Junto com o CONFIDENTE e o RangerTorres, fui um dos primeiros a me aventurar na empreitada de colocar GNV na Ranger. Vamos lá... Meu variador é o AeB Shark, esta com 12' de avanço, tanque sempre com alcool. Na cidade (Salvador, sempre com engarrafamentos) faço 10km/m3 e na estrada a média fica em torno de 12 a 13 km/m3. A metodologia de calculo que uso, acredito ser a mais adequada. Zero o cilindro, e faço o abastecimento. Em seguida, rodo até zerar novamente e vejo quantos km rodou e finalmente divido a km rodada pela quantidade de m3 do primeiro abastecimento. Existe uma grande diferença de pressão nos postos de gnv e mesmo abastecendo no mesmo posto, a pressão varia de acordo com o momento do abastecimento (Compressor ligado ou não, numero de carros abastecendo simultaneamente) e por isto, desisti de aferir da forma tradicional.
O problema da luz de injeção eu resolvi colocando uma chave liga-desliga no variador de avanço, junto a alavanca de câmbio (tipo push-down com led) onde, desligo o variador em caso de engarrafamentos. Ao contrário de CONFIDENTE, não tenho paciência de esperar a viatura se adequar ao GNV por livre e espontânea vontade e parti para a ignorância (eheheh)... Sim, o carro precisa do variador de avanço... Rodei 2 meses sem variador no início e o carro é outro.. Perde força e consome bem mais GNV. A velocidade de queima do GNV é bem menor que a do alcool e muito menor que a da gasolina e, sem o variador de avanço, uma boa parte do GNV é jogada pela descarga, vindo a se queimar no catalizador, o que aumenta a temperatura do mesmo e ocasionando muitas vezes, a queima da sonda-lambda.
Forte abraço a todos.

Responder com Citação