-
Obrigado pela MP, te respondi por lá, mas vamos discutir um pouco mais aqui.
A mola que está na dianteira da minha Dakota está dura demais, é da F1000 6 cil gasolina, dá muito soco seco, transmite toda irregularidade do piso e ao abordar obstáculos, a frente toda do veículo inclina junto com o eixo dizendo que a tal mola não está deformando nada.
Isso prejudica bastante o desempenho, pois resulta num "up travel" pequeno da suspensão. A mola que desejava colocar era da F100 4 cil, porém um pouco difícil de encontrar e as minhas foram compradas como se fossem, porém o vendedor me entregou as unidades erradas e só pude constatar meses depois.
Se observarem nas fotos do meu álbum, tem algumas dum teste RTI que fiz com o auxílio de uma empilhadeira e se repararem na foto onde a roda dianteira está sendo erguida, o eixo continua praticamente paralelo ao chassi.
Amortecedores travados garanto que não é, pois além de novos, essa constatação já obtive quando eles ainda não estavam no lugar.
O motor da minha Dakota é um V6 gasolina.
A espessura da mola não consegui medir precisamente pois não tenho um paquímetro em mãos. Vou providenciar isso.
Agradeço mais uma vez a atenção e vou pesquisando mais até encontrar o ajuste ideal.
Abraços a todos
-
Senhores,
saberiam me dizer se molas de Engesa dariam certo para o JPX?
Uso mecanica completa Troller 2.8, chassis 25cm mais longo entre eixos do original.
Lembrando que a traseira do JPX e cerca de 15cm off no gabarito original das casas das molas, o que da aquela traseira ridiculamente caida. Necessitando uma mola mais alta com a mesma quantidade de elos que a dianteira ou mais elos e maior expessura do fio.
Alguma opniao alguem?
Abracos
-
Opa VAZ!
Messa a volta da mola, "O" deve ser 11cm.
Quanto ao tamanho, deverá saber o quanto vc já tem em seu jipe.
Messa também a espessura do fio, pois no engesa, é 14,5 mm na dianteira e 16 mm na traseira.
Uma boa pedida, seria as molas da F1000 gasolina.
Uma outra solução, é mandar confeccionar as molas conforme sua necessidade.
-
Kim, pelos meus calculos as molas da F1000 ficariam muito parrudas pro JPX.
Fabricar molas e um pouco arriscado pelo que andei estudando, o pessoal que ja usaram molas fabricadas por encomenda dizem que elas arriam alem de um ponto aceitavel em menos de 1 ano. E convenhamos, as Molas Tigre me deu um orcamenteo de 550 pratas pelo par de molas customizadas. Nao da.
Acredito que, segundo o que li no post do CAVESO, se aquelas medidas estao corretas, as molas do Engesa serviriam muito bem pro meu JPX.
As que usaria seriam:
Na dianteira do JPX:
Mola traseira Engesa
Fio : 15,88mm
Altura 40,0
Na traseira do JPX:
Mola Traseira Especial do Engesa
Fio:15,88
Altura:48,0
Dependendo da quantidade de elos, essas molas seriam boas para minha configuracao.
Kim, saberia me dizer onde encontro elas?
Valeu, abracos
-
Vaz,
Essas medidas que o Igor me passou acho que não estão corretas.
Sugiro que você pergunte a ele quais são as medidas corretas, lembrando que ele vende molas nas medidas originais e as especiais para engesa.
O site dele: www.rota4x4.com.br
Poste depois as medidas corretas aqui pra gente.
Boa sorte!