Guilherme desculpe invadir seu topico com minhas duvidas é que me empolguei vou abrir um topico novo e reeditar a mensagem la
abraços
Rodrigo Bastos
Versão Imprimível
Guilherme desculpe invadir seu topico com minhas duvidas é que me empolguei vou abrir um topico novo e reeditar a mensagem la
abraços
Rodrigo Bastos
Amigos, saudações.
Toda informação será sempre bem vinda. Aliás, estamos trocando ideias com um mesmo objetivo.
Parece que a melhor opção é mesmo o motor Sprint 2.8, e quanto ao câmbio? Poderia ser um utilizado na S10? Daí já vinha o trem de força completo.
A intenção é evitar GRANDES adaptações.
Alguém sabe como poderemos depois regularizar a mudança de combustível, de gasolina para diesel.
[]s a todos
Guilherme,
Eu conheço uma Camper que tem mecânica 14B, caixa 05 marchas Toyota e não precisou mexer no chassis.
Basta deixar o conjunto discretamente desalinhado no eixo longitudinal - 02cm.
Também não recomendo recortar o chassis. Mas de fato cabe.:idea:
Agora com a 240V + tcase Band eu não sei. Coube no chassis de um CJ-6 daqui.
Seguirei caminho semelhante na The Camper.
14B turbinado, caixa 05 marchas Band, guincho mecânico.:concordo:
Pessoalmente não gosto do MWM2.8 pela falta de torque em baixa...
Abraço,
Srs.
O meu Engesa tem mecânica Toyota com motor 14b, caixa de 5 marchas e reduzida, e foi montada no chassi sem cortes. Ela foi montada levemente desalinhada em relação ao chassi, o que não provoca nenhum problema. Estou montando um guincho mecânico e apesar de ficar bem apertado no chassi, não chega a tocar em nenhum ponto.
O motor ainda é aspirado (original) e estou pensando em colocar um turbo, mas os kits que existem no mercado não são "plug and play" no engesa, por causa da posição do filtro e escapamento, ou seja, vai dar mais trabalho.
É uma mecânica bem confiável, bom consumo, mas o desempenho sem o turbo deixa um pouco a desejar em estradas, mas devido ao bom torque vai bem na cidade e na trilha.
Tony.
PARABENS POR ESTE TREM DE FORÇA
Realmente é uma ÓTIMA OPÇÃO , tenho um MWM 2.8 GOSTO MUITO e reconheço CLARAMENTE que um 14B ( sou apaixonado nele tb ) tem MAIS FORÇA/TORQUE em baixo giro que o MWM , o MWM deixa a desejar neste ponto .
PARA MIM SÃO AS DUAS MELHORES OPÇÕES EM MOTORES PARA UM ENGESA/CAMPER .
Não despresando tb o ORIGINAL S4 e S4T , que para mim só peca pelo EXCESSO DE PESO .
ABRAÇÃO A TODOS E SEM BRIGAS pelo gosto e nescessidade de cada um . E até do poder de compra , pq as vezes vc acha uma pechincha e não pode perder de ter um motor que não é aquele do seu sonho , mas a oportunidade fez com que vc comprasse este mesmo .
Guilherme
O cambio que vai usar depende do diferencial dianteiro. Se usar o Dana 30 original, que tem bola do lado do passageiro, vai precisar de um cambio que largue o cardan para esse lado. COm esse eixo tem gente usando o MWM 2.8 com cambio de hilux, adaptado por uma flange que tem para vender no Clube da Camper. Se quiser usar o da S10 vai ficar com acionamento da tração elétrico, o que muita gente não gosta, o da Frontier é manual. No caso destes dois cambios precisa de um eixo dianteiro que tenha bola para o lado do motorista.
Fique atento embora seja o mesmo motor na S10 e na Frontier as caixas secas são diferentes.
Abraços
A vantagem do MWM2.8 é a reposição de peças!!!:!:
Por ter saído em inúmeras viaturas, o mercado paralelo e mesmo original é maior.
O 14B tem peças difíceis e caras de encontrar...
Realmente, como você já disse, é uma escolha pessoal!!! E que depende muito das oportunidades que aparecem também.
Eu instalaria um MWM 2.8 sem problemas. Mas apareceu um 14B... aí já viu né...:concordo:
Agora os Maxion Power Stroke, HSD, etc... pessoalmente, para uma Camper, não recomendo.
