x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 51

Tópico: Câmbio Engesa

MOTOR

Motor 3.0 8v

Alimentação Bomba injetora

Combustível Diesel

Potência (cv) 116

Torque (kgfm) 29,6
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

Motor 2.8 8V

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 8 válvulas. Bomba injetora rotativa. Diâmetro e curso: ND. Cilindrada: 2.779 cm3. Taxa de compressão: ND. Potência máxima: 77 cv a 3.800 rpm. Torque máximo: 17,7 m.kgf a 2.400 rpm.

É Erikson aumentou em 63% o torque se comparado com o motor 2.8 original.........

O detalhe é que ninguem dimensiona componente para o valor exato, existe uma margem que é o fator de segurança. 8) 8)

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Fator de segurança superior a 65% Acho que nenhum japonês faz isso

Lembre-se que os japoneses sabem fazer contas muito bem, e os produtos deles são dimensionados exatamente para o que se propõe, por isso duram tanto.

Na minha Ram eu já tive oferta de câmbio mecânico FSO4305 por 3k, que em tese tem limite de 56kgfm de torque de entrada. Como o Cummins 6 bocas está regulado para 61kgfm, eu estaria "dentro" da margem de segurança, porém, prefiro ficar fora da faixa de risco

Prefiro ir e voltar dirigindo, pois já tive a experiência de ter de despachar meu veículo, cujo semi-eixo não suportou a margem de segurança

Ah, sim! A caixa de marchas tem como limite um determinado torque de entrada, que é dado pelo motor. Já a caixa de transferência tem seu próprio limite de torque máximo de entrada. Nesse caso, ele é determinado pela multiplicação do torque de entrada dado pelo motor multiplicado pela relação de marcha em uso, descontadas perdas por transformação em calor (atrito). Sendo assim, lembrem-se que a 240V tem uma 1ª muito mais curta que a 1ª de outras caixas, logo, o torque de saída dela na 1ª marcha é muito maior.

Como diz o GV, da lista da Camper, eu sou um economista que faz muita conta, por isso mesmo fiz todas elas e decidi que valia a pena desmontar minha Camper e montar de novo com tudo absolutamente adequado ao meu uso.

Final de julho ela volta, até lá acho que andarei num legítimo Jeep que chega a semana que vem.

Eriksom

Como diz o GV, da lista da Camper, eu sou um economista que faz muita conta, por isso mesmo fiz todas elas e decidi que valia a pena desmontar minha Camper e montar de novo com tudo absolutamente adequado ao meu uso.

Concordo plenamente , lápis papel e calculadora ainda são bem mais baratos 8) 8) 8)
    Só quem projetou o cambio ia poder contar para gente as tolerâncias envolvidas, as minhas contas foram bem simples com certeza não é só isso...........

Ainda vou andar muito com barulho de ré na cabeça (por opção) sabia que chorava, mas não tem almoço grátis as vezes precisamos abrir mão de algumas coisas.

[ ]´s com tranf. FI na cabeça, porém aguentando sem susto o 240V

Fiz um investimento de quase 4000 latinhas na Camper e agora preciso ter o retorno que vai ser pago rodando....
    Nunca pensei em carro como investimento, ou seja, já que tem o danado nada de deixar enfeitando a garagem tem que rodar.
    E é o que vou fazer usar no dia a dia e fazer umas trilhas no finds, pois não dá para arrumar tudo de uma vez, preciso conhecer melhor a viatura, não andei direito ainda
    Mas para quem saiu de um motor diesel de 80CV o GM 4.0 tá sobrando potência por enquanto

[ ]´s Sempre achando que quem faz a diferença é a reduzida

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Caio,

refiro-me à caixa de transferência, não ao carro (não que o carro não esteja revisado, mas quando citei que troquei os rolamentos e retentores, referia-me à tcase Band).
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Caio

Não estou de sacanagem, mas quanto mais se inventa sem pensar antes, mais vai haver confusão. O Heck costuma me sacanear porque eu planejo muito, demoro para implementar, e quando vou fazer, demora meses para ficar pronto. Se fosse fácil, levava em qualquer mecânico e ..... sai andando para quebrar algum tempo depois. A questão é de usar a cabeça, pesquisar antes, usar muito papel, lápis e internet para evitar gastar dinheiro à toa.

Eu acreditei no proprietário anterior e me fudi na Chapada Diamantina. Depois disso, tudo o que fiz foi com calma e paciência. Fiz uma coisa, testei, testei, e mandei fazer a outra. Tudo sem gambiarras.

Eu não misturo alhos com bugalhos. Troquei minha caixa de transferência APENAS por que achei uma NP-205, SÓ POR ISSO.

Quem quiser misturar coisas, mistura, mas não dá para reclamar depois. Câmbio de Hilux é desenhado para um motor específico. Câmbio de Band, idem. Eu uso motor Band 14B e preferi não colocar a caixa da própria por minha decisão (mantive a relação longa, eu acho 37x10 longa) e coloquei a caixa com reduzida. Na minha opinião de quem usou, relações mais longas só com o S4T, o resto é motorzinho de dentista.

Boa sorte

Eriksom

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Na descida da est. da Petrobras dia 02/07 fomos fazer uma brincadeira tradicional num play ground pra jipes no meio da trilha , que são umas pedras com rampas e a camper do Fabio Rosa acabou abrindo ao meio o cardan tras. e decepou o eixo de saída na cruzeta do cardan diant.
    Pegamos o cardan tras. do meu engesa que , por sorte , coube na camper por ser um Fase 3 e fui com o diant. em 4x4 . Até ai não sabia que estava com problemas graves na cx de transf. conseguimos chegar na pousada , mas qdo dava ré escapava a engrenagem .
    Tirei a cx de transf. fora esse sabado , qdo abri percebi que uma das arruelas e a trava de aço 1045 que calçam a engrenagem louca da transf. , estavam bem tortas , danificaram o rolamento da engrenagem , algumas pontas dos dentes das 2 engrenagens e o eixo de acionamento da alavanca , refiz as ptas dos dentes e consegui todas as peças , menos essa arruela de calço . O João da Rota tb não tem , será que algum colega sabe onde posso encontrar essa arruela ?
    Vou fechar a cx amanhã sem a engrenagem louca , pra poder rodar com ele ...

[]s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

eu planejo muito, demoro para implementar, e quando vou fazer, demora meses para ficar pronto. Se fosse fácil, levava em qualquer mecânico e ..... sai andando para quebrar algum tempo depois.
    Grande Erikson,

Como eu disse tô na fase de namoro com a viatura preciso conhecer melhor antes de me meter em qq modificação mais pesada. Não tenho experiencia e muito menos $$$ sobrando.......
    Por enquanto vai ficar tudo como está no cambio e transferencia, quando vendi a Hilux eu estava preparado pois sabia que não ia achar uma Camper sem nada para fazer (até tem mas $$$$)

Vamos ver se no sábado consigo sair da funilaria

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Caio, concordo plenamente: não faça nada que vá se arrepender depois.
    Senti isso na pele ao colocar certa vez um câmbio de Bandeirantes 5 marchas na minha Camper: o carro ficou horrível, muito ruim. As relações de marchas daquele cãmbio não "casaram" com meu conjunto de motor (4.1 c/3E) e relação de diferenciais (13x46). O carro ficou xôxo. A primeira e segunda marchas eram muito curtas e a quinta marcha era inútil de tão longa.
    Some-se a isso os mais de 1800 kg da Camper...
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa Fase I com Cambio Automático
      Por Eduardo Merege no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 15
      Última resposta: 15/09/2008, 11:16

Permissões de Postagem