x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 80

Hybrid View

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2

Válvula Termostática Ranger

Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Ontem fui dar uma volta com minha Ranger na praia e como a maré estava alta tive que enfrentar um trecho de aproximadamente 2 ou 3km de areia bem frouxa.

Nesse trecho o carro andou de 2ª. Marcha (4x4 HI) a um pouco mais de 3.000 rpm.

Quando saí do trecho vi que a temperatura estava no vermelho. O carro não chegou a ferver e bastou parar um pouco, sem desligar o motor, que a temperatura rapidamente voltou ao normal. Mesmo assim, achei que não estava correto, pois foi pouco esforço para muito ´esquentamento´.

Como existem pouco relatos que aquecimento de Ranger aqui no fórum, resolvi procurar um mecânico e me antecipar a um problema maior.

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente em estrada/cidade, somente quando este passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Vamos aproveitar tb para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador, a qual está apresentando um pequeno vazamento de vapor.

Bom, estou postando o meu ´causo´ no sentido de saber se algum dos amigos Rangeiros já passou por situação similar e qual foi o problema/solução.

Outra coisa, qual a km recomendada para substituir a válvula termostática? laguém tem esta informação?
    Isso mesmo. 60.000Km
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Testei a válvula antiga em uma panela de água quente (teste hi-tech, né?) e ela abriu certinho...pelo menos aparentemente.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Olá pessoal...!
    Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
    Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
    Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
    Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Exclamation

Citação Postado originalmente por AlbertoSato Ver Post
    Olá pessoal...!
    Acho melhor testar seu carro sem a valvula...,se continuar esquentando o problema deve ser outro...!
    Não ha problemas rodar sem a valvula...,sem ela aumenta ate a circulação de água, pode ter certeza experiencia propria!
    Tenho uma Ranger e ela estava esquentando...,trokei uma serie de coisas,uma delas foi a valvula e o q pude perceber fazendo o mesmo percuso no mesmo horario...,foi q, sem a valvula o carro demorava mais a esquentar, com a valvula o carro esquentava muito rapido,isso com uma valvula zerada...!
    Ah...,provavelmente tenha começado a queimar a junta do cabeçote n toda mais uma parte,sei o carro n ferveu, mais esquentou muito!
    NÃO FAÇA ISSO!!! A RANGER NÃO PODE ANDAR SEM VÁLVULA TERMOSTÁTICA SENÃO AQUECE SEMPRE!
    A válvula serve para alterar o rumo da água para o bloco ou para o radiador, sem a válvula esse motor não define o caminho, então a mair parte da água irá para o próprio bloco e apenas o fluxo excedente irá para o radiador, em trabalho leve não se percebe problemas, mas basta puxar potência do motor para ele aquecer no vermelho!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Desculpe ,mas a infirmação que dei esta CORRETA! Conheço muitos mecanicos, muito experientes que afirmam que o que falei esta correto! Inclusive a oficina representante da Maxion e MWM me confirmaram...,a vavula do termostato eh utilizada para que o motor atinja mais rapido a temperatura ideal de funcionamento!
    Com sua retirada ah uma MAIOR circulação de água!
    Eh experiencia propria..., tenho uma Ranger que ja fiz esse teste de varias maneiras.
    Com o carro com o funcionamento normal vc não notará,com ou sem valvula ele atingirá determinada temperatura!Mas, com o motor aquecendo vc notará que aquece mais rapido COM a valvula do termostato, sem ela o motor demora mais para aquecer...!Agora ela esta com a valvula...,mais rodou mais de 2 anos sem ela e nunca tive problemas...,subo duna, no 4x4HI e no 4x4 LO e nada...,temperatura normal todo o tempo.Ela andou esquentando mais foi outra coisa. Problema na turbina...,coisa que aki no forum ninguem falou nada. Ela eh variável e as palhetas tinham travado em baixa funcionava uma maravilha mais qnd tinha que abrir ela tava travada ai a queima era muito grande criou-se um refluxo dos gases do escape fazendo com que o carro esquente!
    Bem..., isso foi o que pude constar com meu carro que acredito seja igual as outras Rangers.

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

instalando válvula termostática da ranger 2.5 maxion na 2.8

Colegas,

se a ranger 2.8 power stroke tem um "detalhe" na sua manutenção, este é a válvula termostática.
    Com diâmetro e comprimento único, ela só é vendida com a carcaça e sensor de temperatura junto, pela MWM/International.
    Não haveria problema algum se o preço (R$160 a R$200) não fosse cerca de 7 a 8 vezes o preço da válvula da ranger 2.5, que se encontra por até R$30 em algumas auto-peças, cujo motor é considerado muito parecido, sendo um projeto derivado do outro.

Ocorre que esta semana encontrei um "bocal" da válvula termostática, que penso ser da 2.5 - fotos 1 e 2.
    Então percebe-se que o diâmetro deste bocal, que parece ser da 2.5, encaixa-se válvulas "genéricas" de 54mm (2 pol.) e que ele possue exatamente as mesmas dimensões dos encaixes da mangueira e do encaixe com o suporte que pega no motor, se comparado ao mesmo "bocal" da 2.8 maixon-power stroke. Muda apenas o suporte interno onde fica a válvula. Percebe-se pelas fotos 4 e 5.

