
Postado originalmente por
Troller-a-vista
As dicas ate o momento foram boas, mas devem ser tb com BOA compreensão. Pois no mundo sonoro, não existem verdades intocáveis e muitas vezes (diria que 97%) tudo é feito para te enganar e arrancar dinheiro com base em beleza, cores e principalmente NÚMEROS (potencia por exemplo).
Por isso indiquei ler o tópico de falantes da frontier, lá foi discutido um pouco sobre o assunto.
Colocar bons falantes? Isso é óbvio, mas o que seria um bom falante? Marca? Nao.. As marcas tem produtos bons, médio, ruins, excelentes e IMPAGÁVEIS...
Investir em pioneer (que normalmente é horrivel mas o povo brasileiro acha ótimo, provavelmente, pq la nos idos 1980 só tinha essa opcao pra fugir dos arlen, originais e super twters da vida), fosgate, mtx, kicker entre outros, nao é sinonimo de qualidade ou satisfação.
Precisa entender antes da assinatura sonora de cada marca, por exemplo:
Pionner: produção em super massa, preço razoável, som médio e grave, sempre produz o HIS (ou aquele som de fundo tipo um xiiisss, isso chamamos de HIS)
MTX e Fosgate: produção em massa, preço alto, som grave, voltado para quem gosta de aumentar o som e ter auqele gravão dentro do do carro (SPL)
Kicker: basicamente só é lembrada msmo em subwoofer, de grandes proporcoes, alta potencia e visual diferenciado, porem com qualidade final baixa .
JL, questo, Clarion: alto preço, alta qualidade (construtiva, materiais, sonora), resposta em todas as frequencias e volumes, tocada de graves macios e precisos, rápida resposta sonora.
O que é um falante bom? aquele que toca grave, médio e agudo (coaxial, bicoaxial, triaxial, pentaxial) ? Nao! Falante deve ter cortes de frequencia e cada falante tocar uma faixa específica de som, por exemplo sub graves (subwoofer) deve tocar de 60hz pra baixo, midbass de 60 a 100, twiter acima de 100-120hz.
Dificilmente vc terá uma amplitude perfeita de frequencias, provavelmente vai haver pqnos buracos no som, que podem ser solucionados com equalizacao, cortes ou falantes pqnos.
Por isso carros de luxo possuem 10, 12. 20 falantes, porém uma instalacao dessas é custosa e difícil, sao raros os instaladores no BR que conseguem isso com qualidade, por isso nao se deve instalar muitos falantes memso no carro.
Indico um kit 2 vias nas portas.
Falantes grandes tb nao é nada de outro mundo, há a impressão de que quanto maior, mais som vai ter. Isso não é necessariamente uma verdade ou uma inverdade, é apenas uma opcao.
Um falante grande deslocará mais ar que um falante peqno, portanto, sua penetracao tb PODE ser maior (nao necessariamente), porem com o tamanho maior, tb vem dificuldades, por exemplo a maior potencia necessaria para mover todas as partes móveis, perde-se sensibilidade (a grosso modo é a juncao de qualidade com capacidade de tocar, ou seja, precisa de mais volume para que ele comece a tocar, mas tb com muito volume ele pode distorcer), perde-se precisao (o falante ideal deve mover-se ao mesmo tempo e igualmente em toda extensao da sua borda, quando ele move-se em velocidade diferentes e amplitude diferente, fica tremulo, perde absolutamente todos os aspectos, como qualidade, sensibilidade, som, etc, vira um som parecido com um peido, aquela coisa tosca que nao é uma batida de instrumento mas produz muita pressao (SPL).
Falantes pequenos são muito mais dificieis de serem BEM instalados, pois se mandar muita potencia eles irao queimar, se instalados mal nao vao produzir potencia nem som. Porem se bem instalados (cabos, caixas, modulos, cortes, frequencia etc) a possibilidade de tocar MAIS e MELHOR que um modelo igual da mesma marca é muito grande.
Ha de se entender tb as necessidades de cada falante, como por exemplo o material de que é feito as partes.
Falantes com cones de papel, ou materiais moles, simples mais fracos, sao normalmente falantes mais baratos, possuem uma sensibilidade baixa (toca rapidamente mesmo em baixissimas potencias e volumes), porem por serem moles, distorcem rapidamente tb, enfiar potencia nesse falante é pedir para ter problemas (amplificadores e boosters), ja falantes que o cone é mais duro, por exemplo plasticos, kevlar, aluminio etc, terá uma distorcao bem menor, podera receber mais potencia, porem é mais pesado e mais dificil do som sair, logo vai precisar de mais volume e potencia...
Isso tudo que eu expliquei pode ser contornado com produtos de alta qualidade, alto preco e instalacao criteriosa... alem de conhecimento claro.
Por isso nao podemos falar em verdades absolutas nem tao pouco falar algo pq ouviu o carro do vizinho do amigo que é parente de nao sei quem.
Tb precisa saber as interacoes possiveis.
CLaro sempre haverao receitinhas prontas que dificilmente ficarao ruins, mas antes verifique se qm te deu a receita realmente entender de som ou acreditou no Remela que vende falante na esquina e fica ali o dia inteiro e nao se atualiza, nao ESTUDA (sim le livros, foruns, pesquisa, faz testes) o estudo.