Abraço,
Prezados
Como destacou o Grande Loras, escolha do motor é de cada um, brigas e casamentos já foram desfeitos por causa desse tema 8)
No caso específico do 14B, por ser um motor que roda em cruzeiro a 3500 rpm (giro máximo a 4100rpm), se você colocarem uma relação como as mais longas da própria Band (4,10 ou 37:9), montados em pneus 35', mantida a caixa original 240V, você rodarão em 4ª marcha no limite da rotação a 110km/h e em cruzeiro ma 5ª marcha (aquela 1:1) a 140 km/h. Rotação para mais do que isso pode até existir, mas o motor não consegue empurrar sem ser turbinado (se for, chega-se a quase 170km/h na configuração descrita)
Com relação a reduzida, vale lembrar que a 1ª da 240V é 6,70:1 (algumas 6,30:1, valores escritos de memória). Se vocês colocarem uma caixa de band 5 marchas, a 1ª reduzida seria cerca de 8:1, exceto em trilhas pesadíssimas, seria desnecessária). Acima disso, os "buracos" entre marchas ficariam piores que na 240V.
[por extensão, a 5ª overdrive da band seria pouco usada, pois em estrada a facilidade de perder rotação por giro baixo seria mais alta => 110km/h na configuração citada seria obtida com menos de 2 mil rpm]
Na minha opinião, a grande vantagem na configuração 14B + 240V está na utilização do sistema de embreagem mais barato do antigo motor mercedez das toyota que é plug&play com o 240V ..... considerados aqui a boa adaptação a ser feita entre motor e caixa SEM flanges, apenas com novos furos e prisioneiros.
PELAMORDEDEUS! reitero cada motor tem méritos e defeitos, os do 14B são citados pelo Loras.
Eriksom
.
Obrigado Dr. Guilherme.
Como foi dito pelos companheiros, foi mais oportunidade do que preferência. Estava procurando um engesa para comprar e encontrei esse, já com essa mecânica. No início, fiquei bastante preocupado com o motor 14b, pois não o conhecia bem e sei que peças Toyota são um tanto quanto caras. Agora, após uns anos de convivência, considero o motor bastante confiável, e como todo motor Diesel, se bem cuidado dura uma eternidade. Sou admirador dos MWM (voces sabiam que o 14b foi montado pela MWM para a Toyota??), principalmente o sprint que tenho em outra viatura, e a manutenção também é bem simples, mas no caso de um problema maior, como por exemplo o do volante bi-massa que está sendo discutido em outro tópico, também custa $$$$$$$$$.
A única coisa que me incomoda um pouco, é que a relação de diferencial do meu engesa é um pouco longa, se não me engano 3,07 : 1, o que na estrada com o motor sem turbo praticamente não permite o uso da 5a marcha. Já em trilhas, ando sempre reduzido, e aí é o bicho......
Se for para escolher uma mecânica para montar na viatura, é melhor partir para um desses motores mais modernos, apenas tentado evitar os eletrònicos que não são tão fáceis de instalar e podem te deixar na mão por uma simples conexão elétrica mal feita. Caixas de cambio, como foi dito, existem boas opções e quanto a transferência, se possível monte uma Toyota com reduzida, vocês não vão se arrepender.
Abraços,
Tony
Pessoal, saudações.
Continuo acompanhando o tópico considerando TODAS as informações.
Estou, paralelamente, analisando as possibilidades de compra de peças e serviços aqui em Maceió.
Tem um detalhe, gostaria de usar eixos nos moldes do Troller. Será que esse ou similar a esse tem preço acessível? Onde posso consultar para compra?
[]s
nos classificados o bigua ta vendendo um par de troller 6 furos moderno o preço ta bom mas como ele mesmo disse o diant. tem um leve empeno
Amigos, saudações.
Após longo tempo afastado do tópico, retorno informando que a Camper foi adquirida.
O carro foi comprado em SP e está em trânsito para Maceió.
Ressalto que recebi em todos os momentos o apoio IMPAR do amigo Ricardo Farias. Ao qual agradeço incansavelmente.
A Camper apresenta-se com motor GM6cc/gaz, câmbio 5m, 4x2, rodas 15x8 (usarei pneus 33), freios originais com hidrovácuo da Blazer.
Estou decidido a trocar o motor 6cc/GM por um MWM2.8(sem eletrônica).
Quanto ao câmbio/t-case, pode ser da Hilux, Frontier, ou outro que tenha 5a overdrive. Vai depender da oprtunidade de aquisição.
Só após adquirir trem de força é que resolverei o eixo dianteiro e relação de diferencial.
Aos amigos, continuo, e contarei sempre, com a ajuda, participação, e ESPECIALMENTE, sugestões.
Aos mais presentes, KIM, LORAS, que trocamos algumas mensagens, estarei aqui informando as novidades e analisando as orientações que serão sempre lidas.
[]s a todos.