Maxxion S4 maçarico amort. 1113, eu penso em mudar alguma coisa na mola traseira talvez mais voltas mas nao mudaria o fio da mola acho que com mais voltas ela ficara mais macia
Rodrigo Bastos
Versão Imprimível
Maxxion S4 maçarico amort. 1113, eu penso em mudar alguma coisa na mola traseira talvez mais voltas mas nao mudaria o fio da mola acho que com mais voltas ela ficara mais macia
Rodrigo Bastos
CARO AMIGO CAVESO
Concordo com o RODRIGO IELPO qdo ele estranha que as molas dianteiras e traseiras sejam do mesmo tamanho , MAS PENSEI AQUI E AGORA que pode ter uma outra razão do seu carro ficar alinhado com estas molas de tamanhos iguais , além da possibilidade que o RODRIGO citou , que é a ESPESSURA DAS MOLAS , sendo as dianteiras de fio de 14mm , com o peso do motor ela cede mais do que a traseira , aí o seu ENGESA fica nivelado por este motivo . Logo com as molas de fio de 16mm na dianteira e traseira , ela vai ceder menos do que as de fio de 14mm , por ísto que tem que ter tamanhos diferentes .
Qdo citei pra vc que no meu esta com molas de fio de 16mm na dianteira e traseira , citei que gostei muito destas molas com estas especificações , sendo que na dianteira as minhas estão com 40cm e QUE DEVERIAM TER 39cm e as traseiras com 49cm .
Respondendo mais objetivamente sua pergunta como vc fez :
1- AS MOLAS TRASEIRAS COM 49CM DIAMETRO EXTERNO DE 145CM COM 8 ELOS , QUE PODERIAM SER 9 ELOS PARA FIACAR MAIS MACIO , COMO O RODRIGO SUGERIU , OK .
2- AS MOLAS DIANTEIRAS NEM 40CM , NEM 43CM , NEM 46CM E SIM 39CM . MINHA OPINIÃO/DICA .
Qto as suas molas dianteiras com fio 14mm e diametro de 131mm , elas devem estar um pouco apertada no cone .
Lógico que com um mesmo diametro externo duas molas com fios de espessuras diferentes , a que tiver fio mais fino , TERÁ UM DIAMETRO INTERNO MAIOR .
Mas no seu caso SE VC OPTAR EM COLOCAR MOLAS COM FIO DE 16MM NA FRENTE PODE PEDIR PRA FAZER COM 135MM DE DIAMETRO EXTERNO COMO FORAM FEITA AS MINHAS , as do CARLOS SIQUEIRA tem 138mm de diametro externo e ficam roçando na capa do suporte da mola e faz um barulho enjoado de nhec,nhec , pq ficou com o diametro externo um pouco maior do que deveria para o espaço dela , eu experimentei as molas do ENGESA dele no meu e aconteceu ísto , logo o diametro externo para as molas dianteiras TEM QUE SER DE 135M M COM ESTA ESCRITO NO MANUAL DO ENGESA .
ABRAÇÃO
Obrigado pelas dicas, Rodrigo e Dr. !
Amanhã farei o seguinte: medirei o comprimento das molas comprimidas com o peso do jipe e ver se dá diferença....
Sobre usar mais elos: acredito que ficaria mais macia sim a suspensão, mas deve diminuir o curso, com os elos encostando uns nos outros, não?
Vejam as medidas que o Igor me passou:
Tenho as molas originais e as especiais :
Originais :
Dianteira
Fio: 15,88 mm
Altura :42,5
Traseira
Fio : 15,88mm
Altura 40,0
Especiais
Dianteira
Fio:15,88mm
Altura : 46,0
Traseira
Fio:15,88
Altura:48,0
Mais confuso ainda... :parede:
CARO AMIGO CAVESO
Acredito que o IGOR cometeu algum engano nas medidas destas molas .
Mas as medidas que passei são as que estão no meu ENGESA , agora vc pode colocar com as medidas que vc achar melhor pra vc , é questão de gosto , ou experimentar novas medidas para ver como ficam , tudo é questão de gosto .
Vc pode fazer com as medidas que vc acha melhor e se não ficarem como vc quer , é só trocar por outras medidas até achar o ponto ideal . As minhas já estão no ponto ideal para mim .
Só para vc ter uma idéia , as molas do RODRIGO IELPO BASTOS ( olha que o carro dele é uma CAMPER , que é mais pesada do que o ENGESA ) , são com as mesmas medidas das minhas se não me falha a memória , e ele esta querendo amaciar mais as molas traseiras , JÁ NO MEU CASO , com este conjunto de molas que é igual ao dele , EU SINTO A NESCESSIDADE DE ENDURECER UM POUCO AS MOLAS TRASEIRAS DO MEU , PQ PARA MEU USO OU MELHOR : Para a maneira que eu uso AS VEZES DA FIM DE CURSO NA SUSPENSÃO TRASEIRA , qdo passo numa depresssão maior em velocidade maior .
OU SEJA ÍSTO É :" Na minha maneira de ver e usar , o ENGESA vem original com o fio das molas dianteiras um pouco mais fino do que o fio das molas traseiras ( FORAM PROJETADAS ASSIM POR NECESSIDADE DO PROJETO DOS CÁLCULOS ), COMO EU COLOQUEI AS MOLAS DIANTEIRAS COM O MESMO FIO DO QUE AS TRASEIRAS , AS TRASEIRAS " PRESCISARIAM DE SEREM COM FIO UM POUCO MAIS GROSSOS " , 17mm ? Mas aí eu acho que o ENGESA ficaria muito duro , LOGO : VOU DEIXAR COMO ESTA , PQ SÓ ACONTECE ÍSTO ( fim de curso na traeira ) ESPORÁDICAMENTE , e para mim a maciez e estabilidade esta SHOW DE BOLA COMO ESTA , POR ÍSTO É QUE RECOMENDO ESTAS MEDIDAS QUE COLOQUEI PRA VC E A TODOS OS DONOS DE ENGESAS .
ABRAÇÃO
Doutor,
O que me deixa ainda na dúvida é o fato das molas originais do meu engesa serem do mesmo tamanho, diferente dos jipes de vocês que sairam com molas de tamanhos diferentes.
Como a fábrica não seguia um padrão para os jipes, imaginei de terem soldado o suporte das molas em alturas diferentes de jipe para jipe sei lá....
Postei na lista da camper pra ver se alguém passou por o mesmo que eu e dar uma luz...
Essas medidas passadas pelo Igor não devem mesmo estar corretas, pois nas originais as dianteiras são maiores que as traseiras e nas especiais é o contrário, veja:
Originais :
Dianteira
Fio: 15,88 mm
Altura :42,5
Traseira
Fio : 15,88mm
Altura 40,0
Especiais:
Dianteira
Fio:15,88mm
Altura : 46,0
Traseira
Fio:15,88
Altura:48,0
Vá entnder....
Olá, alguém já instalou as molas especiais ( mais longas ) da Rota 4x4?
Gostaram do resultado?
Abs
Preciso de uma gentilesa de vocês.....
Pra quem usa as tais molas especiais, alguém póde me relatar qual o comprimento que ela fica quando comprimida, ou seja com o peso do carro aplicado sobre ela????
Percebí que as molas tanto dianteiras quanto trazeiras têm o mesmo calibre do fio. É isso mesmo????? E a força delas é a mesma????? As trazeiras são mais macias????
Se alguém puder me dar essas informações eu agradeço.
Abraços
RENATO FRAGA
As molas do meu ENGESA comprei por encomenda sob medida , AS DIANTEIRAS E TRASEIRAS TEM A ESPESSURA DO FIO DE 16MM ou seja tem a mesma espessura , já o comprimento , as DIANTEIRAS eu comprei com 40cm e as traseiras com 49cm , elas tem a mesma resistencia , sendo que não me lembro direito que as dianteiras e traseiras tem numero de elos diferentes e qto maior o numero de elos , mais macia ela fica mesmo o fio sendo da mesma espessura .
Qto ao comprimento com ela no lugar não medi , as medidas que dei formam qdo comprei e elas fora do carro , e com este comprimento que coloquei , a frente ficou ligeiramente mais alta , poderia ser as dianteiras com 39cm para ficar com o ENGESA nivelado .
ABRAÇO
Opa , obrigado pela resposta.
Em relação às questões de diâmetro do fio e número de espiras realmente o que você disse é bem verdade e eu já tenho conhecimento disso.
O motivo da minha pergunta é que estou com um certo problema de ajuste da minha suspensão dianteira, onde a mola que eu utilizo está muito dura.
Avaliando o engesa como um carro de peso aproximado, estou tentando tomar como base a deformação que a tal mola sofre para que eu me baseie na aquisição de uma peça que atenda melhor minha necessidade. As molas que eu encontrei a resistência adequada são muito curtas e não acompanham o curso da minha suspensão.
Portanto seria importante saber qual o comprimento dela com o peso apoiado para que eu tire minhas conclusões.
Abraços a todos
ps.: onde mandou fazer as tais molas sob medida???
AMIGO RENATO FRAGA
Mandei uma MP pra vc .
Dependendo do peso do seu carro a mola que vc tem esta boa , vc já viu os amortecedores , se estiverem travados , dará a impressão que as molas estejam duras demais .
Qual é o seu carro e que motor tem , qual a espessura das suas molas ?
Normalmente as molas traseiras são mais duras , apesar dos motores serem dianteiros .
ABRAÇÃO