x
Convex Datacenter
Página 9 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 113

Tópico: MOLAS ENGESA

Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Agradecimentos: 0

Maxxion S4 maçarico amort. 1113, eu penso em mudar alguma coisa na mola traseira talvez mais voltas mas nao mudaria o fio da mola acho que com mais voltas ela ficara mais macia
    Rodrigo Bastos

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    CARO AMIGO CAVESO

Concordo com o RODRIGO IELPO qdo ele estranha que as molas dianteiras e traseiras sejam do mesmo tamanho , MAS PENSEI AQUI E AGORA que pode ter uma outra razão do seu carro ficar alinhado com estas molas de tamanhos iguais , além da possibilidade que o RODRIGO citou , que é a ESPESSURA DAS MOLAS , sendo as dianteiras de fio de 14mm , com o peso do motor ela cede mais do que a traseira , aí o seu ENGESA fica nivelado por este motivo . Logo com as molas de fio de 16mm na dianteira e traseira , ela vai ceder menos do que as de fio de 14mm , por ísto que tem que ter tamanhos diferentes .

Qdo citei pra vc que no meu esta com molas de fio de 16mm na dianteira e traseira , citei que gostei muito destas molas com estas especificações , sendo que na dianteira as minhas estão com 40cm e QUE DEVERIAM TER 39cm e as traseiras com 49cm .

Respondendo mais objetivamente sua pergunta como vc fez :

1- AS MOLAS TRASEIRAS COM 49CM DIAMETRO EXTERNO DE 145CM COM 8 ELOS , QUE PODERIAM SER 9 ELOS PARA FIACAR MAIS MACIO , COMO O RODRIGO SUGERIU , OK .

2- AS MOLAS DIANTEIRAS NEM 40CM , NEM 43CM , NEM 46CM E SIM 39CM . MINHA OPINIÃO/DICA .

Qto as suas molas dianteiras com fio 14mm e diametro de 131mm , elas devem estar um pouco apertada no cone .

Lógico que com um mesmo diametro externo duas molas com fios de espessuras diferentes , a que tiver fio mais fino , TERÁ UM DIAMETRO INTERNO MAIOR .

Mas no seu caso SE VC OPTAR EM COLOCAR MOLAS COM FIO DE 16MM NA FRENTE PODE PEDIR PRA FAZER COM 135MM DE DIAMETRO EXTERNO COMO FORAM FEITA AS MINHAS , as do CARLOS SIQUEIRA tem 138mm de diametro externo e ficam roçando na capa do suporte da mola e faz um barulho enjoado de nhec,nhec , pq ficou com o diametro externo um pouco maior do que deveria para o espaço dela , eu experimentei as molas do ENGESA dele no meu e aconteceu ísto , logo o diametro externo para as molas dianteiras TEM QUE SER DE 135M M COM ESTA ESCRITO NO MANUAL DO ENGESA .

ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Obrigado pelas dicas, Rodrigo e Dr. !

Amanhã farei o seguinte: medirei o comprimento das molas comprimidas com o peso do jipe e ver se dá diferença....

Sobre usar mais elos: acredito que ficaria mais macia sim a suspensão, mas deve diminuir o curso, com os elos encostando uns nos outros, não?

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Vejam as medidas que o Igor me passou:

Tenho as molas originais e as especiais :

Originais :
    Dianteira
    Fio: 15,88 mm
    Altura :42,5

Traseira
    Fio : 15,88mm
    Altura 40,0

Especiais
    Dianteira
    Fio:15,88mm
    Altura : 46,0

Traseira
    Fio:15,88
    Altura:48,0

Mais confuso ainda...

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    CARO AMIGO CAVESO

Acredito que o IGOR cometeu algum engano nas medidas destas molas .

Mas as medidas que passei são as que estão no meu ENGESA , agora vc pode colocar com as medidas que vc achar melhor pra vc , é questão de gosto , ou experimentar novas medidas para ver como ficam , tudo é questão de gosto .

Vc pode fazer com as medidas que vc acha melhor e se não ficarem como vc quer , é só trocar por outras medidas até achar o ponto ideal . As minhas já estão no ponto ideal para mim .

