Walter , ele usa Clarck 240V ... o 1:1 é em 5a marcha ... por isso ele usou 3,3 rpm como exemplo ...
Versão Imprimível
Walter , ele usa Clarck 240V ... o 1:1 é em 5a marcha ... por isso ele usou 3,3 rpm como exemplo ...
Senhores,
ele somente esquenta quando passa dos 100.. 110.. Na trilha com giro alto porem sem entrar na faixa vemelha ele nao esquenta.. Se entrar na faixa vermelha ele esuqenta...
Aferição é sempre com gps.. E nos cálculos vc elimina força de arrantos que isso faz muita diferença..
Quando ano a 90.. Pode viajar o mundo todo que não esquenta.
Ja troquei tudo. Radiador, bomba de agua, mangotes. Ventilador.. Tudo... So esquenta quando entra na faixa de giro vermelha do motor.
Abraços,
Então Magao , pra queimar giro vc estaria andando a mais de 160 km/h e não 120 km/h ... é isso que ta pegando ...
Com o dif. 3,3 e pneus 37" em 5a a 120 km/h estaria com 2200 rpm e não queimaria giro a 3000 rpm , e tb não iria aquecer ..
Pelos calculos se vc está usando gps e está realmente queimando giro , a relação que cabe na conta é 4.1 ( 41 / 10 ) e não 3,3 ( 43 /13 ) , é isso que o Marcus questionou e estamos achando estranho ...
Edu,
Eu entendi o que ele quis dizer.. mais não bate com os valores reais na pista..
Tanto esse marcador RPM quanto o antigo.. e tanto o marcador novo de temperatura quanto o antigo mostram os mesmos dados..
E no modo mecânico.. o pé está no TALO quando estou a 120km/h.. não vai mais.. mesmo barulho e mesma marcação quando estou fora de marchas e soco o pé.. a BI está no MÁXIMO..
Eu contei pessoalmente os dentes C&P e comprei outra C&P pq quando o carro veio ela estava gasta.. ai antes de quebrar eu troquei logo.. isso foi antes de por os 37"...
Com os 33" a 100km/h +- ja estava esguelando tudo.. de acordo com os cálculos.. era pra esta a 147km/h..
Uso 240V + tcase de JPX + 13/43 + pneus 37x12,5x15.
AH.. quando estava com os 33" acontecia o mesmo.. e ja fiz a BI 2x na autorizada por motivo de sucção de água no tanque.. então já foi aberta e refeita 2x.. e acontece o mesmo que antes de ser feita.. original sem nunca ter sido alterada.
Abraços,
CHEGUEI AGORA DO PLANTÃO DE 36HS
E a cabeça ainda esta meia atordoada , mas EDU VELO com todo o respeito , MAS :
1- O MAGAO esta tendo os mesmos problemas que eu estava tendo , ou seja : AUMENTAVA O GIRO ACIMA DE 3.000 RPM = ESQUENTAVA O MOTOR .
2- A minha solução foi o RAIDADOR DO ÔMEGA , ou seja AUMENTEI A ÁREA DE TROCA .
3- O MAGAO citou que trocou o radiador por um do caminhão MERCEDES , mas digo : SE O RADIADOR DO CAMINHÃO CABE 20 LITROS DE ÁGUA ( como ex. ) E TEM A " ÁREA DE TROCA " DO TAMANHO DA ÁREA DE TROCA DO RADIADOR ORIGINAL ? NÃO VAI DAR CONTA , PQ O PROBLEMA NÃO É O VOLUME DE ÁGUA DO RADIADOR E SIM " O TAMANHO DA ÁREA DE TROCA " , aconteceu comigo , troquei a colméia por outra com o TRIPLO da capacidade de água e CONTINUAVA A ESQUENTAR , SÓ RESOLVEU QDO TROQUEI O RADIADOR POR OUTRO DE COLMÉIA FINA DE SÓ UMA CARREIRA DE CANALETA ( ÔMEGA 4.1 ) com o " TRIPLO DO TAMANHO DA AREA DE TROCA ".
