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Filtro Racor para a Camper com motor MWM 2.8 TD (Opinião)

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  • 26/08/2011, 11:25
    Aurélio
    Opa,

    Assinando o tópico.

    Achei interessante a discussão sobre a restrição à bomba injetora. Todas as vezes que pesquisei sobre isso, não consegui resposta satisfatória sobre a ocorrência ou não dessa restrição na instalação do Racor.
    E esse Purifilt? Se for tudo isso mesmo compensa, não só pelo valor ao longo do tempo, mas pela vantagem de não deixar passar água.
    Alguém usa ou conhece?
    Abs
  • 26/08/2011, 20:20
    A Leoni
    Srs.,

    Uso a muito tempo um Racor no meu Engesa, com motor 14B. O local correto de montar este filtro é entre o tanque e a bomba alimentadora e não entre a bomba alimentadora e a injetora, onde estão os filtros originais do motor.
    Funciona muito bem e não provoca entrada de ar, a não ser que alguma conexão não esteja bem feita ou o filtro mal colocado (tem que tomar cuidado com os anéis de borracha, que inclusive vem junto com o elemento novo). Como o diesel no Brasil não é aquelas coisas, vale a pena o investimento.
    Quanto a água, poderia até ser algo bom em termos de desempenho, mas para o sistema de injeção (bomba e bico) é um dos piores venenos, principalmente para as bombas rotativas.
    Quanto ao outro filtro, 50.000km sem troca..... sei não..... Com esse monte de sujeira que tem no diesel, não vai entupir bem antes disso???? Se não entope, então deixa passar..... Fiquem com o Racor, funciona muito bem, afinal se não fosse bom não saia de fábrica em vários caminhões.

    Leoni
  • 26/08/2011, 20:56
    Kim
    Caros!

    No meu engesa, está incorreta a montagem no momento, uso um decantador, onde separa os detritos, tanto os maiores, quanto os menores , água de condensação.

    Esse é o decantador:
    https://lh3.googleusercontent.com/-j...8/SAM_0538.JPGhttps://lh5.googleusercontent.com/-N...8/SAM_0539.JPG

    O Francesco Carbone citou corretamente como deve ser feito, e será como farei, após o decantador, colocarei um filtro, antes da bomba alimentadora, aumentando a vida útil da mesma.

    Hoje, tenho somente o filtro original cummins, que é entre a alimentadora e a BI.

    Da forma que estou, a alimentadora trabalha com 0,5 bar na lenta.
    0,3 quando está andando e acelera (torque)
    0,4 na estrada.
    O manômetro ajuda a monitorar o filtro, se o mesmo obstruir por algum motivo estranho, o mesmo acusa com o aumento de pressão, pois é ligado entre a alimentadora e o filtro.

    Abraços.

    Kim.
    ps.: na foto o elemento era velho, pois seria para adaptação, quando pronto, tudo novo!
  • 27/08/2011, 00:54
    rub
    Citação:

    Postado originalmente por Francesco Carbone Ver Post
    Caros engeseiros....

    Instalei na minha engesa um filtro racor usado nos caminhões vw 23.220 / 18.310 titan e não senti nenhum problema de perda de rendimento......

    Quando abasteço aqui em sp ( em posto bom ) a drenagem de água se faz num espaço de tempo maior......mas, em viagem ao maranhão, onde o combustível era bem duvidoso, a drenagem era diária e saia muita água.......

    Outra mania que tenho é deixar sempre o tanque cheio pra evitar a condesação do diesel............

    Uma sugestão é usar o racor dos caminhões vw 8.150, que usam os motores mwm sprint 4 cilindros......

    Geralmente, após troca de filtros, corto eles ao meio pra ver como estão de sujeira.....assim fico monitorando como está meu tanque e o combustível que uso.......

    Espero ter ajudado.....

    Abraços

    Olá Francesco,

    Você usa o fltro Racor em série com o filtro original do seu motor ou você retirou o filtro original e usa somente o filtro Racor?

    Abs,

    Rubens
  • 27/08/2011, 00:58
    rub
    Citação:

    Postado originalmente por A Leoni Ver Post
    Srs.,

    Uso a muito tempo um Racor no meu Engesa, com motor 14B. O local correto de montar este filtro é entre o tanque e a bomba alimentadora e não entre a bomba alimentadora e a injetora, onde estão os filtros originais do motor.
    Funciona muito bem e não provoca entrada de ar, a não ser que alguma conexão não esteja bem feita ou o filtro mal colocado (tem que tomar cuidado com os anéis de borracha, que inclusive vem junto com o elemento novo). Como o diesel no Brasil não é aquelas coisas, vale a pena o investimento.
    Quanto a água, poderia até ser algo bom em termos de desempenho, mas para o sistema de injeção (bomba e bico) é um dos piores venenos, principalmente para as bombas rotativas.
    Quanto ao outro filtro, 50.000km sem troca..... sei não..... Com esse monte de sujeira que tem no diesel, não vai entupir bem antes disso???? Se não entope, então deixa passar..... Fiquem com o Racor, funciona muito bem, afinal se não fosse bom não saia de fábrica em vários caminhões.

    Leoni

    Leoni,

    Eu fiz esta pergunta ao Francesco e pergunto para você também.
    Você usa o filtro Racor em série com o filtro original do seu Engesa?

    Abraços,

    Rubens
  • 31/08/2011, 17:03
    Salviano
    Citação:

    Postado originalmente por rub Ver Post
    Leoni,

    Eu fiz esta pergunta ao Francesco e pergunto para você também.
    Você usa o filtro Racor em série com o filtro original do seu Engesa?

    Abraços,

    Rubens

    Olá! Rubens,
    Me tira de uma dúvida..."Racor" é marca ou um tipo de filtro?
    Coloquei este filtro separador de água da MWM no meu engesa em dezembro, já se foram 10000 Km e até hoje não foi preciso drenar nada de água.
    Também não sinto diferença nenhuma no rendimento do motor, até esqueci que tinha esse filtro no carro. Segue algumas fotos de como foi instalado.
    Fizeram um suporte e soldaram no chassi.
    Um abraço, Salviano
  • 31/08/2011, 17:05
    Salviano
    Mais uma foto...
  • 31/08/2011, 20:03
    rub
    Citação:

    Postado originalmente por Salviano Ver Post
    Olá! Rubens,
    Me tira de uma dúvida..."Racor" é marca ou um tipo de filtro?
    Coloquei este filtro separador de água da MWM no meu engesa em dezembro, já se foram 10000 Km e até hoje não foi preciso drenar nada de água.
    Também não sinto diferença nenhuma no rendimento do motor, até esqueci que tinha esse filtro no carro. Segue algumas fotos de como foi instalado.
    Fizeram um suporte e soldaram no chassi.
    Um abraço, Salviano

    Salviano, boa noite!

    Racor é uma divisão do fabricante Parker. Este filtro que você está utilizando é bem similar ao que eu postei.
    Qual motor que você tem no seu Engesa?

    Além deste, você tem outros filtros de combustível no seu Engesa?

    Abraços,

    Rubens
  • 01/09/2011, 09:22
    Salviano
    Citação:

    Postado originalmente por rub Ver Post
    Salviano, boa noite!

    Racor é uma divisão do fabricante Parker. Este filtro que você está utilizando é bem similar ao que eu postei.
    Qual motor que você tem no seu Engesa?

    Além deste, você tem outros filtros de combustível no seu Engesa?

    Abraços,

    Rubens

    Olá! Rubens, bom dia!
    Entendi...é um MWM 2.8 com turbo e intercooler, esta foto é de quando estava montando o Engesa.
    Sim... o que está no motor.
    Obrigado pela atenção e até mais.
    Um abraço, Salviano
  • 04/09/2011, 18:58
    A Leoni
    Citação:

    Postado originalmente por rub Ver Post
    Leoni,

    Eu fiz esta pergunta ao Francesco e pergunto para você também.
    Você usa o filtro Racor em série com o filtro original do seu Engesa?

    Abraços,

    Rubens

    Rubens,

    Desculpe a demora em responder....

    Sim, eu uso o Racor em série com os filtros originas, na seguinte sequência: tanque > Racor > Bomba alimentadora > filtros originais > bomba injetora. A Parker recomenda, se não estou enganado, montar o filtro o mais baixo possível.

    []'s

    Leoni
  • 04/09/2011, 19:09
    rub
    Leoni, obrigado pela resposta.
    Vou fazer a instalação em série como você fez!

    Abs,

    Rubens
  • 26/09/2011, 13:21
    Fernando César Ximenes
    [QUOTE=Salviano;1516389]Olá! Rubens,
    Me tira de uma dúvida..."Racor" é marca ou um tipo de filtro?
    Coloquei este filtro separador de água da MWM no meu engesa em dezembro, já se foram 10000 Km e até hoje não foi preciso drenar nada de água.
    Também não sinto diferença nenhuma no rendimento do motor, até esqueci que tinha esse filtro no carro. Segue algumas fotos de como foi instalado.
    Fizeram um suporte e soldaram no chassi.
    Um abraço, Salviano[/QU

    Salviano,
    A instalação desse filtro junto ao chassi não o deixa desprotegido nas trilhas?
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