Só para vc ter uma idéia , as molas do RODRIGO IELPO BASTOS ( olha que o carro dele é uma CAMPER , que é mais pesada do que o ENGESA ) , são com as mesmas medidas das minhas se não me falha a memória , e ele esta querendo amaciar mais as molas traseiras , JÁ NO MEU CASO , com este conjunto de molas que é igual ao dele , EU SINTO A NESCESSIDADE DE ENDURECER UM POUCO AS MOLAS TRASEIRAS DO MEU , PQ PARA MEU USO OU MELHOR : Para a maneira que eu uso AS VEZES DA FIM DE CURSO NA SUSPENSÃO TRASEIRA , qdo passo numa depresssão maior em velocidade maior .

OU SEJA ÍSTO É :" Na minha maneira de ver e usar , o ENGESA vem original com o fio das molas dianteiras um pouco mais fino do que o fio das molas traseiras ( FORAM PROJETADAS ASSIM POR NECESSIDADE DO PROJETO DOS CÁLCULOS ), COMO EU COLOQUEI AS MOLAS DIANTEIRAS COM O MESMO FIO DO QUE AS TRASEIRAS , AS TRASEIRAS " PRESCISARIAM DE SEREM COM FIO UM POUCO MAIS GROSSOS " , 17mm ? Mas aí eu acho que o ENGESA ficaria muito duro , LOGO : VOU DEIXAR COMO ESTA , PQ SÓ ACONTECE ÍSTO ( fim de curso na traeira ) ESPORÁDICAMENTE , e para mim a maciez e estabilidade esta SHOW DE BOLA COMO ESTA , POR ÍSTO É QUE RECOMENDO ESTAS MEDIDAS QUE COLOQUEI PRA VC E A TODOS OS DONOS DE ENGESAS .

ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Doutor,

O que me deixa ainda na dúvida é o fato das molas originais do meu engesa serem do mesmo tamanho, diferente dos jipes de vocês que sairam com molas de tamanhos diferentes.

Como a fábrica não seguia um padrão para os jipes, imaginei de terem soldado o suporte das molas em alturas diferentes de jipe para jipe sei lá....

Postei na lista da camper pra ver se alguém passou por o mesmo que eu e dar uma luz...

Essas medidas passadas pelo Igor não devem mesmo estar corretas, pois nas originais as dianteiras são maiores que as traseiras e nas especiais é o contrário, veja:

Originais :

Dianteira

Fio: 15,88 mm
    Altura :42,5

Traseira
    Fio : 15,88mm
    Altura 40,0

Especiais:

Dianteira
    Fio:15,88mm
    Altura : 46,0

Traseira
    Fio:15,88
    Altura:48,0

Vá entnder....

Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO AMIGO CAVESO

Acredito que o IGOR cometeu algum engano nas medidas destas molas .

Mas as medidas que passei são as que estão no meu ENGESA , agora vc pode colocar com as medidas que vc achar melhor pra vc , é questão de gosto , ou experimentar novas medidas para ver como ficam , tudo é questão de gosto .

Vc pode fazer com as medidas que vc acha melhor e se não ficarem como vc quer , é só trocar por outras medidas até achar o ponto ideal . As minhas já estão no ponto ideal para mim .

Só para vc ter uma idéia , as molas do RODRIGO IELPO BASTOS ( olha que o carro dele é uma CAMPER , que é mais pesada do que o ENGESA ) , são com as mesmas medidas das minhas se não me falha a memória , e ele esta querendo amaciar mais as molas traseiras , JÁ NO MEU CASO , com este conjunto de molas que é igual ao dele , EU SINTO A NESCESSIDADE DE ENDURECER UM POUCO AS MOLAS TRASEIRAS DO MEU , PQ PARA MEU USO OU MELHOR : Para a maneira que eu uso AS VEZES DA FIM DE CURSO NA SUSPENSÃO TRASEIRA , qdo passo numa depresssão maior em velocidade maior .

OU SEJA ÍSTO É :" Na minha maneira de ver e usar , o ENGESA vem original com o fio das molas dianteiras um pouco mais fino do que o fio das molas traseiras ( FORAM PROJETADAS ASSIM POR NECESSIDADE DO PROJETO DOS CÁLCULOS ), COMO EU COLOQUEI AS MOLAS DIANTEIRAS COM O MESMO FIO DO QUE AS TRASEIRAS , AS TRASEIRAS " PRESCISARIAM DE SEREM COM FIO UM POUCO MAIS GROSSOS " , 17mm ? Mas aí eu acho que o ENGESA ficaria muito duro , LOGO : VOU DEIXAR COMO ESTA , PQ SÓ ACONTECE ÍSTO ( fim de curso na traeira ) ESPORÁDICAMENTE , e para mim a maciez e estabilidade esta SHOW DE BOLA COMO ESTA , POR ÍSTO É QUE RECOMENDO ESTAS MEDIDAS QUE COLOQUEI PRA VC E A TODOS OS DONOS DE ENGESAS .

ABRAÇÃO
    Guilherme

Têm como pesar teu Engesa com tanque cheio e motorista no volante? Preciso do peso total, peso sobre o eixo dianteiro e traseiro. O problema do fim de curso na traseira é porque a mola está com poucas voltas (oito) para diâmetro de 16 mm.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

Usuário Avatar de lmaimone
    Entrada
    02/10/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Olá, alguém já instalou as molas especiais ( mais longas ) da Rota 4x4?
    Gostaram do resultado?
    Abs

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Preciso de uma gentilesa de vocês.....

Pra quem usa as tais molas especiais, alguém póde me relatar qual o comprimento que ela fica quando comprimida, ou seja com o peso do carro aplicado sobre ela????

Percebí que as molas tanto dianteiras quanto trazeiras têm o mesmo calibre do fio. É isso mesmo????? E a força delas é a mesma????? As trazeiras são mais macias????

Se alguém puder me dar essas informações eu agradeço.

Abraços

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    RENATO FRAGA

As molas do meu ENGESA comprei por encomenda sob medida , AS DIANTEIRAS E TRASEIRAS TEM A ESPESSURA DO FIO DE 16MM ou seja tem a mesma espessura , já o comprimento , as DIANTEIRAS eu comprei com 40cm e as traseiras com 49cm , elas tem a mesma resistencia , sendo que não me lembro direito que as dianteiras e traseiras tem numero de elos diferentes e qto maior o numero de elos , mais macia ela fica mesmo o fio sendo da mesma espessura .

Qto ao comprimento com ela no lugar não medi , as medidas que dei formam qdo comprei e elas fora do carro , e com este comprimento que coloquei , a frente ficou ligeiramente mais alta , poderia ser as dianteiras com 39cm para ficar com o ENGESA nivelado .

ABRAÇO

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Opa , obrigado pela resposta.

Em relação às questões de diâmetro do fio e número de espiras realmente o que você disse é bem verdade e eu já tenho conhecimento disso.

O motivo da minha pergunta é que estou com um certo problema de ajuste da minha suspensão dianteira, onde a mola que eu utilizo está muito dura.

Avaliando o engesa como um carro de peso aproximado, estou tentando tomar como base a deformação que a tal mola sofre para que eu me baseie na aquisição de uma peça que atenda melhor minha necessidade. As molas que eu encontrei a resistência adequada são muito curtas e não acompanham o curso da minha suspensão.

Portanto seria importante saber qual o comprimento dela com o peso apoiado para que eu tire minhas conclusões.

Abraços a todos

ps.: onde mandou fazer as tais molas sob medida???

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    AMIGO RENATO FRAGA

Mandei uma MP pra vc .

Dependendo do peso do seu carro a mola que vc tem esta boa , vc já viu os amortecedores , se estiverem travados , dará a impressão que as molas estejam duras demais .

Qual é o seu carro e que motor tem , qual a espessura das suas molas ?

Normalmente as molas traseiras são mais duras , apesar dos motores serem dianteiros .

ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem