Reproduzo abaixo texto retirado na integra do jornal Folha de São Paulo, caderno cotidiano de 04 de junho de 2005.
DIREÇÃO PERIGOSA
Área defronte ao Ibirapuera foi "alugada" sem conhecimento da prefeitura para evento de jipes
Pista de rally esburaca área municipal
DA REPORTAGEM LOCAL
Inaugurada anteontem, durou menos de 24 horas a pista de rally montada em um terreno da prefeitura defronte ao parque Ibirapuera, a poucos metros da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Os lodaçais e pirambeiras foram construídos no terreno antes plano e gramado que normalmente abriga o modelódromo de São Paulo. Em uma semana, o cenário deverá voltar a ser o que era.
A ordem foi dada ontem pela Subprefeitura da Vila Mariana, que cancelou uma feira de jipes que acontecia no local e aplicou uma multa aos responsáveis pelo Centro Desportivo Municipal, que "alugaram" a área ao Jeep Clube do Brasil. O valor da locação não foi divulgado.
A pista de rally deveria servir para a exibição de potência de alguns dos jipes participantes do evento, que tinha duração prevista até domingo. "Um absurdo. Outro absurdo era a propaganda ostensiva da marca Jeep em um terreno da prefeitura, sem qualquer autorização nossa", definiu o subprefeito da Vila Mariana, Francisco Marsiglia, 64, responsável pela área.
Foi montado um estande para apresentação dos modelos. Havia ampla sinalização publicitária, inclusive um balão luminoso com a marca patrocinadora.
Chamado pelos freqüentadores de modelódromo, o terreno é o local onde praticantes de nautimodelismo brincam com barquinhos em um lago artificial. A mesma área abriga um aeroporto para aviõezinhos, a pista de aeromodelismo, uma pista de autorama e outra de ferrorama.
Na quinta, o local estava um rebuliço. Em vez dos carrinhos, trenzinhos, barquinhos e aviõezinhos, algo como 500 jipões, vários fabricados durante a Segunda Guerra Mundial, valendo até R$ 150 mil. Barracas foram montadas para venda da "moda rally" - casacos, coletes, calças e cintos em estilo militar.
Outro lado
O faturamento previsto para o evento não foi revelado pelo organizador, Gerson Rodrigues, 56, da empresa Mesa Quatro, de marketing esportivo. Ele também recusou-se a dizer quanto pagou pelo "aluguel" do terreno.
O responsável pelo centro desportivo, Sauro de Col Filho, 47, ex-presidente da Associação Paulista de Nautimodelismo, disse não saber que deveria pedir autorização à subprefeitura. "É um dissabor muito grande o que estamos passando. Tudo o que queríamos era gerar recursos para fazer melhorias na área do modelódromo", disse.
(LAURA CAPRIGLIONE)
Esse texto mostra a qualidade do repórter do Jornal Folha de São Paulo, lamentável o nível de desinformação do repórter que deveria saber que esse evento já acontece faz tempo !!!!
Quanto a pista de Indoor, acho que a sub prefeitura da Vila Mariana tem toda razão, afinal o local onde se realiza o evento é da prefeitura e querendo ou não, foi feita uma obra para construção da pista que deveria ter sido autorizada préviamente e pelo visto não foi.
Se esse fato resultar no fim do Ponto Offroad às quintas no Ibira, na minha opinião, a culpa não será da Subprefeitura da Vila Mariana e sim dos responsáveis que fizeram o evento sem ter as devidas autorizações.
Acho que tem muitos falando besteira.
O que se esta falando é da área que estava sendo usada para demonstração do Jeep Liberty que aqui é chamado de Cherokee.
No mesmo terreno teve eventos similares para as BMW X3 a algum tempo.
Não era uma pista de corida, mas alguns obstaculos num percuso. Como feito em muitos eventos onde se anda a uns poucos km/h, sempre reduzido.
Pessoal.....eu li a reportagem e sugiro que mandemos e-mail para a folha , defendendo a turma que participa do encontro e que não está lá pra destruir nada nem prejudicar ninguem.
Quem quiser se manifestar , pode enviar para ombudsman@uol.com.br e leitor@uol.com.br
[]s
Concordo com o Tio, seria bom rebater estas informaçõe erradas a tempo para que o jornal volte a publicar uma nova matéria ou pelo menos tente amenizar a situação junto a prefeitura e cabe tbem aos responsaveis pelo local se explicarem direito para esclarecer toda esta situação.
Acho que tem várias informações erradas nos posts acima.
Eu ouvi na rádio Bandeirantes no programa que vai das 8:00 às 9:00 horas da manhã (um programa que eu não lembro o nome agora e que também é retransmitido pela Brasil 2000 FM 106,3 ou 107,3) que a denúncia partiu por parte da própria rádio.
Os locutores (dois homens e uma mulher) comentaram que era no modelódromo num ponto que eu não sei identificar onde mas não parecia ser no ponto Off-Road. Parece que falaram em alguma coisa perto da Assembléia (????) mas realmente não lembro.
Eles também falaram que há anos também existe o "Encontro dos Jipeiros" nas quintas-feiras e até falaram bem das pessoas que participam deste encontro. O que foi dito na rádio era sobre um galpão para receber os clientes e mostrar os carros, um poço de lama com buraco de 1 metro de profundidade e um obstáculo após o poço de lama.
