Ranger pula, mas menos que outras...
Tive uma Ranger CD ano 2.000. Pickup não é Sedan, todo mundo sabe... e aos poucos se acostuma.... Em ondulações a Ranger desgarra bem menos que a S10, essa sim eu tinha que tirar o pé.... a Ranger nunca me incomodou com isso....
O que a Ranger tinha era o efeito "barco", em asfalto liso mas com aquele sobe e desce... se você vinha chutado ela virava um "barco" (para cime para baixo... até "legal".. hhehehe) mas nada que desgarrasse....
Não tenho medo de tempo seco, pois se o pneu é largo ele ainda "segura" esses escorregões.... mas na chuva, até se acostumar com a pickup, é bom tirar o pé.... pois no molhado o bicho pega (quem anda de moto sabe que na chuva a aderência nào é a metade... é 10 vezes menor....)
calibragem de pneu.... o dilema
pois é, esse negócio de calibragem é uma faca de dois "legumes"...
Se calibra a menor......
fica mais macia, mais confortável, mais aderente e segura, notadamente em piso úmido.....
por outro lado... rodando no asfalto... vai consumir mais diesel, esquenta mais o pneu (desgastando-o em menor tempo), pode entortar ou quebrar a roda do carro, sujeita mais a pancadas......
Se calibra a mais......
menor consumo, maior conforto auditivo (menos barulho), maior proteçào da roda contra pancadas... etc...
por outro lado.... dá trabalho extra para a suspensão, desliza com mais facilidade - principalmente na chuva, pode fazer bolha ou deformaçào no pneu em buracos e por aí vai.....
Quando andava com uma blazer V6, sempre usava 35 e nunca me incomodei....
Já na tracker (diesel), usava 26, como dizia no manual.....
Na Ranger, com pneu 31x10,5, usava 32...
Na hilux, me recomendaram na concessionária usar 32.... estou usando 30....
... mas ainda continuo em dúvida....