4 Anexo(s)
Fiz o serviço, mas... não deu certo.
Me adiantei e fiz o serviço. Só depois é que li direito a mensagem do Kim e percebi ele dizendo que a mola da foto não era a que eu deveria utilizar, mas, isso sim, a original. Eu deveria, portanto, ter comprado uma mola maior :parede: Como havia feito o serviço e tirado fotos, creio que pode ser útil para quem quiser fazer. Apenas utilizem uma mola maior.
Comecei o serviço, aliás, muitíssimo fácil e rápido. Quem quiser fazer, em uns cinco minutos dá para fazer tudo. Só é necessário ferramenta para abrir a tampa que dá acesso ao câmbio (uma chave de fenda ou de boca, conforme o tipo de parafuso). A partir daí, é tudo na mão.
Primeiro, tirei a canopla do câmbio para que o guarda-pó de borracha possa sair. Soltei os parafusos que prendem o guarda-pó e o retirei, dando acesso à tampa da caixa de mudança (a citada "1/2 bola de ferro).
Em seguida, deve-se desenroscar a tampa da caixa de mudança com as mãos mesmo. Se estiver muito apertado, imagino que se tenha que utilizar uma ferramenta específica, que se encaixaria na própria tampa, que tem uma aba não circular, aparentemente, para isso mesmo.
Retirada a tampa, já se tem acesso à 1/2 bola de tecfil branco. Basta puxá-la para retirar da alavanca de càmbio. Por baixo dessa 1/2 bola está uma arruela comum e a tal mola. Basta retirar a mola e colocar a outra no lugar. Não vi necessidade de se retirar a alavanca de câmbio, mas bastaria puxá-la. Deve-se tomar enorme cuidado com o tal pino que a prende na posição, pois, se ele cair dentro do câmbio... só abrindo para retirá-lo!!! :parede: :parede:
Depois, basta fazer tudo de volta e pronto.
Fiz tudo aparentemente certo e estou aproveitando para postar umas fotos para quem nunca fez e gostaria de fazer. Contudo, não deu certo, como eu já disse, porque a mola era exatamente igual à anterior. Amanhã, vou refazer o serviço com uma mola mais comprida (Kim, se puder dizer logo que mola é essa...) :concordo: e digo aqui o resultado.
Aliás, tentei remontar tudo com duas molas, mas fica difícil demais para enroscar novamente a tampa. Não consegui, então, nem sei se ficaria pressão demais...