

Fotos do cubo de roda. Primeiro ainda com as lonas de freio, depois sem elas (só sobrou o burrinho! rs)

E agora, sem flange!

Todo mundo separado, pra na hora de montar de novo não ter erro!

O diferencial vai perder a tampa (essa é a foto de depois, mas tanto faz, antes ele tava desse jeito mesmo, talvez um pouco mais sujo! rsrs)

lado de dentro da tampa do diferencial, limpinho. Note que quando se remove essa tampa o óleo do diferencial derrama todo pela tampa mesmo.



Aqui, o diferencial, na glória de suas engrenagens e entranhas. E aí, quem conhece, esse é o auto-blocante?


O semi-eixo com a temível planetária, removido da roda. O que sobra lá é o que se segue:

rolamento e retentor do cubo da roda (se é que não tou falando groselha!)

Planetárias para receberem aquele "talento" de fim de semana. Precisam estar limpinhos pra a mulherada "pirar" (sqn!) rsrs
E toda essa aventura, litros de óleo, suor, sangue, quilos de parafusos, tampas e semi-eixos com planetárias para chegarmos:

Aqui. Puras 5 gramas de arroelas de pressão, para preencher o espaço da folga. Pelo que o Saltorato contou ali acima e com a gente no grupo whatsapp, ele então comprou uma arruela com a medida que precisava. Medida cuidadosamente auferida com espessura de 4 décimos de milímetro (0,4mm). Pra medir é bom um paquímetro ou micrômetro. Serviço de precisão!

Na foto, a arroela de cima é a original Ranger, que com o tempo cria folga entre o eixo e a trava. Foram colocadas as duas arruelas a original mais a de 0.4mm para eliminar a folga que foi medida anteriormente. Alternativamente poderia ser usada uma arruela só de dimensões (diâmetro interno e externo) idênticas mas com a espessura total da original mais os 0.4mm.
Bom, e pra fechar tudo de novo, é só fazer o processo inverso, levando em conta que você como um bom mecânico colocou todas as peças em locais onde fica fácil lembrar a ordem que foram sendo removidos!
Aqui novamente a foto do diferencial aberto (no caso a foto já foi tirada no "depois" então ali estão já as duas arroelas! agora estou indicando onde realmente a arroela está):

Bom, é isso aí! Muito obrigado ao Saltorato por compartilhar esse life hack com a gente, pois pode ser de muita valia pra quem tiver problema parecido.
Notando que o problema apareceu na Ranger 97, então esse diferencial já trabalhou um bom tempo até precisar que isso seja feito! Claro que pode ocorrer mais cedo em caso de má manutenção.
