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Convex Datacenter
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  • #13
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    É Vazoli também estranhei um pouco...Mas como o colega Walter falou...projeto de suspensão para uma tonelada...Mas fica tranquilo...com o tempo a gente acostuma...eu também ainda estou acostumando com a minha...também sou marinheiro de primeira viagem em caminhonete diesel

  • #14

    Ranger pula, mas menos que outras...

    Tive uma Ranger CD ano 2.000. Pickup não é Sedan, todo mundo sabe... e aos poucos se acostuma.... Em ondulações a Ranger desgarra bem menos que a S10, essa sim eu tinha que tirar o pé.... a Ranger nunca me incomodou com isso....

    O que a Ranger tinha era o efeito "barco", em asfalto liso mas com aquele sobe e desce... se você vinha chutado ela virava um "barco" (para cime para baixo... até "legal".. hhehehe) mas nada que desgarrasse....


    Não tenho medo de tempo seco, pois se o pneu é largo ele ainda "segura" esses escorregões.... mas na chuva, até se acostumar com a pickup, é bom tirar o pé.... pois no molhado o bicho pega (quem anda de moto sabe que na chuva a aderência nào é a metade... é 10 vezes menor....)
    4X4 Brasil Razão: erros de português
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #15
    Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Minha antiga Ranger era cabine simples e não podia ver ondulações na pista (principalmente em curvas) que já se "animava" toda e saia "dançando" de traseira. Se for colocar um peso, é bom que ele fique preso ao fundo da caçamba caso contrário se ele pular junto pode ser pior... a minha atual cabine dupla é mais estável, mas tudo depende da velocidade, do tamanho da ondulação, e até da pressão dos pneus (notei que com os novos pneus que uso com calibragem 35lb ela pula mais)

    Devagar vc se acostuma com ela, mas verifique os amortecedores e até os feixes de molas, isso pode estar piorando a estabilidade...


    Agora que vi, você é de Barcarena-PA.. trabalha na Albras ou Alunorte? hehe eu já fui duas vezes aí!


    boa sorte!
    Gouveia, vc não usa mais os 235 c/35 lbs (que por sinal fica melhor c/30 lbs), o seu pneu atual é melhor colocar 26 a 28 lbs.

    Vazoli, é tudo questão de calibragem e amortecedor traseiro, já que o seu amortecedor é novo, o seu problema é c/ calibragem.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #16
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não tem jeito. Suspensão feita pra uma tonelada de carga andando sem carga é assim mesmo.
    Baixando a pressão dos pneus traseiros atenua bem esse problema.
    Eu ligo a tração assim que percebo as ondulações e pronto. Com a tração ligada da pra passar rasgando sem nenhum desvio....
    Você usa a tração em piso seco? sem diferencial central?
    Carlos Gouveia (Govi)
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  • #17
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por VAZOLI Ver Post
    BEM ELA É CAB. DUPLA E EU USO 30lb NOS QUATROS PNEUS QUE ESTÃO EM BOM ESTADO. E OS AMORTECEDORES TRASEIROS SÃO NOVOS. FALTA EU DAR UMA OLHADINHA NO FEIXE DE MOLAS PARA DAR UMA REVISÃO GERAL NA SUSPENSÃO.
    Sem carga atrás, coloque 27 ou 28 lbs nos pneus traseiros e deixe os dianteiros com 30 lbs. Melhora bastante.

  • #18
    Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Você usa a tração em piso seco? sem diferencial central?
    Em situações como essa, ligo sempre.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #19
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    E qual seria a lb correta pra andar na areia fofa?

    Valeu!
    PC
    PC Miranda
    Ex Ranger CD XLT 4x4 4.0 99
    Cherokee XJ 4.0 98 / Pajero Full HPE 3.2 09

  • #20
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por PCMiranda Ver Post
    E qual seria a lb correta pra andar na areia fofa?

    Valeu!
    PC
    Acredito que com os pneus originais ou 31" o limite seja umas 18lbs. Eu costumo andar com 20lbs (fica uma barriguinha discreta) e nos casos extremos 18lbs. Quando volto para o asfalto volto a calibragem antiga, ou vou bem mais devagar.

  • #21

    calibragem de pneu.... o dilema

    pois é, esse negócio de calibragem é uma faca de dois "legumes"...

    Se calibra a menor......
    fica mais macia, mais confortável, mais aderente e segura, notadamente em piso úmido.....
    por outro lado... rodando no asfalto... vai consumir mais diesel, esquenta mais o pneu (desgastando-o em menor tempo), pode entortar ou quebrar a roda do carro, sujeita mais a pancadas......

    Se calibra a mais......
    menor consumo, maior conforto auditivo (menos barulho), maior proteçào da roda contra pancadas... etc...
    por outro lado.... dá trabalho extra para a suspensão, desliza com mais facilidade - principalmente na chuva, pode fazer bolha ou deformaçào no pneu em buracos e por aí vai.....

    Quando andava com uma blazer V6, sempre usava 35 e nunca me incomodei....
    Já na tracker (diesel), usava 26, como dizia no manual.....
    Na Ranger, com pneu 31x10,5, usava 32...

    Na hilux, me recomendaram na concessionária usar 32.... estou usando 30....

    ... mas ainda continuo em dúvida....
    4X4 Brasil Razão: português errado
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
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  • #22
    Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    pois é, esse negócio de calibragem é uma faca de dois "legumes"...
    Se calibra a mais......
    menor consumo, maior conforto auditivo (menos barulho), maior proteçào da roda contra pancadas... etc...
    por outro lado.... dá trabalho extra para a suspensão, desliza com mais facilidade - principalmente na chuva, pode fazer bolha ou deformaçào no pneu em buracos e por aí vai.....
    Pois é! Estou com essa dúvida também. ontem fui calibrar os 33x12,5 pela primeira vez e os da frente estavam com 35, os de tras 32. botei 35 como indicaram na loja da BF, mas notei que os pneus traseiros estão com os cantinhos de alguns gomos começando a "descascar" será que é porque a calibragem está alta? ando na estrada asafaltada e quase não faz barulho, to até achando silenciosos esses MUD. Mas tenho "pena" de rodar com menos de 30lb...
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #23
    Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Pois é! Estou com essa dúvida também. ontem fui calibrar os 33x12,5 pela primeira vez e os da frente estavam com 35, os de tras 32. botei 35 como indicaram na loja da BF, mas notei que os pneus traseiros estão com os cantinhos de alguns gomos começando a "descascar" será que é porque a calibragem está alta? ando na estrada asafaltada e quase não faz barulho, to até achando silenciosos esses MUD. Mas tenho "pena" de rodar com menos de 30lb...
    Eu sempre andei com 28 na frente de 22 atras nos meus 33".
    Com carga coloco no máximo 30 nos traseiros... Minhas rodas são de 7”.
    A recomendação de pressão dos BFs só vale com rodas mais largas que 8,5”

    Se a sua roda for de 6.5" polegadas tem que abaixar a pressão menor que 30LBs
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #24
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Eu sempre andei com 28 na frente de 22 atras nos meus 33".
    Com carga coloco no máximo 30 nos traseiros... Minhas rodas são de 7”.
    A recomendação de pressão dos BFs só vale com rodas mais largas que 8,5”

    Se a sua roda for de 6.5" polegadas tem que abaixar a pressão menor que 30LBs
    As rodas são as originais da Ranger, acho que é 6,5" sim! mas com 28 e 22lb não gasta muito o pneu? qtos km duram em média com esta calibragem rodando mais no asfalto?
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
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