Ainda nem comecei Rodrigo ... As pinças S10 que comprei o cara me enviou sem os cavaletes Depois de muito custo, conseguiu me arrumar um jogo de cavaletes e postou p/ mim no Sábado. Então semana que vem chegará p/ mim. Os discos D20 já estão comprados, chegando as pinças vou começar a ver como montar o "quebra-cabeças" ...
Amigos, estou enviando fotos da adaptação que estou fazendo no meu F1,com o kit da SBD(Mauro), como já havia comentado anteriormente neste tópico. Alerto a todos que tenham adaptado o eixo dianteiro da RURAL(meu caso) que alguns detalhes devem ser verificados antes, como:
1) Situação dos cubos das rodas,no meu caso tinham sido trabalhados e suas medidas alteradas em relação ao original, não possibilitando a montagem e além disso a face de encosto do disco não estava perpendicular ao eixo o que ocasionava oscilação no disco. A solução foi acrescentar um "miolo" de um disco usado e torneá-los.
2) Condições dos parafusos(roscas) das mangas de eixos, no meu em uma das rodas abriram outra rosca. Resolvi usando parafusos "alen" que não batiam no cubo.
Esta semana espero concluir a montagem e verificar se o hidrovácuo e o cilindro darão conta do acionamento das pinças ou se terei que trocá-los pelos da BAND, postarei mais fotos.
Até lá.
Carlos Siqueira.
Olhando na foto do disco e pinça em close , da a impressão de que a pinça não ficou centrada no disco , correto? Ou é impressão minha . Ísto é , da a impressão que a pinça ficou encostada no disco por dentro , e sobrando mais espaço pelo lado externo .
É isto mesmo Guilherme, esta foto eu tirei após várias tentativas. Resolvemos com a inversão dos cubos, que apresentavam variação de +/- 1mm, exatamente o que faltava para centrar os discos. Verificaremos agora se a rosca dos mangotes flexíveis são iguais as das pinças, para concluirmos a montagem e testarmos tudo.
Já usei bastante o freio e as pinças do tempra que usei na trazeira ficaram ótimas , qdo vc me perguntou , tinha andado muito pouco e as pastilhas não haviam acentadas ainda , agora o pedal do freio subiu e a frenagem é perfeita mesmo em alta velocidade , ele trava as 4 rodas por igual sem desgovernar o carro .
FICARAM MUITO BOAS E FREANDO COM PRECISÃO , VALEU A PENA .
Neste aspecto , ficou devendo , ísto é , não ficou freando bem , vc puxa bem o freio de mão , ele segura um pouco em pequenos declives , mas em uma rampa maior , não segura , ajudaria sim , se vc estiver para abrir uma cancela em pouco declive , não precisa desligar o carro para ele parar , mas se a cancela estiver num morro , não irá parar , FICOU DEVENDO NESTE ASPECTO .
CONCLUÍNDO : A meu ver , eu não ficaria procurando mais pinças de TEMPRA para colocar para usar o freio de mão , colocaria as de GOL mesmo , elas são mais fáceis de achar , inclusive os reparos deve achar com mais facilidade e mais barato , e ficaria sem freio de mão .
E outra : com as do TEMPRA, se vc esquecer de abaixar a alavanca?, o carro anda sem vc perceber que o freio está puxado , só vai perceber qdo vc sente um cheiro de pastilha queimando . Então , por um lado foi bom , em pequenos declives vc tem freio de mão , e por outro , se vc esquecer puchado , anda com freio freando um pouco e gastando pastilha e disco , AÍ VC DECIDE , SE PÕE AS PINÇAS DO TEMPRA , OU AS DO GOL .
Era oque eu prévia, foi por esse motivo que eu tirei as pinças de Kadet da minha Camper, além do freio-de-mão não freiar quase nada, as pastilhas gastavam somente do lado de dentro.
Preste atenção quando isso acontecer no seu Engesa.