x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 62
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1

Caros amigos!!! :P
    Gostei das soluções para o câmbio
    Encaminharei as fotos do pendulo de ontem, foi f... o equipamento em cima da carreta (forno para aviário) pesa em torno de 2.000 Kg.
    Fábio, olhei a foto que postou sobre o câmbio, e no seu caso é só retirar os parafusos que seguram o guarda-pó de borracha, retirando, já verá uma "mei bola" de onde sai a alavanca, é só desroscar é seguir o processo citado ánteriormente.
    É mais fácil que o meu.

Atte,

Gentil Filho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00026_202.jpg  

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Mais uma!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00028_653.jpg  

Mas, que mola é essa?

Kim,
    Entre a "bola de ferro" e a 1/2 "bola de tecnil" há uma mola, retírea e coloque uma mais forte, no meu caso coloquei uma mola 1 cm maior.
    Kim, para que eu não fique perdendo tempo testando molas, saberia me dizer que mola é essa? É de algum carro? Se é 1 cm maior, não significa que ficaria mais frouxa?!
    Agora seu Jipe é novo, não vejo motivo para mexer, o meu é 87, poriso fiz o reparo, no qual ficou excelente, a patroa ta quase aceitando a idéia de dirigi-lo.
    Eu também tenho problemas de "patroa" para resolver, logo, um câmbio mais preciso não seria mal. Além disso, devo confessar, não me acostumei, ainda, com o câmbio... Seria melhor mantê-lo mais firme na posição central.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro Fábio!
    Estou postando a foto da mola, é específica de alavanca de câmbio, faltaram algumas medida, como a interna é 2,0 cm, e externa, en torno de 2,4 cm, seu comprimento é de 2,0 cm.
    Maior, não fica frouxa, e sim com firmeza maior, oposto do que vc escreveu (não sei fazer citação).
    Espero que tenha esclarecido, e procurarei algo para vc aqui, se achar te mando, vou conversar com uns conhecidos.

Atte,

Gentil Filho.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00002_691.jpg  

Agora, entendi!

Citação Postado originalmente por Kim
    Caro Fábio!
    Estou postando a foto da mola, é específica de alavanca de câmbio, faltaram algumas medida, como a interna é 2,0 cm, e externa, en torno de 2,4 cm, seu comprimento é de 2,0 cm.
    Maior, não fica frouxa, e sim com firmeza maior, oposto do que vc escreveu (não sei fazer citação).
    Espero que tenha esclarecido, e procurarei algo para vc aqui, se achar te mando, vou conversar com uns conhecidos.

Atte,

Gentil Filho.
    Agora, entendi tudo. A mola sofre pressão e não tração, como eu havia imaginado. Desse modo, uma mola maior (se mantidas as demais variáveis) vai, sim, aumentar a pressão sobre a alavanca.

Então, só para confirmar se entendi direito:
    - Comprimento: 2,0 cm
    - Diâmetro interno: 2,0 cm
    - Diâmetro externo: 2,4 cm (ou seja, o arame deve ter uns 2mm de diâmetro)
    - Mola específica para câmbio

Saberia me dizer específica de que câmbio essa mola é? Seria do próprio Clark 240V? São necessárias uma ou duas molas? Assim que tiver todas as informações, vou comprar as molas e fazer o serviço de uma vez só
    Aproveitando a oportunidade, parabenizo todos que participam deste grupo. Sou cada vez mais fã deste fórum. Aparece cada solução que realmente nem imaginava.
    Isso eu também acho legal demais!
    Quanto à tampa do câmbio, quem não tem não deve se desesperar pois trata-se de chapas planas, facilmente dobradas que podem ser fabricadas. Difícil seria alguém "dobrar" por exemplo um paralama de um CJ-5 sem um molde.
    Isso! Eu já estava pensando em fazer uma tampa, mas, tendo em vista que não é necessário para fazer esse servicinho...

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro Fábio!
    Somente para esclarecer.
    A mola postada é a original, tem que colocar uma maior, estou pesquisando para vc a mola ideal, pois a que coloquei, ganheie de um amigo, não me deu especificação. (tem oficina).
    Quanto a colocar duas, é muito, não faça.

Assim que puder conversarei com meu conhecido, e te repassarei as informações.

Atte,

Gentil Filho.

A mola postada é a original, tem que colocar uma maior, estou pesquisando para vc a mola ideal, pois a que coloquei, ganheie de um amigo, não me deu especificação. (tem oficina).
    Beleza, fico no aguardo. Obrigado!
    Quanto a colocar duas, é muito, não faça.
    A pergunta quanto a se seriam necessárias uma ou duas molas foi em virtude de eu não saber como funciona. Pensei que, talvez, fossem utilizadas duas molas, uma de cada lado, fazendo forças opostas. Mas, pela sua resposta já deu para entender que só há lugar para uma mola.

Ok, então, fico no aguardo da informação sobre que mola utilizar.

Fiz o serviço, mas... não deu certo.

Me adiantei e fiz o serviço. Só depois é que li direito a mensagem do Kim e percebi ele dizendo que a mola da foto não era a que eu deveria utilizar, mas, isso sim, a original. Eu deveria, portanto, ter comprado uma mola maior Como havia feito o serviço e tirado fotos, creio que pode ser útil para quem quiser fazer. Apenas utilizem uma mola maior.

Comecei o serviço, aliás, muitíssimo fácil e rápido. Quem quiser fazer, em uns cinco minutos dá para fazer tudo. Só é necessário ferramenta para abrir a tampa que dá acesso ao câmbio (uma chave de fenda ou de boca, conforme o tipo de parafuso). A partir daí, é tudo na mão.

Primeiro, tirei a canopla do câmbio para que o guarda-pó de borracha possa sair. Soltei os parafusos que prendem o guarda-pó e o retirei, dando acesso à tampa da caixa de mudança (a citada "1/2 bola de ferro).

Em seguida, deve-se desenroscar a tampa da caixa de mudança com as mãos mesmo. Se estiver muito apertado, imagino que se tenha que utilizar uma ferramenta específica, que se encaixaria na própria tampa, que tem uma aba não circular, aparentemente, para isso mesmo.

Retirada a tampa, já se tem acesso à 1/2 bola de tecfil branco. Basta puxá-la para retirar da alavanca de càmbio. Por baixo dessa 1/2 bola está uma arruela comum e a tal mola. Basta retirar a mola e colocar a outra no lugar. Não vi necessidade de se retirar a alavanca de câmbio, mas bastaria puxá-la. Deve-se tomar enorme cuidado com o tal pino que a prende na posição, pois, se ele cair dentro do câmbio... só abrindo para retirá-lo!!!

Depois, basta fazer tudo de volta e pronto.

Fiz tudo aparentemente certo e estou aproveitando para postar umas fotos para quem nunca fez e gostaria de fazer. Contudo, não deu certo, como eu já disse, porque a mola era exatamente igual à anterior. Amanhã, vou refazer o serviço com uma mola mais comprida (Kim, se puder dizer logo que mola é essa...) e digo aqui o resultado.

Aliás, tentei remontar tudo com duas molas, mas fica difícil demais para enroscar novamente a tampa. Não consegui, então, nem sei se ficaria pressão demais...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem_173_859.jpg   -imagem_174_395.jpg   -imagem_175_102.jpg   -imagem_176_777.jpg  

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro Fábio!
    Gostei de ver, colocou a mão na massa para aprender! :P
    Bem, sobre a ferramenta para apertar a tampa da alavanca, aquela que tem a aba desuniforme, eu usei uma "chave de grifo", tambem chamada de "chave de cano", tudo depende da região.
    O nº da chave para facilitar é 24, bem grande.
    Usei tanto para soltar, quanto para apertar.

O material escuro que encontrou, não é graxa, é metal (atrito do tecnil com o aço da tampa) junto com o espeço óleo de câmbio. Isso é normal.

Hoje perto das 18:00 passei na oficina, o amigo não estava, vou pedir a ele uma outra mola e, te encaminharei, é só ele encontrar.

Por enquanto, um abraço.

Atte,

Gentil Filho.

Bem, sobre a ferramenta para apertar a tampa da alavanca, aquela que tem a aba desuniforme, eu usei uma "chave de grifo", tambem chamada de "chave de cano", tudo depende da região.
    O nº da chave para facilitar é 24, bem grande.
    Usei tanto para soltar, quanto para apertar.
    Ué, mas se fosse necessário utilizar uma chave para abrir, para mim, não seria possível, pois o buraco da coifa de borracha é muito pequeno... Tentei abrir com as mãos e saiu relativamente fácil... Será que tem algo errado?!

Sobre a mola, não seria só eu pedir uma mola com as mesmas características dessa, mas com 1cm a mais?! Não é a mesma bitola do arame, diâmetro interno e externo só variando o comprimento, que passa dos 2 para os 3 cm? É que eu queria arrumar isso no final de semana mesmo...

Kim,
    ... vou pedir a ele uma outra mola e, te encaminharei, é só ele encontrar.
    Talvez não seja necessário encaminhar uma mola. Se me der a especificação exata... Hoje, procurei outra mola com as mesmas características, mas mais comprida e... não encontrei.

Tudo bem, posso esperar mais...

Alguém saberia me dizer que mola pode ser utilizada na alavanca do câmbio Clark 240V, para deixá-la mais firme? Obrigado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem