Com relação aos lubrificantes para motores Diesel, cada fabricante com cada projeto tem suas caracteristicas, ora a Ford pelo que puder ver tem a classificação 913 D que supera a C, e onde a norma D é especifica para motores Diesel mas aplicavel para linha Flex, o contrario não é desejável. Logo entende-se que a norma 913 D tem um pacote amplo de soluções que valem para ambos os motores, diesel e Flex e posso concluir que algums pacotes de aditivos valem para o diesel e são inuteis para o flex e vice versa, sendo assim universal, onde a classificação API atual é SL, a mais alta atualmente é SN, pode-se dizer esta classificação é de interesse para os motores Flex, pouco importa para Diesel, onde por ex para FLEx temos coisa melhor Motul Especific 913 D ou Castrol Magnatec 5w30 todos API SN ou Castro Edge 5w30, onde quero chegar o importante para os que tem motores diesel é, observar e desejar a Classificação Sae 5w30, onde tambem tem de ter API "C" o melhor possivel, no caso CJ-4 o mais alto e desprezar o API SL para flex. Nessa Busca achei óleos específicos para Diesel 5W30 API CJ-4 como o MOBIL DELVAC 1 LE 5W30 sintético ou Lubrax Extremo Heavy duty sintético, ambos para caminhões, me corrijam se raciocinei errado devemos para os motores diesel buscar um produto tal que seje ele assim:
se possivel norma Ford 913 D
obrigatoriamente SAE 5w30
desejavel API CJ-4
isso no mundo perfeito, vejo que por ai tirando os safos, que já sabem disso e buscam outros produtos, quase todos estão colocando produtos boms mas não o mais indicado mesmo atendendo a norma do fabricante que deve ser o requisito MINIMO.
Atento que isso para os motores da Ranger