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Convex Datacenter
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  • #1

    Angry me ajudem comprei uma bomba explorer




    Ola pessoal,sou novo por aqui!!Comprei uma explorer 98 unico dono( meu conhecido o ex dono) e comecou a quebrar!! a tracao nao funciona,os discos que acoplam o 4x4 nao da precao o suficiente!!e agora o rolamento dianteiro do lado do mot estourou!!!!Onde posso encontrar esses discos??eo rolamento só com o cubo inteiro???Estou perdido e nao sei o q mais faco com esse carro!!!Por favor quem puder me ajude!!!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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  • #3
    Olá, Edson.

    Com um pouco de paciência, informação e - claro - alguma despesa, estas coisas se ajeitam. A Explorer realmente exige cuidados, com o agravante que as concessionárias praticamente só trocam peças e no paralelo não é muito popular - não se encontra facilmente quem domine seus diversos detalhes.

    Se você detalhar bem os "defeitos", com certeza irá receber informações e dicas para resolver os problemas. É também interessante efetuar busca nos tópicos, pois estes problemas são mais comuns do que a gente costuma crer.

    Supondo que sua Explorer tem transmissão automática e opção de tração no painel (AUTO/HIGH/LOW), a tração é integral em AUTO, mudando a relação e reduzida em HIGH / LOW. Como o acionamento é elétrico, o acúmulo de lama e água vai causar problema (assim como na RANGER, S10, etc.), mas quase sempre não é muito complexo (pode até ser fusível). Tem bastante tópicos sobre este assunto.

    Quanto ao rolamento, precisa trocar o cubo inteiro. Mas tem recondicionado por R$500,00. Estou usando na minha há mais de 1 ano, sem problemas. Tem um tópico no fórum PICAPES 4X4 do pessoal que tem Ranger e também está usando recondicionado (a recondicionadora abre o cubo, troca o rolamento e fecha).

    Boa sorte e não desanime.

    Márcio

  • #4
    Oi Edson,

    Voce disse que "os discos que acoplam o 4x4 não dão pressão..."

    Vamos lá, como você identificou que são os discos? Normalmente só abrindo a T-case pra ter certeza que é isso. La dentro pode haver um garfo empenado, uma bucha plástica quebrada ( o que normalmente faz empenar o garfo) ou guia do eixo que movimenta o garfo pode estar desgastado. Normalmente, falta de lubrificação causa isso. (tem uma bombinha com mangueirinha interna que direciona o óleo lá dentro)

    Caso o problema seja os discos mesmo, realmente deu muito azar. Ou vc acha uma T-case desmontada por outro problema e aproveita os discos ou compra uma T-case usada, de R$2,5k a $3k. Tarefa não muito simples pq não é comum dar problema...

    Mas antes de mexer na T-case vamos tentar isolar o problema (se é que você já não abriu a Tcase)

    Perguntas:

    1) Sua T-case é ControlTrack? (No painel vem escrito "Auto"no lugar de "4x2")
    2) Quando aciona 4x4 High acende a Luz no painel?
    3) Mesmo não acendento já testou em piso escorregadio se patina somente o eixo traseiro?
    4) Algum ruido anormal quando tenta acionar o o 4x4?
    5) 4x4 Low funciona?
    6) Já retirou o motor eletrico e tentou engatar manualmente?
    7) Testou o motor eletrico?

    Bom, veja esses ítens a se tem algo mais a acrescentar na lista de sintomas...

    []'s
    Marco Mendonça

  • #5
    A caixa ja foi desmontada,e eu acho que sao os discos,vou explocar pq!Desmontamos a caixa e nao achamos nada de anormal,o garfo,o as engrnagens tudo muito novo(inclusive os discos!!!), na bancada ta funcionando,entao fomos procurar o erro e achei que o nao esta indo forca (eletricidade) para o imã que faz engatar a tracao.Peguei uma bateria joguei forca no ima e tudo funcionou engatou e desengatou todo muito bom!!Pronto parecia que tinha resolvido o problema!!Montei a caixa no carro,liguei um fio corrente direto na caixa sem passar no modulo do carro ,tudo engatou, no elevador a roda da frente girou e tudo mais,mas na hora q encosta a roda da frente no chao,que ela trava no chao a roda para ,falta forca !!(parece que os discos estao patinando!!!)A reduzida funciona ,o motor eletrico tambem!!! O carro era de um Sr,que nunca usou a tracao!!
    CONTO COM A EXPERIENCIA DE VCS!!!
    Bom é isso ai!! Estou muito grato pela atencao com que responderam!!
    Quanto ao rolamento dianteiro,estou tentado uma gambi!! se der certo passo p vcs,vai ficar muito barato!!!
    AS RESPOSTAS DO MARCO
    1-VEM ESCRITO AUTO
    2-SIM ACENDE
    3-SIM SÓ O TRAZEIRO(ENCALHEI NA GARAGEM MOLHADA DE CASA!!!RSRS)
    5-LOW ESTA PERFEITO
    4-NENHUM RUIDO,SÓ FICA UM POUQUINHO MAIS ASPERA,MAS COISA IMPERCEPITIVEL!!
    6-SIM JA E ENGATA A REDUZIDA NORMALMENTE
    7-SIM ESTA NORMAL

  • #6
    Olá, Edson.

    Sua "gambi" (gambiarra?) ainda está em andamento? Parece que o Pequeno Júnior teve uma experiência negativa usando o rolamento recondicionado. P'rá compensar, encontrou uma alternativa e informou até o contato com o fornecedor (despacha para todo o Brasil). O tópico está no fórum de Picapes (aluma coisa como "Rolamento Dianteiro da RANGER").

    Quanto à T-case, nunca vi uma aberta, mas parece que o Marco conhece do assunto. Vou aproveitar para tirar algumas dúvidas: Você fez um by-pass do controlador para energizar o solenóide e verificar se acoplava, certo? Depois, quando baixa o carro e não há deslocamento, ainda está com o by-pass ou já com a ligação "normal"? Você fez by-pass também para a bomba? Pelo diagrama elétrico (não olhei fisicamente) são 3 fios de alimentação na T-case: Marrom no solenóide, Amarelo e Laranja na bomba de óleo. Não sei se é este o caso, mas em alguns sistemas hidráulicos o óleo não age só como um lubrificante / dissipador de calor, mas como componente da transmissão de energia. É só um palpite, que pode parecer incoerente e até ser uma grande besteira, mas e se o óleo for o responsável por "preencher" o espaço entre os discos e evitar que "patinem"?

    Uma última dúvida - e desculpem a ignorância: Na vista explodida da Tcase, não achei estes "discos". Por acaso, seriam os componentes da "embreagem" interna (clutch pack)? Se forem, há uma recomendação expressa no Manual de Serviços para que a embreagem seja retirada e instalada como conjunto, sem desmontar e sempre mantendo a posição original.

    Um abraço.

  • #7

    vou tentar

    vou conversar com o mecanico,e ver se tem alguma ligacao eletrica na bomba se houver tem sentido o q falou!! Pq os cambios auto só funcionam com öleo,sem oleo eles patinam!!!!
    Mto Obrigado!!!!

  • #8

    conversei com o mecanico!!

    Sem XANXE!!!!Nao vai fio nenhum p dentro da caixa a nao ser o do imã!!A bomba é mecanica e esta em perfeito estado,foi testado na bancada!!Mas é isso ai,devagar chegamos lá!!!. Quanto a gambi do rolamento ,era exatamente aquela que eu ia fzr,mas nao da certo pq nao tem as capas do rolamento iria estragar com agua,lama ,etc!!
    Valeu!! estou esperando mais dicas

  • #9
    Olá, Edson.

    É verdade, a bomba é movida pelo próprio eixo da caixa. Os fios amarelo e laranja são para mudar de HIGH para LOW e vice-versa.

    Procurei no E-bay e encontrei uma "embreagem" à venda (US$290,00 + frete + impostos). É interessante que o próprio nome em inglês (VISCOUS CLUTCH ou "embreagem viscosa") leva a crer que a "transmissão" é pelo meio viscoso, ou seja, o óleo.

    Você pode encontrar no E-bay em: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/EXPLO...QQcmdZViewItem

    Boa sorte!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos me ajudem comprei uma bomba explorer-03_1.jpg  

  • #10
    é verdade os discos trabalham com óleo,dentro da caixa eles ficam submersos no óleo!eu ja etou a ponto de !!!Comprei a Explo pq era 4x4 e a desgraca nao funciona!!!
    mas,muito obrigado!!!
    Abracos!


    SERA QUE ALGUEM TERIA O MANUAL DA CAIXA DIZENDO COMO FUNCIONA E COMO É MONTADA????...

  • #11
    Olá, Edson.

    Tenho um CD em inglês e outro em espanhol com quase todas as informações de manutenção / serviços para motor, suspensão, transmissão, chassis, etc.

    O CD em inglês é melhor, pois tem todos os diagramas elétricos e de vácuo, diagnóstico, descrição de operação, ferramentas especiais necessárias e a seqüência de montagem / desmontagem. Vou verificar se é protegido contra cópia. Se você tiver interesse, me informe.

    O CD em espanhol eu comprei no Mercado Livre - e tem toda a seqüência de montagem e desmontagem, ferramentas necessárias e testes de operação. Vou ver se é possível disponibilizar numa área de transferência aqui do site.

    Continuo com dúvidas quanto aos "discos": São os da embreagem interna da caixa? Se for, os manuais tratam como peça única, não reparável e que não deve ser desmontada. Na seqüência de desmontagem da caixa tem inclusive instrução para manter pressão no conjunto para não abrir na retirada e para guardar na mesma posição. Acho que agora é um pouco tarde...

    Mais uma coisa: A transferência de força é realmente feita através do óleo da caixa. A descrição do funcionamento é mais ou menos assim: A caixa de transferência 7A195 para tração em todas as rodas, automática e de ação constante, não tem controles externos. Uma caixa de alumínio de 2 peças contém o conjunto. A unidade é impulsionada por uma corrente. Uma embreagem viscosa (7L499), não reparável, é responsável pela distribuição de torque para as saídas dianteira e traseira da caixa. A embreagem viscosa possui discos ranhurados alternados, através dos quais flui um óleo viscoso. A resistência do fluido ao cizalhamento faz com que os discos transmitam uma torção numa relação aproximada de 65% na traseira e 35% na dianteira.

    Um abraço.

    Márcio

  • #12
    OK!!è isso mesmo são os discos que fazem a distribuição da força!!Ja estou muito grato pelas informações!!Caso consiga disponibilizaros o cd,vou ficar muito mais!!!!
    è isso ai!! devagar faço essa traçao funcionar na marra!!!!

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