Eu ouvi sobre isto na sexta-feira. Lembro porque tinha ido no Ibira um dia antes. Lamento não ter maiores detalhes para informar, pois estava dirigindo e parecia que não iria influenciar em nada no que se refere aos encontros de quinta.
Outra coisa que acho interessante saber é se a Mesa Quatro tem acordo para usar a área do modelodromo apenas nas quintas à noite ou nos demais dias também. Se for só na quinta à noite, não teria como eles "alugarem" o espaço para um evento que ia terminar só no domingo. Se isto estiver certo significa que o reporter fez um péssimo trabalho envolvendo o nome de gente que não tinha nada a ver com a história.
Vamos tentar ouvir a rádio neste horário porque o assunto ainda deve ser comentado na segunda e na terça.
O Programa da Band é o Jornal Gente com o Salomão Ésper, José Paulo e Maria Lídia. Os 3 são muito criteriosos mas dependem da cobertura dos reporteres de rua...
Neste caso, eles quase nem falaram da Feira de Off-Road e sim do espaço AO LADO e PRÓXIMO à Assembleia, onde a JEEP tentou montar seu evento para mostrar o novo modelo de viatura.
A Jeep já fez ao menos 2 eventos semelhantes há uns 3 anos atrás no miolo de Interlagos - o Endurance Day, sendo que participei de 2 deles. Foi de uma organização maravilhosa com a montagem de uma pista Indoor que até hoje eu não vi nada parecido !
E antes de vc escolher um dos carros para dirigir pela pista, vc tinha uma aula de uns 30 minutos com dicas de pilotagem e e segurança, numa tenda com notebook, projetor, som profissional, etc.
Ao lado, vc tinha uma tenda enorme com mesinhas e salgados + sucos + refrigerantes + cafe ... até quanto vc aguentasse... !!!
Certamente foi isso que eles tentaram reproduzir naquela área...
E CLARO que eles tinham autorização da Sub-Prefeitura e Secretaria !!!
Tanto que, na mesma reportagem na Band, eles entrevistaram a Secretária de Esportes .... A MAGIC PAULA !!! Isso mesmo ...!! E sabe o que ela disse !??!
Que se alguem da Secretaria tivesse dado a autorização, ela já estaria cancelando !!!????!?!??
Ora ... se vc é uma empresa que investe no Brasil e traz seus produtos para o público consumidor... se busca seguir as regras obtendo os alvarás e licenças exigidos, prepara o evento para uma data que é conhecida pelas autoridades e responsáveis pelo espaço, se tem o projeto de criação da pista aprovado, e.... NO DIA .. A POUCAS HORAS DA INAUGURACAO.... A LICENÇA É CANCELADA e o evento simplesmente PROIBIDO !?!?!?
Quem garante que eles não iriam refazer o terreno por contrato e até fazer mais por outras áreas de SP !?!?
Sobre a Folha... difícil até comentar... !!! PÉSSIMO trabalho do jornalista...!!!
Inclusive alguém já foi abordado por qualquer órgão de imprensa no Ibira ou qualquer outro local ?!?!
Então o que esses caras entendem de 4x4, Off-Road e a FAMILIA que frequenta estes eventos !?!?
O importante é separar bem as coisas para não fazer besteira...
Se a Jeep fez buraco de 1 metro no gramado e danificou o terreno sem autorização, ela que responda por isso com multas e processos. Aí cabe explicações da Prefeitura e Secretaria também...
Se a Folha ou Radio Band quer fazer uma matéria da Feira, frequente o local pelo menos 1 mês (4 quintas), entreviste ao minimo uns 30 frequentadores de perfis diferentes (idade, poder aquisitivo, tipo de veiculo, etc) e depois faça uma matéria com fatos e não opiniões.
Se o Ponto Off-Road tem alguma coisa pendente a ser regularizada, este é o momento ideal para acertar. Inclusive já passou da hora de ter uma Assessoria de Imprensa ou RP. Assim o Gerson se concentra na gestão...
Agora.... Não podemos esquecer que estamos chegando próximos das eleições e trocentas denúncias vão surgir.... Tb devemos urtilizar isto a nosso favor, pois com 4 mil pessoas no forum X 2 Adultos por família, já dá para eleger um Vereador...
Aquela área que a Jeep estava utilizando inclusive contava com uma placa dizendo que aquele espaço seria recuperado e melhorado após a realização do evento.
Agora é um absurdo esses repórteres que falam sem conhecer o assunto e diz um monte de asneiras, a forma como ele falou parece que os jipeiros expulsaram os modelistas e transformaram a área num indoor. Quem fica sabendo da feira só pela matéria acaba indo contra mesmo.
Certa vez li que quando a feira era no Pacaembú os moradores entraram com um pedido para tirar a feira de lá e conseguiram, resultado o local voltou a ser habitado por mendigos e viciados e depois que a feira já tinha encontrado o lugar novo fizeram um pedido formal para que voltasse a ser lá, pois o local tinha ficado inseguro para quem passava lá... Será que repetirão o erro?