Dicas: 1. aparentemente não é possível usinar o bocal da 2.8 - a cara - para que entre válvulas de 54mm; 2. coloque uma válvula de temperatura um pouco mais baixa, tipo uma de 82 ou 85graus, pois o curso desta pode ser menor que o curso da válvula original da 2.8. Eu coloquei uma de 82 graus, acho que poderia ter colocado uma de temperatura um pouquinho mais alta, a temperatura sempre fica entre o "meio" e a primeira linha do relógio. Não fica "no meio" como fica com a válvula original. Isto ocorre porque a original é de 88 ou mais graus.

Para instalar, não tem segredo, só colocar silicone dos dois lados da válvula e apertar os dois parafusos do bocal com a válvula de R$30 dentro.

Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -100_2073.jpg   -100_2074.jpg   -100_2076.jpg   -100_2082.jpg   -100_2085.jpg  

Usuário
    Entrada
    08/05/2009
    Olá pessoal, ontem quando voltava de BH a temperatura da minha viatura subiu muito numa serra (foi no vermelho), não deu pra parar, pois não tinha acostamento e vários caminhões colados atrás, quando peguei uma reta a temperatura foi voltando devagar, mas foi a conta de pegar outra serra e a temperatura foi no talo de novo e dessa vez o motor desligou. Fui verificar, não tinha nem uma gota de água no depósito (havia verificado pela manhã tava no nível). Esperei esfriar e completei a água, o carro funcionou, mas começou a retornar água com pressão no depósito (mesmo frio) a ponto de ficar vazando na tampa e rachou o depósito, e detalhe a temperatura voltou a subir rapidamente. Bom agora concluindo chamei o guincho e agora ela tá parada aqui em casa. Imagino que possa ser aquela válvula que fica dentro da mangueira, que está travada ou pode ser junta queimada? Obs: O nível do óleo tá normal, não tem água misturada nele.
    O que vocês acham que pode ser? Abraço a Todos Vlw.
    Fábio Britto
    Ford Ranger 4x4 Diesel - Maxion 2.5 Euroll

Banido
    Entrada
    27/11/2006

motor

Colega,

Pode ser problema de ar no sistema de água. Como está sendo efetuada a troca?

Ao colocar água no reservatório, deve-se soltar a mangueirinha que fica na parte superior do radiador.

Após vazar pelo conector do radiador, instalar a mangueira e parar de colocar água.

Se foi feito este procedimento acima... Então, é melhor tentar achar um motor desses completo funcionando em algum ferro-velho ou desmanche... Ficaria mais barato que arrumar ele, pelas evidências...

"o carro funcionou, mas começou a retornar água com pressão no depósito (mesmo frio) a ponto de ficar vazando na tampa e rachou o depósito"

Se não for ar no sistema, por este detalhe percebe-se que compressão está indo para o sistema de água. Isto significa que há tricas no bloco ou no cabećote. Não perca seu tempo tentando arrumar o cabećote ou fazendo testes de trincas, compra logo outro novo...

O carro continuar forte?
    Sabia que você jamais deveria andar com a temperatura alta? Esquentou, pare imediatamente e verifique o sistema, esteja onde estiver. Mesmo dentro de um túnel, cruzamento grande, pare!

Daniel

Citação Postado originalmente por Fábio Britto Ver Post
    Olá pessoal, ontem quando voltava de BH a temperatura da minha viatura subiu muito numa serra (foi no vermelho), não deu pra parar, pois não tinha acostamento e vários caminhões colados atrás, quando peguei uma reta a temperatura foi voltando devagar, mas foi a conta de pegar outra serra e a temperatura foi no talo de novo e dessa vez o motor desligou. Fui verificar, não tinha nem uma gota de água no depósito (havia verificado pela manhã tava no nível). Esperei esfriar e completei a água, o carro funcionou, mas começou a retornar água com pressão no depósito (mesmo frio) a ponto de ficar vazando na tampa e rachou o depósito, e detalhe a temperatura voltou a subir rapidamente. Bom agora concluindo chamei o guincho e agora ela tá parada aqui em casa. Imagino que possa ser aquela válvula que fica dentro da mangueira, que está travada ou pode ser junta queimada? Obs: O nível do óleo tá normal, não tem água misturada nele.

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Parabéns, você terá que desmontar seu cabeçote agora.
    E verifique também se a VT não tá travada fechada. Mas, de qualquer jeito, pelo menos essa junta foi pro beleleu.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de rodrigonogueira
    Entrada
    11/12/2014
    Local
    simão-dias/SE
    junta do cabeçote queimada causa o mesmo sintoma,(vaza compressão do motor pro sistema de refrigeração) tive isso na efe e era a junta queimada, meu carro e o seu possui o mesmo motor, dai troquei a junta e retifiquei o cabeçote e acabou o problema, uma dica não poem junta paralela somente a original MWM que é de alumínio, depois conversando com o ex dono descobrir que ele tinha trocado a junta também, então não rodei nem 100km e ela queimou novamente, então colocar junta paralela é peca de $$ e tempo!

boa sorte
    abrço
    F-1000 XLT-97- Prata-MAXION 2.5/bicos 2.8 - A CHEIROSA -

Usuário
    Entrada
    08/05/2009
    Nuss, vacilei d+, tinha que ter parado o carro(mas tava osso de parar viu, talvez o prejuizo fosse maior, iam passar por cima, rsrs). Só não entendi porque a água sumiu toda, e outra dúvida o motor desligou, isso é uma proteção ou o motor quase fundiu a ponto de travar?
    Fábio Britto
    Ford Ranger 4x4 Diesel - Maxion 2.5 Euroll

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem