x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Angry me ajudem comprei uma bomba explorer

Ola pessoal,sou novo por aqui!!Comprei uma explorer 98 unico dono( meu conhecido o ex dono) e comecou a quebrar!! a tracao nao funciona,os discos que acoplam o 4x4 nao da precao o suficiente!!e agora o rolamento dianteiro do lado do mot estourou!!!!Onde posso encontrar esses discos??eo rolamento só com o cubo inteiro???Estou perdido e nao sei o q mais faco com esse carro!!!Por favor quem puder me ajude!!!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Agradecimentos: 0
    devolva para o seu "amigo"!

Olá, Edson.

Com um pouco de paciência, informação e - claro - alguma despesa, estas coisas se ajeitam. A Explorer realmente exige cuidados, com o agravante que as concessionárias praticamente só trocam peças e no paralelo não é muito popular - não se encontra facilmente quem domine seus diversos detalhes.

Se você detalhar bem os "defeitos", com certeza irá receber informações e dicas para resolver os problemas. É também interessante efetuar busca nos tópicos, pois estes problemas são mais comuns do que a gente costuma crer.

Supondo que sua Explorer tem transmissão automática e opção de tração no painel (AUTO/HIGH/LOW), a tração é integral em AUTO, mudando a relação e reduzida em HIGH / LOW. Como o acionamento é elétrico, o acúmulo de lama e água vai causar problema (assim como na RANGER, S10, etc.), mas quase sempre não é muito complexo (pode até ser fusível). Tem bastante tópicos sobre este assunto.

Quanto ao rolamento, precisa trocar o cubo inteiro. Mas tem recondicionado por R$500,00. Estou usando na minha há mais de 1 ano, sem problemas. Tem um tópico no fórum PICAPES 4X4 do pessoal que tem Ranger e também está usando recondicionado (a recondicionadora abre o cubo, troca o rolamento e fecha).

Boa sorte e não desanime.

Márcio

Oi Edson,

Voce disse que "os discos que acoplam o 4x4 não dão pressão..."

Vamos lá, como você identificou que são os discos? Normalmente só abrindo a T-case pra ter certeza que é isso. La dentro pode haver um garfo empenado, uma bucha plástica quebrada ( o que normalmente faz empenar o garfo) ou guia do eixo que movimenta o garfo pode estar desgastado. Normalmente, falta de lubrificação causa isso. (tem uma bombinha com mangueirinha interna que direciona o óleo lá dentro)

Caso o problema seja os discos mesmo, realmente deu muito azar. Ou vc acha uma T-case desmontada por outro problema e aproveita os discos ou compra uma T-case usada, de R$2,5k a $3k. Tarefa não muito simples pq não é comum dar problema...

Mas antes de mexer na T-case vamos tentar isolar o problema (se é que você já não abriu a Tcase)

Perguntas:

1) Sua T-case é ControlTrack? (No painel vem escrito "Auto"no lugar de "4x2")
    2) Quando aciona 4x4 High acende a Luz no painel?
    3) Mesmo não acendento já testou em piso escorregadio se patina somente o eixo traseiro?
    4) Algum ruido anormal quando tenta acionar o o 4x4?
    5) 4x4 Low funciona?
    6) Já retirou o motor eletrico e tentou engatar manualmente?
    7) Testou o motor eletrico?

Bom, veja esses ítens a se tem algo mais a acrescentar na lista de sintomas...

[]'s
    Marco Mendonça

A caixa ja foi desmontada,e eu acho que sao os discos,vou explocar pq!Desmontamos a caixa e nao achamos nada de anormal,o garfo,o as engrnagens tudo muito novo(inclusive os discos!!!), na bancada ta funcionando,entao fomos procurar o erro e achei que o nao esta indo forca (eletricidade) para o imã que faz engatar a tracao.Peguei uma bateria joguei forca no ima e tudo funcionou engatou e desengatou todo muito bom!!Pronto parecia que tinha resolvido o problema!!Montei a caixa no carro,liguei um fio corrente direto na caixa sem passar no modulo do carro ,tudo engatou, no elevador a roda da frente girou e tudo mais,mas na hora q encosta a roda da frente no chao,que ela trava no chao a roda para ,falta forca !!(parece que os discos estao patinando!!!)A reduzida funciona ,o motor eletrico tambem!!! O carro era de um Sr,que nunca usou a tracao!!
    CONTO COM A EXPERIENCIA DE VCS!!!
    Bom é isso ai!! Estou muito grato pela atencao com que responderam!!
    Quanto ao rolamento dianteiro,estou tentado uma gambi!! se der certo passo p vcs,vai ficar muito barato!!!
    AS RESPOSTAS DO MARCO
    1-VEM ESCRITO AUTO
    2-SIM ACENDE
    3-SIM SÓ O TRAZEIRO(ENCALHEI NA GARAGEM MOLHADA DE CASA!!!RSRS)
    5-LOW ESTA PERFEITO
    4-NENHUM RUIDO,SÓ FICA UM POUQUINHO MAIS ASPERA,MAS COISA IMPERCEPITIVEL!!
    6-SIM JA E ENGATA A REDUZIDA NORMALMENTE
    7-SIM ESTA NORMAL

Olá, Edson.

Sua "gambi" (gambiarra?) ainda está em andamento? Parece que o Pequeno Júnior teve uma experiência negativa usando o rolamento recondicionado. P'rá compensar, encontrou uma alternativa e informou até o contato com o fornecedor (despacha para todo o Brasil). O tópico está no fórum de Picapes (aluma coisa como "Rolamento Dianteiro da RANGER").

Quanto à T-case, nunca vi uma aberta, mas parece que o Marco conhece do assunto. Vou aproveitar para tirar algumas dúvidas: Você fez um by-pass do controlador para energizar o solenóide e verificar se acoplava, certo? Depois, quando baixa o carro e não há deslocamento, ainda está com o by-pass ou já com a ligação "normal"? Você fez by-pass também para a bomba? Pelo diagrama elétrico (não olhei fisicamente) são 3 fios de alimentação na T-case: Marrom no solenóide, Amarelo e Laranja na bomba de óleo. Não sei se é este o caso, mas em alguns sistemas hidráulicos o óleo não age só como um lubrificante / dissipador de calor, mas como componente da transmissão de energia. É só um palpite, que pode parecer incoerente e até ser uma grande besteira, mas e se o óleo for o responsável por "preencher" o espaço entre os discos e evitar que "patinem"?

Uma última dúvida - e desculpem a ignorância: Na vista explodida da Tcase, não achei estes "discos". Por acaso, seriam os componentes da "embreagem" interna (clutch pack)? Se forem, há uma recomendação expressa no Manual de Serviços para que a embreagem seja retirada e instalada como conjunto, sem desmontar e sempre mantendo a posição original.

Um abraço.

vou tentar

vou conversar com o mecanico,e ver se tem alguma ligacao eletrica na bomba se houver tem sentido o q falou!! Pq os cambios auto só funcionam com öleo,sem oleo eles patinam!!!!
    Mto Obrigado!!!!

conversei com o mecanico!!

Sem XANXE!!!!Nao vai fio nenhum p dentro da caixa a nao ser o do imã!!A bomba é mecanica e esta em perfeito estado,foi testado na bancada!!Mas é isso ai,devagar chegamos lá!!!. Quanto a gambi do rolamento ,era exatamente aquela que eu ia fzr,mas nao da certo pq nao tem as capas do rolamento iria estragar com agua,lama ,etc!!
    Valeu!! estou esperando mais dicas

Olá, Edson.

É verdade, a bomba é movida pelo próprio eixo da caixa. Os fios amarelo e laranja são para mudar de HIGH para LOW e vice-versa.

Procurei no E-bay e encontrei uma "embreagem" à venda (US$290,00 + frete + impostos). É interessante que o próprio nome em inglês (VISCOUS CLUTCH ou "embreagem viscosa") leva a crer que a "transmissão" é pelo meio viscoso, ou seja, o óleo.

Você pode encontrar no E-bay em: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/EXPLO...QQcmdZViewItem

Boa sorte!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos me ajudem comprei uma bomba explorer-03_1.jpg  

é verdade os discos trabalham com óleo,dentro da caixa eles ficam submersos no óleo!eu ja etou a ponto de !!!Comprei a Explo pq era 4x4 e a desgraca nao funciona!!!
    mas,muito obrigado!!!
    Abracos!

SERA QUE ALGUEM TERIA O MANUAL DA CAIXA DIZENDO COMO FUNCIONA E COMO É MONTADA????...

Olá, Edson.

Tenho um CD em inglês e outro em espanhol com quase todas as informações de manutenção / serviços para motor, suspensão, transmissão, chassis, etc.

O CD em inglês é melhor, pois tem todos os diagramas elétricos e de vácuo, diagnóstico, descrição de operação, ferramentas especiais necessárias e a seqüência de montagem / desmontagem. Vou verificar se é protegido contra cópia. Se você tiver interesse, me informe.

O CD em espanhol eu comprei no Mercado Livre - e tem toda a seqüência de montagem e desmontagem, ferramentas necessárias e testes de operação. Vou ver se é possível disponibilizar numa área de transferência aqui do site.

Continuo com dúvidas quanto aos "discos": São os da embreagem interna da caixa? Se for, os manuais tratam como peça única, não reparável e que não deve ser desmontada. Na seqüência de desmontagem da caixa tem inclusive instrução para manter pressão no conjunto para não abrir na retirada e para guardar na mesma posição. Acho que agora é um pouco tarde...

Mais uma coisa: A transferência de força é realmente feita através do óleo da caixa. A descrição do funcionamento é mais ou menos assim: A caixa de transferência 7A195 para tração em todas as rodas, automática e de ação constante, não tem controles externos. Uma caixa de alumínio de 2 peças contém o conjunto. A unidade é impulsionada por uma corrente. Uma embreagem viscosa (7L499), não reparável, é responsável pela distribuição de torque para as saídas dianteira e traseira da caixa. A embreagem viscosa possui discos ranhurados alternados, através dos quais flui um óleo viscoso. A resistência do fluido ao cizalhamento faz com que os discos transmitam uma torção numa relação aproximada de 65% na traseira e 35% na dianteira.

Um abraço.

Márcio

OK!!è isso mesmo são os discos que fazem a distribuição da força!!Ja estou muito grato pelas informações!!Caso consiga disponibilizaros o cd,vou ficar muito mais!!!!
    è isso ai!! devagar faço essa traçao funcionar na marra!!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem