Abs.
Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
PU3MKT
Pajero Sport 2.5 HPE 2011 para Expedições
Arlei RS
Pajero Ful 3.2 2006 3D
Pajero Sport 2.5 2007 AT
PU3AMW - 147550
Abs, GH
1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000
para quem acha que temos autonomia e produção independente. Abraço. |
Portal EcoFinanças |
Pelo menos 11% do combustível consumido pelo Brasil já vem de fora, considerando gasolina e etanol. Até julho, as compras externas de gasolina somaram 2,13 bilhões de litros, praticamente o mesmo volume importado durante todo o ano passado, que atingiu 2,18 bilhões de litros. Os gastos somaram US$ 1,71 bilhão, acima do US$ 1,64 bilhão de janeiro a dezembro de 2011. As importações de etanol atingiram 501 milhões de litros no ano, com gastos de US$ 349 milhões até julho. O Brasil consome 774 mil barris de combustível (gasolina e etanol) por dia e importa 84 mil barris. Além de importar bem mais neste ano, o produto que chega ao mercado brasileiro vem com preços mais elevados. A gasolina custa R$ 1,60 por litro, enquanto o álcool anidro, sem impostos, foi negociado a R$ 1,23 na segunda semana deste mês no mercado interno. O valor do álcool anidro praticado no mercado interno é inferior aos preços da gasolina e do etanol nos Estados Unidos. Esse novo cenário no mercado de combustíveis é resultado de uma política de preços equivocada e falta de um planejamento de médio e longo prazos, diz Plinio Nastari, presidente da Datagro Consultoria. A política atual inibe reajustes de preços para os combustíveis e estimula o consumo. Essa situação se soma a um momento de quebra na safra de cana-de-açúcar e da ausência de investimentos em refino de gasolina. Isso obriga as usinas a trabalhar sem margem de ganho e a Petrobras a importar mais gasolina para substituir etanol, desequilibrando as contas da estatal. Momento errado 1 A redução de 25% para 20% na mistura de etanol anidro à gasolina, em outubro de 2011, ocorreu na hora errada. Produtores e importadores tinham se programado para uma safra com 25% de mistura. Momento errado 2 Agora também não é momento para discussão sobre o retorno dos 25%, que deve ser feito com planejamento e com garantia de combustível para abastecimento. O ideal seria o governo fazer uma programação de retorno no início da próxima safra, segundo Plinio Nastari. |
Toyota Japa
Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5
O futuro do planeta é nossa responsabilidade.
Abs, GH
1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000
Toyota Japa
Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5
O futuro do planeta é nossa responsabilidade.
Toyota Japa
Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5
O futuro do planeta é nossa responsabilidade.
Toyota Japa
Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5
O futuro do planeta é nossa responsabilidade.
Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)