É com muito pesar que informo que o Maxion HSD 2.5 de 115 cv Euro I nascido em 14/06/1999, faleceu na última sexta-feira, dia 17/07/2009 aos 389.000km/rodados com causa mortis “quebrain le aneise le seguimentis” traduzindo quebra do anel do piston(Aneis de seguimento).
Em minhas mãos desde o dia 27/01/2004 e com 91.000km/rodados, nunca teve moleza. Rodou por vários estados do Brasil em exceção da Região Sul. Foi muito bem tratado, trocas de óleo no máximo com 7000km e sempre usei óleo da Motorcraft (Original Ford) e em cada troca de óleo eram trocados SEMPRE filtro de óleo, Filtro de Diesel e Filtro de ar. Fora isso, ele sempre teve manutenção corretiva e preventiva feita em dia e com peças de boa qualidade.
Desde os 315.000, o motor começou a dar sinais de que queria partir, mas protelei a parada no estaleiro do carro até aonde pude. Nesta quilometragem, devido ao excesso de compressão interna, começou a vazar óleo por alguns locais, principalmente pela bomba de óleo. A cada 1000km rodados era 1 litro de óleo no motor.
Nunca fui de aliviar o pé em viagens e a média sempre ficou na casa de 120 a 130 km/h, sendo que o máximo mostrado aqui no fórum no passado e aferido por GPS foi 158km/h retornando do Rio de Janeiro e ainda carregado. Participou de trilhas, passeios, Rally, brincadeiras expedições e etc.
Na semana em que quebrou o anel, fiz as seguintes coisas (Algumas dessas pode ter acelerado o processo):
- Domingo: Brincadeira de subir e descer um morro cheio de cascalho e com um bom ângulo de subida onde os pneus patinavam com o giro em torno dos 3500rpm até chegar lá em cima.
- Durante a semana: Duas idas a formosa-GO (210km lá de casa ida e volta) para resolver algumas coisas e com o pé embaixo. Alguuns momentos andando aos 140km/h
- Caminho normal de casa ao trabalho no restante da semana. Ando dentro do DF na casa dos 80 a 100km/h quando a pista não é cheia de pardais.
No momento em que quebrou o anel, senti o motor perder força e uma fumaceira BRanca miserável atrás do carro. Fora isso a vibração do motor já demonstrava que era algo relacionado aos anéis ou a quebra do piston, mas ao abrir o motor, vimos que foi apenas o anel que quebrou mesmo.
O Motor já foi desmontado e mandei para a retifica para verificar algumas coisas. O que mais me surpreendeu foi o estado do cabeçote. Para toda essa KM, está em perfeitas condições. Além disso, achava que a turbina teria uma enorme folga, muito pelo contrário, a folga é bem menor do que várias Rangers que já vi nas ruas com um pouco mais da metade da km que esse meu motor rodou.
Depois posto as fotos do motor , o que eestá sendo feito e o preço final da empreitada.
Estou prevendo + ou - R$ 4500,00. Vamos ver se eu acerto!
Abraços