Acho que o valor de uma adaptação depende muito do que se espera conseguir e de como a coisa é feita. Como atualmente estou transformando a minha posso fornecer alguns valores empreendidos;:

- Eixo dianteiro: Compra de um usado, troca da relação (por uma usada), troca de todos os rolamentos por novos Tinkem, colocação de um freio decente (Toyota Bandeirantes) e mão-de-obra especializada (Marcelo Buchili) - valor R$ 3.700,00
- Consequente troca do servo e hidrovácuo (novos) : R$ 650,00
- NP-205 nova: R$ 5.000,00 (usada 3,5k e sabe-se lá quanto aborrecimento),
- Cambio ZF 5s-420 (o mesmo da F-250): R$ 3.500,00 (comprado e já colocado na camper há aproximadamente 1 ano), mais R$ 1.000,00 de troca do eixo piloto,
- Troca da relação traseira (dana 46) com todos os rolamentos Tinkem e relação também original Dana: R$ 3.000,00,
- Revisão preventiva e oportuna no freio traseiro, com troca dos burrinhos e das lonas: R$ 400,00.

Como podem perceber a brincadeira já está bastante cara e ainda não está pronta (falta colocar a transferência no lugar, o que exigirá alterações no cabo e acionamento do freio de estacionamento, confecção dos dois cardâs e alterações no escapamento - que será feito feito em inox), mas poderia ter sido feita de maneira bem menos onerosa, por exemplo usando o 240V de facílimo manuseio ou mantendo o poderoso freio original.

Se é carro ou não, depende de quem faz e para que. Uma camper que será utilizada em finais de semana ou rodando 1000 km por mês realmente não justifica tal gasto, mas se vc pretende casar com o carro e o usa (bastante) no dia-dia garanto que a satisfação paga cada centavo.

Além disso, trocar uma camper com S-4, cambio macio, freio decente e reduzida, fica bastante difícil sem partir para importados (que particularmente não me interessam - preciso de um veículo de manutenção fácil).

Resaltando que tudo começou há mais de um ano, com a troca do cambio (CL2205) que sofreu falência múltipla após quase 200.000 Km e que a camper ficou parada pouquíssiomos dias desde então (é meu veículo de uso diário).

Abraços,

Eduardo Valaretto.