
Essa mania de trocar os dentes helicoidais por dentes retos é primeiro porque ningume tem o maquinário preciso o sufuiciente, nem uma cheivadeira, para deixar os dentes helicoidais precisos o suficienete ao ponte de poder garantir transferência de torque na mesma intensidade entre os varios dentes em contato. Isto em termos de preparadores, fussadores e oficinas por ai.....
Dentes helicoidais são , como o Beto ja falou, mais fortes porque engatam ao mesmo tempo mais de um dente e por isso minimiza os impactos e isso gera suavidade. Em contrapartida são muito mais sensíveis a desalinhamentos e folgas.
O mito dos dentes retos serem mais fortes vem do fato de que uma mesma engrenagem com diâmentro primitivo constantes, obrigatóriamente tera um modulo de dente em termos helicoidais menor que o seu semelhante de dente reto, isto é O DENTE É MAIOR, mas não a resistência. A helicoidal tem que usar um modulo menor porque senão falta espaço. mrgreen: mrgreen: mrgreen:
E a razão dos tratores agriculos antigos usarem muito dente reto reside simplesmente no fato de que dente reto de fato é muito mais barato de fabricar inclusive quanto ao alojamento, que não precisa de apoio axial. As maquinas operatizes que as fabricam, são mais simples e por isso mais baratas, são mais econômicas em manutenção e um trator que ronca, tambem não tem importância...
O segredo da precisão do helicoidal é vital para o correto funcionamento de um cambio, por isso é muito complicado fabricar algo que aguente de verdade. Quem fabrica helicoidais com qualidade normalmente cobra caro, portanto não confia em engrenagens de reposição baratas, pois muito provavelmente não tem precisão e ainda por cima vão danificar as engrenagens boas.
Beto, volta pra aula seu rato, não aprendeu tudo ainda....





