Parabens Guilherme.
Bem vindo ao mundo das Campers.
Depois abre um topico sobre as mudanças no seu carro.
Pelo visto já conhece o Clube, lá sempre tem algumas coisinhas q precisamos.
Abraços e parabens novamente.
PB
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Parabens Guilherme.
Bem vindo ao mundo das Campers.
Depois abre um topico sobre as mudanças no seu carro.
Pelo visto já conhece o Clube, lá sempre tem algumas coisinhas q precisamos.
Abraços e parabens novamente.
PB
Guilherme,
Parabéns pela aquisição... essa camper está redondinha. Foi minha por uns 6 meses e só tive alegria com ela. Só vendi pra pegar uma 4x4 diesel original.
Curta o carro e qq coisa entre em contato, se eu puder ajudarei
Abraçones
Ralado
Epa! :stop:
Comparação inválida, IMHO.
Tire a turbina do MWM 2.8 e veja o que acontece.
Coloque uma turbina no 14B e veja o que acontece. Com intercooler então...
Comparar um motor 2.8 com outro 3.7 é complicado.
Comparar um motor turbinado com um não turbinado é complicado.
A relação potência / litro nos motores pequenos é elevada, o que afeta diretamente sua durabilidade.
Enfim, opcões pessoais.:concordo:
Abração,
Como diz o Loras, motor com combustão interna é papo explosivo :twisted:
Eu diria que um simples blower (não é modificação :concordo:) faria um sucesso no 14B, sucesso de uns 40% a mais na "bilheteria"
Enfim, motores eletrônicos turbinados não podem ser comparados com aspirados, mas que cada um tem seu uso próprio, no qual é imbatível, isso é verdade.
Eu opto pelo aspirado com bomba rotativa, com uma simples gambiarra elétrica, você "acende" o solenóide e volta pra casa mesmo estando a 2 mil km.
Eriksom
.
Loras,
No Brasil somente foi montado o motor Toyota 14-B, pesquisei e o que encontrei foi o seguinte:
- O motor Toyota 14-B foi montado nas Land Cruiser.
- O motor Toyota 14-BT não foi montado nas LC e sem nos caminhões ¾ Toyota Dyna no outro lado do mundo e tinham 3.660 cc, 140 cv/3.400 rpm e um torque de 34,01 kgfm/1.800 rpm (não são dados do fabricante).
- Com esses dois pontos trazei parte da curva (em anexo).
Hugo
o principal motivo dos maiores torque e potência dos Sprint estão na eletrônica e no Common Rail (ouso chutar que "apenas" isso acrescentam 35% ao que poderia ser retirado do mesmo motor com uma bomba rotativa). :?:
Veja bem, não estou desqualificando os MWM. Eles têm uma outra vantagem que vocês esqueceu de mencionar: são bem mais leves.
Mas para quem teve uma Dodge Ram como eu, com um Cummins 6BT5.9 na frente (versão antiga, sem common rail, mas com muita eletrônica), confesso que viajo muito mais tranquilo com um motor tradicional, é questão de opção.
Para um trilha ou uma viagem, nem sempre mais é melhor. Já viajei com minha Camper equipada com 14B e com amigos de Troller com MWM 2.8 e sinceramente não percebi diferença. Aliás, a única diferença é que eu mantinha a rotação do 14B por horas a fio na casa dos 3 mil rpm, esticava a 4 mil rpm, e meus amigos não conseguiam manter por tanto tempo rotações altas na casa dos 3,5mil rpm (eles têm cambio com overdrive, eu não, pois é um simples 2615 - o qual ainda mantenho).
Que os MWM são muito bons, são. E a construção interna do 14B é extremamente robusta, talvez a mais, não tenho dúvidas. Porém, o uso é que determina o motor. Para mim, para o uso misto (dia-a-dia, estradas, trilhas médias, viagens longas) o 14B é perfeito e qualquer outro melhor não cabem dentro do capô da Camper :evil:
Mas que eu penso em colocar um Blower, isso eu penso :pensativo:
Eriksom
.
Erikson, já q disse q não tem melhor.
Qual a vantagem do 14B turbo em relacao aos S4T ou S4T Plus q ambos também cabem na camper ???
[]s curiosos.
PB
" PESO " e " ELASTICIDADE " , pronto : respondido , ísto do meu ponto de vista .
Eriksom,
Nao discuto qual motor é melhor,somente estou postando os dados reais dos motores de acordo como foram montados pelo fabricante. A seguir comentarei teus números acima citados:
- De acordo com o manual da Toyota a rotação máxima do 14-B é 3.400 rpm (não 4.100) e a velocidade máxima 125 km/h a 2865 rpm.
- As Bandeirantes picapes têm uma relação mais curta 1:4,11 (não é mais longa) e as L, LV e LV-B mais longa de 1:3,70.
- Com câmbio 240V em 4° marcha temos:
v rpm máx = 3.400 x 1/1,49 x 1/4,11 x 3,1416 x 35” x 0,0254 x 60/1000 = 93 km/h (não 110 km/h)
- Com câmbio 240V em 5° marcha:
v rpm máx = 3.400 x 1/4,11 x 3,1416 x 35” x 0,0254 x 60/1000 = 139 km/h ( é a velocidade a rotação máxima, mais não é a velocidade máxima que podemos circular).
Para obter 110 km/h precisamos 2698 rpm, ou seja, está ótimo (não menos de 2.000 rpm como você comentou).
- Com câmbio Toy em 5° marcha o diâmetro do pneu máximo aconselhado é 31”, com isto temos:
velocidade = 2.620 x 1/0,86 x 1/4,11 x 3,1416 x 31” x 0,0254 x 60/1000 = 110 km/h
Para obter 100 km/h precisamos 2.381 rpm, bom para manter a velocidade cruzeiro em estradas.