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  • #1
    Usuário Avatar de Marcos Onofre
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    09/10/2012
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    Problemas com minha ranger, pfvr alguém me ajuda?




    Olá meus caros, tive um tempo sumido aqui do fórum, mas retornei para esclarecer algumas duvidas. Procurei bastante no 4x4 br, só que não encontrei algum tópico que se encaixava 100% com minhas duvidas. Vamos lá, tenho uma Ranger 2003, diesel, cabine dupla, a mesma encontra-se com alguns problemas. que acontece as vezes e do nada, tipo posso viajar pra longe, e não acontece nada, mas posso ir na esquina e acontecer tudo, a ultima vez que aconteceu foi semana passada. São eles:

    1- Do nada ela morre, como se acabasse o combustível, aí é só tirar a mangueira do filtro de ar e jogar um spray de óleo lubrificante que ela pega quando dá a partida.( Esse problema tem se tornado frequente)
    2- As vezes ela fica difícil de virar, mesmo com uma bateria de 90, as vezes não aguenta, arranque pesado (mas esse problema é o de menos, mt difícil acontecer mesmo)
    3-A embreagem está maluca, eu saio normal com a ranger, mas as vezes ela tipo que desregula com o tempo, tipo depois de um tempo dirigindo, é só eu levantar um pouquinho a embreagem ela já andando, tipo embreagem baixa. O pior é que já aconteceu comigo no transito dela agarrar a caixa de marcha, dela não pegar por causa da embreagem (precisa ta debreada pra pegar né) e também da embreagem ficar alta, eu acelerado no máximo sem ta com o pé na embreagem e ela debreada( esse problema também ta foda)

    Bem, fui aos mecânicos, só que não resolveram muita coisa, não me deram ao certo o que era, viram embreagem e tudo mais. e disseram que não está muito bom, pode dar problema.
    Eu queria saber da opinião dos senhores, qual problema que está acontecendo com ela, oque posso fazer, preços, entre outros. Grato

  • #2
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Citação Postado originalmente por Marcos Onofre Ver Post

    1- Do nada ela morre, como se acabasse o combustível, aí é só tirar a mangueira do filtro de ar e jogar um spray de óleo lubrificante que ela pega quando dá a partida.( Esse problema tem se tornado frequente)
    2- As vezes ela fica difícil de virar, mesmo com uma bateria de 90, as vezes não aguenta, arranque pesado (mas esse problema é o de menos, mt difícil acontecer mesmo)
    3-A embreagem está maluca, eu saio normal com a ranger, mas as vezes ela tipo que desregula com o tempo, tipo depois de um tempo dirigindo, é só eu levantar um pouquinho a embreagem ela já andando, tipo embreagem baixa. O pior é que já aconteceu comigo no transito dela agarrar a caixa de marcha, dela não pegar por causa da embreagem (precisa ta debreada pra pegar né) e também da embreagem ficar alta, eu acelerado no máximo sem ta com o pé na embreagem e ela debreada( esse problema também ta foda)

    Bem, fui aos mecânicos, só que não resolveram muita coisa, não me deram ao certo o que era, viram embreagem e tudo mais. e disseram que não está muito bom, pode dar problema.
    Eu queria saber da opinião dos senhores, qual problema que está acontecendo com ela, oque posso fazer, preços, entre outros. Grato
    Onofre,

    Vamos por partes então...

    1) Você vai ter que procurar um bom mecânico para avaliar este problema pois ele é sintoma de muiiiita coisa que pode acontecer com o motor.

    2) As escovas do seu motor de arranque estão gastas e precisam ser trocadas. Vá a um eletricista e peça para fazer o serviço que vai custar algo em torno de 150,00 (se for só as escovas)

    3) Abra o capô e no canto direito perto da parede corta fogo você vai encontrar o reservatório do cilindro mestre da embreágem. Lave o reservatório (sem abri-lo) do fluido hidráulico com uma esponja e sabão líquido de cozinha. Tente ver o nível do fluido. Se depois de limpo ainda não der para ver o nível do líquido lave suas mãos e depois de secá-las retire a tampa do reservatório e veja o nível. Provavelmente o reservatório estará vazio. Compre fluido hidráulico dot 4 (ou o especificado em seu manual) e encha bem o reservatório. Entre no veiculo e coloque o pé sobre o pedal da embreágem e vá apertando devagar até encontrar resistência. Quando o pedal começar a oferecer resistência ao seu pé pare e comece a dar pequenos toques (bombando) mantendo o pedal ali mesmo onde o pedal começou a oferecer resistência.

    Depois de bombar bastante vá até o reservatório e vai ver que """sumiu""" fluido hidráulico.

    Repita o procedimento até perceber que o fluido não está mais sumindo e pronto.

    Se com o tempo você verificar que o fluido voltou a descer vá até um especialista em DH para verificar onde está vazando.

    Abraços
    Lincoln Bustamante
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  • #3
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Esta semana vou postar material sobre RANGER´s no topico:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...re-elas-7.html (EXPLORER`s` e RANGER`s`- Tudo o que precisamos saber sobre elas.)

    Dê uma passada lá e pegue.

    Abraços
    Lincoln Bustamante
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  • #4
    Confere o alternador também, olha se ele está dando a corrente forte ou se está fraco.... o mesmo cara do motor de arranque pode ver isso pra vc.

    []´s
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

  • #5
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    Essas Ranger nao é com atuador? pode ser que tenha dado problema nessa parte, quanto ao arranque provavelmente ta com as escovas gastas, se for isso apenas tambem nao é caro, quanto ao fato de o motor nao querer pegar pode ser sintoma de Bomba injetora desgastada, tinha que ver quando foi mexido pela ultima vez... mas conversando com um cara que mexe em bombas ele relatou que dificuldades em pegar é problema de injeção de combustivel.
    F-1000 4x4 TDi

  • #6
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    vERIFIQUE ESSE RESERVATORIO DA EMBREAGEM, O FLUIDO UTILIZADO E O DOT 4 DE FREIO E NÃO HIDRAULICO. SE POR HIDRAULICO VAI DAR BRONCA.

  • #7
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Quando o amigo conseguir descobrir o problema e a solução por favor poste aqui.

    Nranger.... o fluido hidraulico usado nos freios é quase sempre o mesmo utilizado na embreagem.

    Ramom.... Nas Rangers e Explorers a Ford utiliza 1 cilindro mestre (próximo do pedal) e 1 atuador (dentro da embreágem).

    Na verdade pode-se dizer que são 2 atuadores já que o papel do cilindro mestre é ATUAR sobre o ATUADOR que finalmente ATUA sobre o plato afastando o disco........... O cilindro mestre a que me refiro é o primeiro atuador do conjunto na embreágem que pode estar com ar na tubulação. O procedimento que indiquei para o MARCOS ONOFRE manda mais faz do que retirar o ar e substituílo pro FLUIDO HIDRAULICO.

    abraços
    Lincoln Bustamante
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  • #8
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Caracas.... que confusão.... acho que nem eu mesmo entendi o que falei....he...h.e..h.e...
    Lincoln Bustamante
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  • #9
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    Humm... essa embreagem está com sintomas de ar no sistema mesmo..
    Quanto aos DOT`s.. kkkk... é complicado mesmo... a propria Ford complica.. na tampinha do reservatório.. está o 3.. que é o mesmo do freio.. mas pode ler no manual que está o 4... tive uma 2002 .. outra 2005 .. e outra 2007 .. as 3 tinham este erro...
    Pode por o de freio mesmo...
    Ranger CS 4x4 3.0 11/12

  • #10
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    Citação Postado originalmente por Artilheiro Ver Post
    Humm... essa embreagem está com sintomas de ar no sistema mesmo..
    Quanto aos DOT`s.. kkkk... é complicado mesmo... a propria Ford complica.. na tampinha do reservatório.. está o 3.. que é o mesmo do freio.. mas pode ler no manual que está o 4... tive uma 2002 .. outra 2005 .. e outra 2007 .. as 3 tinham este erro...
    Pode por o de freio mesmo...
    Usa o DOT 4 pra garanti... Nas mais antigas pode ser o 3 mas essas novas é diferente.
    F-1000 4x4 TDi

  • #11
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Citação Postado originalmente por Artilheiro Ver Post
    Humm... essa embreagem está com sintomas de ar no sistema mesmo..
    Quanto aos DOT`s.. kkkk... é complicado mesmo... a propria Ford complica.. na tampinha do reservatório.. está o 3.. que é o mesmo do freio.. mas pode ler no manual que está o 4... tive uma 2002 .. outra 2005 .. e outra 2007 .. as 3 tinham este erro...
    Pode por o de freio mesmo...

    Pois é.... ou ta vazando fluido ou o proprietário anterior mandou trocar a embreagem e o mecânico deixou ar no sistema.

    Alias, a Ford complicou mesmo na embreagem das RANGER e das EXPLORER manuais ... Tem uma curva sinistra no tubo que liga o cilindro mestre e o atuador da caixa que praticamente impossibilita o enchimento do CILINDRO MESTRE de fluido depois de colocado no lugar. Veja a forma certa de colocar o fluido no sistema.





    Abraços
    Lincoln Bustamante
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