um cara em curitiba q o mecanico indicou q conserta turbinas, ele alega usar peças originais e oferece garantia de 6 meses... acho q vou arriscar 1000 reais... a nova 4000... gastei isso na retifica+mecanico+ pistoes e bicos...
oq acham?
abs[/QUOTE]
Lili,
Ano passado um amigo teve um problema com a turbina da sua L-200 que tbm era TGV. O valor no mercado era bem acima dos R$ 4.000. Resultado, acharam em goiania por menos da metade deste valor em um ferro velho e em ótimo estado.
Acho q seria uma boa vc verificar se não existe em algum ferro velho alguma turbina TGV em bom estado. Retificar turbina para um veículo de uso do dia-a-dia eu não indico.
C Bridi
Fugindo um pouco da história , mas a minha S10 também aconteceu o mesmo e bem dizer na mesma região , repara que não foi só a minha que esquetou o resto do povo que estava comigo também esquentou. No nosso caso eu acho que a altitude tem um pouco de culpa também , o motor fica sufocado por causa da pressão atmosférica e esquenta .
O local foi próximo a Calama no Chile, você andou por esta estrada.