Não vou trocar, grande Kim...fique tranquilo...rsss
Versão Imprimível
Caros colegas
Guilherme e Kim,
Esta é a história de minha 240V estressante:
Esta caixa foi aberta duas vezes, a primeira vez por um mecânico que só trabalha com caixa de marchas, a segunda vez por um mecânico especialista na montagem e desmontagem de motores a diesel e caixas de marchas (carros utilitários/pesados), o primeiro trocou os sincronizados e disse que não existia nenhum desgaste nos rolamentos ou qualquer outra peça, já o segundo disse que a caixa não apresentava nenhum defeito, pois o defeito para ele seria na bola da alavanca, o qual recomendou fazer a retífica, e assim a fiz, mas não houve nenhuma melhora. Conforme relatei anteriormente, troquei as molas e os pinos, substitui por esferas na tentativa de melhorar, mas não obtive o êxito esperado. No meu caso as marchas são boas de passar, exceto a 3ª "estressante", e em alguns momentos a 2ª marcha. O interessante de tudo é que as vezes ela passa tão boa quanto a 4ª ou a 5ª, sem a mínima dificuldade, na maioria das vezes é como ela tivesse entrando "amarrada, mordendo, seca sem lubrificação", e isso é terrível, é chato, é fora do comum! A partir daí consultei diversos mecânicos, uns diziam que poderia ser os "cachorrinhos" pequena peça que fica no conjunto sincronizador, pois as molas poderiam estar cansadas, e aí ele arrebita e dificulta o engate da marcha; outros diziam que poderia ser o conjunto sincronizador que faz a 2ª e 3ª marchas, o qual custa aproximadamente R$ 2.000,00, com esse valor poderia comprar um câmbio melhor, mas acontece que o 240V é quase inquebrável, seria prudente eu conseguir essa correção.
Bem pessoal, desculpa, essa é a história de minha 240V estressante. Se alguém tiver essa tal mosquinha dos olhinhos azusinhos, asinhas branquinhas ...... eu tenho o máximo interesse de comprar essa relíquia.
Abraços,
Lenilton Feitosa
Kim, esse câmbio com a ré com trava será um modelo de 2615 ? Eu pensava em tentar uma tampa do 2615 igual que vem na Camper, que os engates são idênticos. Meu 240V não tenho essa dificuldade toda de trocar marcha, mas quando ando na viatura 4x4, equipada com o 2615, é que vejo a GRANDE diferença e conforto entre um câmbio e outro. Por isso que pensei na tampa do 2615, pois deve ter mais peças dessas no mercado do que esse que citou com o engate da ré diferenciado. É que dá um bom trabalho, senão até poderia trocar as tampas dos câmbios entre as viaturas de casa, daí matava a charada. Claro que se alguém tivesse experiência ou conhecimento a respeito, pouparia todo esse trabalho ...
Com relação ao óleo: antigamente, na época em que foi fabricado esse câmbio, o óleo recomendado pela Clark era o 90 GL5. Recentemente entrei em contato com a Eaton, que assumiu o controle da Clark, e eles foram enfáticos em dizer que o uso desse óleo pode ocasionar problemas no câmbio. Argumentei que isso é o que consta no manual do veículo e de manutenção da Clark e eles me responderam que a especificação foi revista e o óleo indicado é o 80w90 GL4. Isso "bate" com a informação que sempre tive, de que a aditivação do GL5 atacaria os sincronizadores, pelo material que são feitos. Passei então agora a usar esse tipo de óleo, inclusive utilizo um óleo da própria Eaton, embalagem azul. O óleo é azul (!!!), não tem cheiro de óleo (!!!) e visualmente parece ser mais fino que o 90 GL5, lembrando um pouco óleo do hidráulico. Estou rodando em ambas as Campers com esse óleo e não notei diferenças significativas no engate das marchas.
Pandur,
Eu coloquei óleo 90 GL4 na minha caixa e sinto que alguns engates são duros...
Na época pensei em usar o 80w90 mas fui pela "recomendação" do fabricante.
Esse óleo wbf100 ao qual me referi tem viscosidade perto de 68 (identica ao óleo hidráulico), se não me engano....não muito distante do 80...
Na próxima troca usarei esse que você usou aí...
Caros colegas,
Utilizo essa mesma caixa no meu jpx. Uso, há treis anos, óleo lubrax 140 por ser aqui uma região de temperatura ambiente elevada , principalmente, na época sêca. Para resolver esse problema de troca de marchas uso sempre a dupla debreagem. Dessa forma as marchas entram facim, facim. O único senão q acho desse câmbio, e por isso é necessário q se esteja sempre ligado, é a possibilidade de se engatar uma ré em vez de uma 2a. como, por exemplo, no para e anda do trânsito na cidade , com consequências desastrosas, uma vez q uso mais a 2a. para sair com ele da imobilidade dada a relação curtíssima q ficou a 1a.
