Postado originalmente por
Loras
Na Venezuela temos caminhões Dyna com motor 14B.
Sem turbo, ok!
14-BT na Land Cruiser? Interessante.
Sabe em que ano? Descobriu qual o modelo de turbina utilizada?
As que vi na Venezuela são todas gasolina.
Por curiosidade, como faz a simulação das curvas dos motores?:?:
Vi que a curva do 14BT começa apenas em 1.700rpm, e que ele mantém um faixa de torque mais alta em relação aos 2.8 e 2.5 após 2.400 giros. Posso concluir (baseado na curva desenhada) que ele tem desempenho discretamente melhor que o MWM.
O 2.8PWT eu não gosto por conta da correia dentada. E pelo custo de manutenção da turbina. O preço de uma TGV é o preço do kit turbo completo de um 14B.
A questão para mim, é simples.
Encoste uma 14B numa pedra. Solte o pedal da embreagem.
Faça o mesmo com um 2.5HSD / 2.8PWT / MWM e veja o que acontece.
Enfim, é a velha história.
Já dirigi viaturas com 14B, viaturas com 2.8PWT, a Defender com o projeto base do 2.5HSD, outras com 2.5HSD propriamente...
E no meu estilo de condução, o 14BT é na medida!!!:concordo:
Abraço,