4- Caso o RADIADOR do caminhão que ele colocou tem ÁREA DE TROCA maior do que a original , ENTÃO , o problema esta na relação CURTA DEMAIS , daí TERIA QUE COLOCAR UMA RELAÇÃO MAIS LONGA .
DISCORDANDO AÍ DO EDU VELO , pois se o ENGESA dele esta QUEIMANDO GIRO , ou seja : ANDANDO ACIMA DOS 3.000 RPM PARA ESTAR A 120KM/H ???? Terá então que alongar a RELAÇÃO DE C&P , mudando a 3,54 para 3,07 E NÃO PARA 4.1 como o EDU SUGERIU , pois se na 3,3 esta queimando giro ? Na 4,1 vai ter um giro maior ainda estando nos mesmos 120km/h que ele usa no asfalto .
MAS SE ELE RELATAR QUE COM A 3,07 ELE VAI PERDER FORÇA , AÍ A SOLUÇÃO EM DEFINITIVO SERÁ A TROCA DA T-CASE POR OUTRA DA BAND QUE TERÁ ENTÃO A FAMOSA " REDUZIDA " , DAÍ VAI RESOLVER " TODOS OS PROBLEMAS DO MAGAO " , se tivesse grana sobrando , BANCARIA ÍSTO PRO MAGAO SÓ PARA PROVAR QUE TENHO RAZÃO NO QUE FALO .
ATENÇÃO :
ESTA É MINHA OPINIÃO E RESULTADO DE MINHA EXPERIENCIA , APESAR DE SER EM SITUAÇÃO DIFERENTE , POIS MEU MOTOR É O MWM 2.8 , MAS O PROBLEMA DE ESQUENTAR QDO QUEIMA GIRO É O MESMO , O FENÔMENO É O MESMO DE ESQUENTAR QDO O GIRO PASSA DOS 3.000 RPM .
Guilherme,
O que Edu falou foi que para o valor bater do cálculo com o que está acontecendo teria que está com uma relação 4.1.. e não 3.30.. sacou?
Eu ja troquei o radiador e a área de troca tem quase o dobro do outro radiador.. em altura.. o que me vem de problema seja a frente do meu engesa.. parachoque da works + grade muito fechada ( estou resolvendo isso já.. frente de marruá jaja ta por aqui) .. na trilha pode da o pau que for.. ele não esquenta.. claro limitando a faixa de giro.. se na estrada limitar tbm a faixa de giro ele não esquenta de forma alguma..
Então ainda acredito que seja o giro alto d+
Abraços,
GRANDE MAGAO
Como falei acima , agora vc dizendo , confirmando que quase dobrou a área de troca , ENTÃO RECAI NA RELAÇÃO DO DIFERENCIAL ESTAR CURTA DEMAIS , BOA PRA TRILHA E RUIM PRA ASFALTO , A SOLUÇÃO FOI COMO FALEI : ALONGAR O DIFERENCIAL E TASCAR UMA T-CASE DE BAND E SEJA FELIZ COM TODOS OS PROBLEMAS RESOLVIDOS .
NÃO VEJO OUTRA SOLUÇÃO , O QUE VC VAI FAZER EM TROCAR A FRENTE ABRINDO A VENTILAÇÃO , " VAI MELHORAR MAS NÃO VAI RESOLVER " .
Guilherme,
Minha tcase ja é boa =) se for pra trocar.. ja ponho cambio e tcase completos.. fora isso não vale a pena.. vou testar mais algumas coisinhas nele pra ver.. se não der realmente ai eu troco..
Eu tenho um omega tbm.. vou rancar o radiador dele e fazer o teste =)
Abraços,
Magao , valeu a explicação pro Doc ... é isso mesmo , pelo cálculo pra chegar a 120 km/h a 3000 rpm com pneus 37" teria que estar com relação 4.1 , mas a relação é 3,3 superconfirmada ... qto mais longa a relação menos rpm vc precisa pra atigir velocidade , a relação 3,07 em troca da 3,3 não iria causar tanta diferença , atingiria 120 km/h com 2100 rpm e com relação 3,3 , PELOS CÁLCULOS , deveria atingir 120 km/h a 2250 rpm ... pode fazer as contas .
A questão fica complicada pq não adianta a gente querer mudar a relação pra não queimar giro pq a relação que está na vtr já não era pra estar queimando giro ... e a solução seria não queimar giro , pq já foi constatado que não queimando giro não esquenta ... mas andar a 90 km/h não seria a solução pq o Magao quer andar a 120 km/h ...
Acredito que por mais que seja superdimensionado o radiador não vai resolver o problema , pq o Maxion a 3000 rpm vai aquecer de qqer jeito ... tem que andar em rpm compatível ...
Fazendo cálculo usando 4a ( 1,48 ) no lugar da 5a( 1,00 ) com a configuração da vtr do Magao , anda prox. a 110 km/h com 3000 rpm ... são só subjetividades viu Magao ... rsrs , só tentando achar onde ta o gato ... tem que ter uma explicação pra não estar batendo a conta ...
EDU VELO
O que tenho sempre falado aqui em relação das contas de engenharia , é que estas contas : NÃO BATEM NA PRÁTICA , o exemplo de MAGAO esta aí pra provar o que estou falando , SIMPLESMENTE PQ O TAMANHO DO PNEU QUE ESTA ESCRITO NO PNEU , " NÃO É O TMANHO REAL " , logo ; MATEMÁTICA E FÍSICA são ciências exatas , MAS OS FABRICANTES DE PNEUS NÃO FABRICAM PNEUS DO TAMANHO REAL DO QUE ESTA ESCRITO , é aí que esta o GATO .
Por ísto que digo que em relação a RELAÇÃO DE DIFERENCIAIS , TAMANHO DE PNEUS E RPM IDEAL , EU CHEGUEI A MEU RESULTADO FINAL IDEAL POR : " ACERTO E ERRO " , gastei um trocado arrumado , usei a relação original 9x44 , depois a 12x47 , depois a 11x47 , depois a 13x46 , depois a 12x47 , PARA FINALMENTE FICAR EM DEFINITIVO COM A 13X46 , que é muito boa para estrada e longa demais para trilha , MAS COMO TENHO A T-CASE da BAND , todos os problemas foram resolvido , tenho uma boa relação longa para asfalto ( SEM QUEIMAR GIRO ) e uma REDUZIDA da BAND porreta pra trilha e estou assim sossegado já a algum tempo .
A conta tem que bater de qqer jeito Doc ... no seu caso com relação 13x46 e pneus 31" pra andar a 100 km/h vc tem que deixar prox. de 2400 rpm ... pra mim da certo , relação 13x40 e pneus 31" pra andar a 100 km/h é prox. de 2000 rpm ... e é isso que acontece .
Se mexer no diam. do pneu pra rodar a 3000 rpm a 120 km/h com relação 3,3 , teria que estar com pneus de 28" , está muito fora esse rpm ... o gato não é o diam. do pneu ...
O calc. é ( rpm / rel. dif.) = rpm na roda ; rpm na roda x o perímetro da roda ( D x 3,1416 ) x 60 = velocidade . pode ser que o resultado de alguma alteração ´por conta de desgaste de pneu , marcador de rpm um pouco fora ou velocímetro , mas teria que aproximar ...
De qqer maneira é só não queimar giro que não aquece ... é nessa linha de raciocínio que iria tentar resolver o problema de aquecimento ...
abs ... Edu
Edu,
O grande lance.. eu viajei 1500km ano passado.. desses 1500.. foram apenas 500km em estrada não duplicada.. a 80km/h.. quase que não chego! considero 100.. 120km/h ideal pra cuzeiro.. e não 80km/h sacou?
Tanto que ja rodei mais de 10mil km com ele.. sem problemas.. porém com muita paciência hehe
Abraços,