FERNANDO CESAR XIMENES
A minha tinha este problema de não saber direito qdo entra a ré , mas o VELHO que mexeu na tampa da minha , procurou na sucada dele uma mola mais grossa e colocou no lugar da que estava lá , RESULTADO : Hoje sinto nitidamente qdo jogo a alavanca em ponto morto para a esquerda a presença desta mola que não deixa a alavanca ír até o canto esquerdo , sendo nescessário fazer um pouco de força para ír totalmente para a esquerda para poder passar a 1ª ou a ré .
Fica fácil de resolver este seu problema , será só trocar esta mola por outra mais forte , como foi feita no meu .
LENILTON , no seu caso já não sei o que falar , pq já foi trocado todas as peças praticamente e ficou ruim do mesmo jeito , SÓ TRAZENDO AQUI PARA O VELHO MECANICO QUE MEXEU NA MINHA PARA RESOLVER ESTA PARADA SUA .
ABRAÇÃO
Grande Fernando Ximenes,
Como está meu amigo? Somos da mesma cidade e quase não nos encontramos hein. Doc, o Fernando tem o melhor jpx do nosso estado todo, equipado com motor hilux,eixos band, caixa 240v, com flutuante e uma serie de tranqueiras mais...e a respeito da caixa, eu fiz exatamente isso que vc citou guilherme e a quase dez anos nãos sei o que é abrir minha 240v. Sinto muita falta de mais velocidade na estrada mas, assim como o Sr. Fernando, uso o diferencial da band e não temos opção de alterar a relação de diferencial. Voltando ao 240v, ...., não troco por caixa nenhuma no mundo pois com ela não se gasta dinheiro e se tem muita confiança.
Abraços
Daniel Lima
Engesa f2, mwm2.8,240v + redução band, eixos band, work12000 e um bocado de porqueiras...
Caveso, sugiro mesmo então utilizar a especificação atual da fabrica, o 80w90 GL4. Claro que pode ser de qualquer marca de 1ª linha, mas como por aqui encontrei o óleo da Eaton a um bom preço, acabei por usar ele. Aqui um link com os óleos da Eaton:
http://www.eaton.com.br/imagens/espe...ansmissoes.pdf
CARO AMIGO DANIEL LIMA
Nosso ENGESA tem praticamente a mesma configuração , o meu é F-I motor MWM 2.8 , cambio 240V , T-CASE ( caixa de redução ) BAND , relação 3,92 , a sua deve ser 10x37=3,7, a meu ver esta ÓTIMA , sendo que o meu é eixos originais a o seu é tb da BAND , o meu tem flutuante tb , LOGO MUITO PARECIDOS .
E o INCRÍVEL é que vc tem a mesma impressão que eu , ísto é : SINTO FALTA DA 5ª OVER , mas como vc não troco este cambio por nada , APESAR DELE TER AS MUDANÇAS DE MARCHA MEIO DURO , NÃO DA DEFEITO E ESTA SEMPRE ALÍ PARA NOS ATENDER NA PORRADA MESMO .
Somos muito parecidos neste aspecto .
Com relação ao JPX , ele tb é muito parecido com o ENGESA sendo que ele tem mais pontos fracos do que o ENGESA , só que o FERNANDO corrigiu todos estes pontos fracos , e ficou com o ponto forte dele que é A SUSPENSÃO com o triangulo que é SUPERIOR aos dos ENGESAS com a PANHARD . O JPX dele deve ser um espetáculo mesmo .
ABRAÇÃO
Olá, Guilherme.
Vou seguir sua orientação e substituir essa mola q vc falou. Realmente, meu j é só satisfação e alegria. Grande abraço.
Daniel, qta. satisfação em revê-lo, mesmo virtualmente. Nem no bar do Chapadão vc aparece!! Deve ser o excesso de trabalho lá na empresa. Quando achar um tempinho apareça por lá para continuarmos aqueles nossos papos sobre a mecânica de nossas viaturas. Sua experência vale mto. Um abração, meu amigo.
Tenho um engesa há poucos meses.
Consultei o antigo proprietário sobre o óleo do cambio, que informou nunca haver trocado (ele possuiu a viatura por 8 anos).
O oleo estava bem velho. Troquei o óleo da caixa, colocando o 80w90 GL4 da Lubrax.
Todavia, após a troca, o engate (principalmente das primeiras marchas) que era muito bom, ficou ruim.
Estou pensando em trocar pelo óleo da própria EATON, ou mesmo colocar a especificação antiga (90 GL5).
Gostaria da valiosa opinião de vcs.
Obrigado
Seixas
Seixas , tive esse problema em 2005 , soltou o tampão de manutenção da arvore principal e teve que frezar a engrenagem da 2ª , depois foi colocado óleo SAE 80W90 GL5 por recomendação do meca , só ficava bom de engatar depois que esquentava , as 1ªs mudanças eram dificeis , drenei o óleo do câmbio e coloquei o que usava antes SAE90 GL4 , voltou ao normal , e está até agora .
abs ...