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Há como aumentar a potência do motor 2.5 td da Ranger 2001?

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  • 27/06/2015, 23:53
    Borjaoo
    Amigo,muito interessante seu texto. Desculpa mudar um pouco sobre o carro do tooico, Mas vi que também tem uma triton, peguei uma ha pouco tempo e ainda não sei muito sobre a viatura mas estou gostando bastante. Sobre essa potência de motor, no caso das nossas viaturas qual a velocidade / faixa de giro segura para a viatura?

    Agradeço desde já pela atenção.
  • 28/06/2015, 00:05
    guga100
    Tinha um cliente uma vez na css que eu trabalhava, que ele conseguia quebrar o motor daquela ranger direto, tipo duas vezes por ano (durante uns três anos mais ou menos) e era uma 2.8, era uma ranger ano 2004 se eu n me engano. Ele n andava com aquela ranger, ele pilotava ela, esticava todas as marchas sem exceção e sempre rs. Vcs já viram quebrar aquele eixo que segura os balancins? (N sei como vcs chamam está peça, já que o comando de válvulas dela é no bloco e sobe só as varetas , acho que sabem a peça que me refiro né) ele consiguiu raxar ela no meio rsrs.
    Além das esticadas, as reduções muito bruscas. A gente explicava pro "piloto" que aquilo era um motor a diesel, que devia ser conduzido como tal, mas ele n queria saber, apenas pagava o concerto e levava ela embora.
    E era uma 2.8, um motor que quase ngm bota defeito.
    A durabilidade de qualquer motor vai muito do pé da peçinha entre o banco e o volante.
  • 28/06/2015, 16:25
    lfschmitz
    Citação:

    Postado originalmente por guga100 Ver Post
    Tinha um cliente uma vez na css que eu trabalhava, que ele conseguia quebrar o motor daquela ranger direto, tipo duas vezes por ano (durante uns três anos mais ou menos) e era uma 2.8, era uma ranger ano 2004 se eu n me engano. Ele n andava com aquela ranger, ele pilotava ela, esticava todas as marchas sem exceção e sempre rs. Vcs já viram quebrar aquele eixo que segura os balancins? (N sei como vcs chamam está peça, já que o comando de válvulas dela é no bloco e sobe só as varetas , acho que sabem a peça que me refiro né) ele consiguiu raxar ela no meio rsrs.
    Além das esticadas, as reduções muito bruscas. A gente explicava pro "piloto" que aquilo era um motor a diesel, que devia ser conduzido como tal, mas ele n queria saber, apenas pagava o concerto e levava ela embora.
    E era uma 2.8, um motor que quase ngm bota defeito.
    A durabilidade de qualquer motor vai muito do pé da peçinha entre o banco e o volante.


    TODO motor com comando de válvula no bloco tem maior propensão à flutuação de válvulas pela grande inércia do conjunto vareta+tucho+balancim+válvula. Então, embora esse motor HSD seja girador, acima de 4500rpm é enorme a chance de flutuarem as válvulas a baterem contra a cabeça do pistão que já vem para o ponto morto superior, ainda mais considerando as altíssimas taxas de compressão e minúsculas câmaras de combustão que motores de ciclo Diesel usam.

    Entortar válvulas e varetas, quebrar balancins e eixos de balancins... é sinal de motorista que não sabe usar o motor.
  • 28/06/2015, 17:16
    lfschmitz
    Citação:

    Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Amigo,muito interessante seu texto. Desculpa mudar um pouco sobre o carro do tooico, Mas vi que também tem uma triton, peguei uma ha pouco tempo e ainda não sei muito sobre a viatura mas estou gostando bastante. Sobre essa potência de motor, no caso das nossas viaturas qual a velocidade / faixa de giro segura para a viatura?

    Agradeço desde já pela atenção.

    O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).

    Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

    Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.

    Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?

    Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.
  • 28/06/2015, 17:44
    Borjaoo
    Citação:

    Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).

    Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

    Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.

    Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau.

    Obrigado pela resposta, suas informações são muito úteis para mim visto que sou leigo em carros diesel e na condução dos mesmos.

    Só uma coisa a relatar: minha Triton saiu de fábrica com pneus 225/75 R16, não peguei ela 0km porém peguei com pneus pirelli dessa mesma medida. Tenho um jogo de BF's 245/70 R16 quase zero que eu usava na ranger, ou seja, só irei comprar os pneus 265/70 (originais da HPE) quando esses dois jogos acabarem. Na região onde viajo muito, é difícil colocar mais de 120km/h devido a quantidade de curvas da rodovia, mas tô sempre na faixa de 2400rpm, pelo seu post, essa é uma faixa super tranquila para o motor, certo?

    mais uma vez obrigado!


    abraços
  • 28/06/2015, 18:04
    lfschmitz
    Citação:

    Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Obrigado pela resposta, suas informações são muito úteis para mim visto que sou leigo em carros diesel e na condução dos mesmos.

    Só uma coisa a relatar: minha Triton saiu de fábrica com pneus 225/75 R16, não peguei ela 0km porém peguei com pneus pirelli dessa mesma medida. Tenho um jogo de BF's 245/70 R16 quase zero que eu usava na ranger, ou seja, só irei comprar os pneus 265/70 (originais da HPE) quando esses dois jogos acabarem. Na região onde viajo muito, é difícil colocar mais de 120km/h devido a quantidade de curvas da rodovia, mas tô sempre na faixa de 2400rpm, pelo seu post, essa é uma faixa super tranquila para o motor, certo?

    mais uma vez obrigado!


    abraços


    Essa medida 225/75 vem nas Triton com relação de diferencial mais longa, em torno de 3,9:1. A relação final é quase exatamente a mesma das HPE com pneu 265/70 e diferencial 4,1:1 (aquela que mencionei de dar 160km/h a 3500rpm).

    Se colocares medida 245/70, a circunferência externa é quase exatamente a mesma dos 225/75. Não haverá mudança.
  • 28/06/2015, 21:05
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).

    Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

    Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.

    Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?

    Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.

    Nada a comentar! Explicação perfeita.

    No caso dos HSD 2.5 e 2.8PS, é meio comum o pessoal rachar a flauta de balancins. Já ví várias assim, e todas por conta dos "rojões" que o pessoal dá ara fazer fumaça com o motor livre. A minha ex-Ranger ajustei a BI para limitar em 5200rpm. Nunca quebrei pois andva sempre de boa, porém eventualmente eu sabia que podia esticar. A limitação eu alterei para ter mais fôlego acima dos 3500rpm. Raramente eu ia além de 4000rpm no HSD.
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