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  • #1
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    Como faço pra testar se a bomba d'agua está jogando água suficiente para o motor?
    Grand Vitara manual 4x4 2010-----EX-Ranger XLS 3.0 2006/07 4x4

  • #2
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    Em alguns carros, retirando a termostática.

    Você retira a termostática e a bomba dágua trabalha com menos esforço. E ai o motor que ferve a todo instante, simplesmente para de ferver e não esquenta. Esse teste é relativamente comum e o motor não deve esquentar. Por isso que mecanico menos esclarecido simplesmente arranca a válvula termostática quando o veiculo começa a ferver, do nada.

    Agora se você mencionou que o sistema está borbulhante, mesmo com o motor frio (e essas bolhas são muitas), e o motor superaquece, pode ser junta do cabeçote e ai o motor acaba mandando compressão para o sistema de arrefecimento.

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #3
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    Pessoal, a Ranger com bomba dágua quebrada só aquece em alto esforço (marcha reduzida) ou condução acima de 120km/h.
    A bomba dágua pode estar até desgastada e ser o caso de troca, mas 100% de certeza que ela não tem nenhuma relação com o aquecimento do veículo, mangueiras pressurizadas e borbulhas no reservatório.

    E outra, pra você estar com o carro com força e desempenho aparentemente normal, acredito que seja escapamento de compressão do cilindro mesmo, como ocorreu já comigo com minha atual Ranger.

    Meu relato foi feito no fórum, mas não estou encontrando. Na época gastei R$ 2.500,00 entre retífica, troca de válvulas, retentores, juntas e mão-de-obra. A única coisa que não botei novo e original no cabeçote foram os bicos que saíram perfeitos
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Pessoal, a Ranger com bomba dágua quebrada só aquece em alto esforço (marcha reduzida) ou condução acima de 120km/h.

    x2... bomba d´agua so aquece em 5a marcha a mais de 120...
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #5
    Em menos de um ano 2 bombas dagua da F1000 foram pro brejo isso que foram originais MWM. A Sillverado do meu Véio tb estava borbulhando, ele não me deu atenção, retirou o cabeçote, trocou as juntas, e continuou o problema, resultado, bomba da gua denovo, hehehe.
    Ex -F1000 x-10 4x4 98 ( sonho realizado)
    Ex-S10 Executive 4x4 2.8 eletronic 2010
    S10 LT 4x4 Diesel MT 2015

  • #6
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    tive problema semelhante, e estava entrando ar pela conexão da mangueira de agua com o sistema de ar quente interno do veiculo., mas a minha não borbulhava. Experimenta liga ela fria com a tampa do reservatório de agua aberta para ver se é junta de cabeçote.
    Ranger CS 4X4 3.0 Diesel BF33, Gaiola AP Injetada

  • #7
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    Se for detectado um problema no cabeçote que possa ser retificado, por mais bem feito que seja o trabalho o motor volta a funcionar como antes e com confiabilidade? Alguém já teve essa experinência?
    Grand Vitara manual 4x4 2010-----EX-Ranger XLS 3.0 2006/07 4x4

  • #8
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    Citação Postado originalmente por sagatiba Ver Post
    Se for detectado um problema no cabeçote que possa ser retificado, por mais bem feito que seja o trabalho o motor volta a funcionar como antes e com confiabilidade? Alguém já teve essa experinência?
    Se a retífica for bem feita, com peças originais e com mecânico bom, fica exatamente como novo.
    Fiz o este serviço de retífica na minha Ranger há 50.000km e até hoje está perfeita.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por sagatiba Ver Post
    Se for detectado um problema no cabeçote que possa ser retificado, por mais bem feito que seja o trabalho o motor volta a funcionar como antes e com confiabilidade? Alguém já teve essa experinência?
    X2 no Imperador! !!!!!!!!

    Tranquilissimo! Se o mecanico/retifica que fizer o serviço deixar o cabeçote sem trincas e, mais do que tudo, proceder o correto assentamento de válvulas correto, o motor volta a ser um motor novo novamente!

    Grande Abraço
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  • #10
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    E acrescentando.. vejam que a minha tá reprogramada (235cv - isso depois da retífica) e não ando aliviando o pé em estrada não...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #11
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    Pessoal,
    Sábado levei a viatura para avaliação nos mecânicos da região. 1°(ex-concessionaria) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$800,00 só da mão a obra de retirar e montar o cabeçote. 2°(Desconhecido) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$300,00 só da mão o obra de retirar e montar o cabeçote. 3°(ex-concessionaria só trabalha com ranger) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$650,00 só da mão de obra de retirar e montar o cabeçote.
    Conclusão: Vou relizar com o terceiro mecânico o qual passou mais confiança. Mas uma dúvida ainda ficou no ar, se a bomba d’água está boa, a embreagem viscosa funcionando normalmente, radiador estava limpo e com água, e o sistema sem válvula termostática como queimou a junta do cabeçote?
    Grand Vitara manual 4x4 2010-----EX-Ranger XLS 3.0 2006/07 4x4

  • #12
    Usuário Avatar de papa
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    Citação Postado originalmente por sagatiba Ver Post
    Pessoal,
    Sábado levei a viatura para avaliação nos mecânicos da região. 1°(ex-concessionaria) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$800,00 só da mão a obra de retirar e montar o cabeçote. 2°(Desconhecido) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$300,00 só da mão o obra de retirar e montar o cabeçote. 3°(ex-concessionaria só trabalha com ranger) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$650,00 só da mão de obra de retirar e montar o cabeçote.
    Conclusão: Vou relizar com o terceiro mecânico o qual passou mais confiança. Mas uma dúvida ainda ficou no ar, se a bomba d’água está boa, a embreagem viscosa funcionando normalmente, radiador estava limpo e com água, e o sistema sem válvula termostática como queimou a junta do cabeçote?
    E ai Sagatiba esteve no Carlinhos? para saber se a bomba ta jogando agua é só retirar a mangueira que joga a agua para o aquecedor de ar quente fica no fundo motor é esta do tubo que sai de cima da bomba e tem um suporte para tirar o motor junto corre o tubo do vácuo .
    PAPA
    Ranger XLS 2005 3.0, 204 cv

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