Postado originalmente por
lfschmitz
O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).
Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.
Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?
Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.