E qual o problema em assumir que copiaram (legal, já que estava em domínio público) um dos melhores jipes do mundo?
Copiar (legalmente) algo bom não deveria ser vegonha pra ninguém....
Versão Imprimível
E qual o problema em assumir que copiaram (legal, já que estava em domínio público) um dos melhores jipes do mundo?
Copiar (legalmente) algo bom não deveria ser vegonha pra ninguém....
Que eu saiba ninguém negou a cópia...
Vc está batendo na mesma tecla.
Como já dito anteriormente, o caso "Engesa x Agrale" não é de cópia.
Quando vc fala em cópia, sugere "plágio", imitação, ou coisa assim.
O "cbridi" relatou muito bem o que ocorreu de fato (eu não lembrava o nome da empresa que vendeu os direitos para a Agrale).
Direitos adquiridos de fabricação, através de licença, autorização, concessão, etc, não caracterizam cópia.
A "Mitsubishi Motors", por exemplo, fabricou modelos de Jipes, idênticos aos da família Jeep, mas com a devida autorização. Eram cópias? acredito que não. Cópias do Jeep foram feitas na URSS, por exemplo.
O Marrua é a evolução do EE12: aproveitaram o que tinha de bom e aprovado pelo EB e mudaram algumas coisas como motor, câmbio, eixos, etc, se para melhor ou pior é outra discussão.
Vc parece ser apaixonado pelo Engesa e isso está tumultuando as coisas em tua cabeça. Mas tudo bem, o Engesa vale essa paixão...
Pior é um amigo meu que é paixonado pelo seu FIAT 147 e jura que é melhor carro já fabricado, tem fotos do bichão em sites, vive arrumando, polindo, "tunando", e por aí vai.
o marrua lembra o engesa ... mas o projeto é outro....
as linhas são as mesmas .. mas a suspenção é diferente ... dimensões totalmente diferentes..
mas que tem coisa pra melhorar isso tem ...
Continuarei batendo na mesma tecla até que provem o contrário (o que será difícil, já que é só olhar pro marruá e ver um engesa).
O caso não é de plágio (já que o projeto estava em domínio público) mas é de cópia sim!
Se usaram o mesmo chassis, a mesma carroceria, mesma suspensão (com braços longitudinais e panhards iguaizinhas as do engesa), mesmo eixo traseiro (copiaram até o defeito do engesa que era não ter flutuante), mesma caixa de marchas e transferência (sem reduzida) e etc, etc, etc...., vocês ainda querem me fazer pensar que isso não é cópia???????
Como já disse várias vezes aqui: "quem não tem criatividade para criar, que pelo menos copie o que é bom".
E foi isso que agrale fez....
Se comprar licença de produção é cópia, então você está certo.
Como eu disse anteriormente, os direitos foram COMPRADOS!
Se eu comprasse os direitos do fusca e voltasse a fabricá-lo, seria cópia ou criatividade (criar algo novo)?
Seria a continuidade da produção do Fusca pela Caveso Motors, devidamente licenciada junto a massa falida da VW. Alguém falou em criatividade?
[]'s
Mas o que não está sendo discutido aqui não é se o Marruá é uma cópia ou um produto novo (criado a partir de um processo criativo)?
Segundo o "pai dos burros", Houaiss:
Criar: conceber ou inventar
Criatividade: talento para criar
Criativo: INVENTIVO, ORIGINAL
Dar "continuidade a um projeto" não é manter a cópia do que estava sendo feito anteriormente?
Não, essa não é discussão desse tópico, basta ler os posts anteriores...
Valeu pela força... :-)
Se você retirar a palavra cópia a frase acima fica bem melhor... :grin:
Veja, no mesmo Houaiss, o significado da palavra cópia.
[]'s, pouco me lixando se é cópia ou se não é... :roll: