Cbridi, a mancha que aparece na manta do capu foi causada por esta fervura?
sds
Versão Imprimível
Lili
Acontece sim e sem aviso de nenhum sensor se a válvula travar, a água fica presa na parte superior do motor onde acontece a queima, e é pra isso que ela serve para que haja aquecimento rápido na área de queima e com o tempo a válvula vai abrindo permitindo a circulação conforme o motor vai esquentando. Bom naquela área não tem sensor e se a temperatura sobe a água ferve aí aparecem os sinais de água e vapor espirando pelo reservatório e se não for notado pelo condutor o estrago acontece, pois todos os sinais são externos como vapores, cheiros e outros sintomas.
Pelo seu relato o rapaz estava desatento talvez por não conhecer o carro e mesmo porque ele é largo e os vapores ficam fora da visão do motorista e só parou o veiculo por ter travado tudo. Talvez um passageiro notasse o fato.
Aconteceu comigo com outro motor eu percebi a água sendo jogada pelo sistema sem nenhum aviso de sensor. Fiz uma verificação e estava frio o radiador como todo o resto, por isso não dispara alarme, pois a água quente nem passa por ele. Até eu descobri o que era, demorou, ficava repondo a água do reservatório até conseguir sanar o problema era a válvula travada, saquei fora e tudo voltou ao normal.....
Abraço
Quati
No caso do motor da Ranger o sensor de temperatura da água fica junto com da válvula termostática...
E aí Jean, puxa cara! Venho à público agradecer tuas dicas, foram muito proveitosas, o mapa dos postos Copec é muito bom para quem anda no Chile... o passeio foi demais!!!
Se a estrada que vc se refere for entre Calama e San Pedro do Atacama a resposta é sim, passei por este caminho.
Acredito que a altitude tenha a ver com o ocorrido, mas o fato é, que depois de desmontar e limpar o radiador, tudo voltou ao normal, inclusive passei por pontos muito mais elevados depois de Cusco...
Não Allan, essa mancha é de barro, mas é parte do problema :-)Citação:
Postado originalmente por Allan Nielsen
Essa mancha é herança do lamaçal na estrada Parque - em Corumbá - MS. Foi por causa desse lamaçal que as aletas do radiador ficaram entupidas de terra...
A estrada Parque tem uns 100 Kms, bem antes da metade já estava do jeito da foto abaixo, nunca vi terra tão grudenta, grudava tanto que, com o peso, chegou a arrancar as proteções internas dos paralamas traseiros... Se eu fosse um pouco menos jumento, antes de seguir viagem, teria mandado passar um jato de água no radiador, não apenas na lataria...
http://i172.photobucket.com/albums/w...00_0577red.jpg
Pois é, Walter, e porque será que esquentou sem ligar o CHECK GAGE?
Em Cusco, para diagnosticar o problema, fiz um teste com o pessoal da Autrisa (mecânica). Trocamos todo o líquido de arrefecimento e, para quem conhece Cusco, subimos o morro para Saqsayhuman atolando o pé no acelerador. Antes de chegar no topo, a temperatura quase atingiu o vermelho e começou a cair. Foi tudo rápido, não demorou para subir além do normal e nem para começar a cair. Posso estar exagerando, mas acho que não levou 1 min. Paramos, abrimos e capô e lá estava a água saindo pela válvula do reservatório de expansão. Será que é problema na válvula do reservatório que está abrindo antes do tempo?
De qquer forma, depois de limpar as aletas do radiador e repôr pela segunda vez o líquido de arrefecimento não tive mais nenhuma dor de cabeça...
[]'s
Provavelmente porque não tinha água. Sabe o que eu acho que ta faltando nesses picapes? Um sensor de nível de água dentro do vaso de expansão. Tive um Fiat Uno que tinha e o nosso caminhãozinho Iveco Daily também tem.
Com um sensor desses, acho que dificilmente alguém seria pego de surpresa por falta de água...
E é bem fácil colocar um. Comprei um por R$ 8,00 (acho que do gol) para colocar no meu Samurai..é só fazer um furo no vaso de expansão que ele encaixa la, e puxar a ligação do painel (quando o nivel ta baixo ele fecha o contato entre os dois polos do sensor)...será que dá para adaptar na luz do check gage na ranger?
É realmente tá um mingau de primeira. Por curiosidade, aqueles para-barros na parte interna do para-lama dianteiro que ficam apoiados sobre o chassis estavam inteiros? Pois parece que foi muita lama nas correias e helice pra lambuzar a manta deste jeito.
sds
A ideia é boa :idea:. A duas semanas atras escapei deste tipo de problema pela indicação do painel do VW-Polo, acusando nivel baixo no vaso de expansão (furou o radiador).
Acho que dá ate pra usar a indicação no painel THEFT (ladrão dágua) que não tem uso na ranger diesel. Ou tambem conjuga-lo em paralelo com a indicação de agua no diesel, neste caso facilita por não necessitar mexer em fiação e painel.
Walter, vc que conhece os circuitos da Ranger.....:mrgreen:
sds
A idéia é excelente! Dá para fazer uma ligação entre as duas usando uns diodos, o problema é só em relação à voltagem do sistema e quais fios acionam essas duas lâmpadas.