Postado originalmente por
ramonpoa
pois é, esse negócio de calibragem é uma faca de dois "legumes"...
Se calibra a menor......
fica mais macia, mais confortável, mais aderente e segura, notadamente em piso úmido.....
por outro lado... rodando no asfalto... vai consumir mais diesel, esquenta mais o pneu (desgastando-o em menor tempo), pode entortar ou quebrar a roda do carro, sujeita mais a pancadas......
Se calibra a mais......
menor consumo, maior conforto auditivo (menos barulho), maior proteçào da roda contra pancadas... etc...
por outro lado.... dá trabalho extra para a suspensão, desliza com mais facilidade - principalmente na chuva, pode fazer bolha ou deformaçào no pneu em buracos e por aí vai.....
Quando andava com uma blazer V6, sempre usava 35 e nunca me incomodei....
Já na tracker (diesel), usava 26, como dizia no manual.....
Na Ranger, com pneu 31x10,5, usava 32...
Na hilux, me recomendaram na concessionária usar 32.... estou usando 30....
... mas ainda continuo em dúvida....